O SEGREDO DE FÁTIMA–A Segunda Parte

O Segredo em três Partes:

A Segunda Parte

Contexto Em 13 de Julho de 1917, tendo acabado de mostrar aos três pastorinhos, em Fátima, o destino dos condenados (na primeira parte do Segredo de Fátima), Nossa Senhora confiou-lhes em seguida a segunda parte do Segredo. Esta segunda parte trata, em primeiro lugar, dos pedidos do Céu para a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e as Comunhões de Reparação dos Cinco Primeiros Sábados, além das consequências de não atender a estes pedidos, A segunda parte do Segredo, registada nas Memórias da Irmã Lúcia, é a seguinte:

Texto da Segunda Parte do Segredo

Para as salvar [as almas dos pobres pecadores que vão a caminho do inferno], Deus quer estabelecer do mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reino de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.

Para o impedir, virei pedir a Consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martitizados; o Santo Padre terá muito que sofrer; várias nações serão aniquiladas.

Conclusão de todo o Segredo de Fátima

Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrarMe-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz.

Comentário

O Segredo é uma parte muito importante da Mensagem de Fátima, e por essa razão precisa de ser objecto de uma reflexão cuidada. Frère Michel de la Sainte Trinité, autor de um trabalho magistral em três volumes sobre Fátima, The Whole Truth About Fatima, fez o seguinte comentário sobre a segunda parte do Segredo de Fátima:

Análise importante da estrutura do Segundo Segredo

À primeira vista, a estrutura da segunda parte do Segredo é confusa. Mas na realidade, se analisarmos com atenção o texto, descobrimos que está perfeitamente 1 construído em duas partes estritamente paralelas, em que catorze termos correspondem uns aos outros, seguindo um plano claro e lógico. Apresentamos aqui essa correspondência rigorosa na forma de uma sinopse.

I. Evoca-se a intenção salvífica de Deus

A. Descrição do inferno:  "Para as salvar,"                                     

A. Descrição dos castigos: "Para a impedir [a punição],"

II. Nossa Senhora apresenta os Seus pedidos

B. "Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração." B. "Virei pedir a Consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados."

III. Primeira possibilidade: Se obedecerem

C. "Se fizerem o que Eu vos disser,"

C. "Se atenderem a Meus pedidos,"

IV. Nossa Senhora apresenta uma dupla promessa

D. "salvar-se-ão muitas almas"

D. "a Rússia se converterá"

E. "e terão paz. A guerra vai acabar;"

E. "e terão paz."

V. Segunda Possibilidade: Se se recusarem a obedecer

F. "Mas se não deixarem de ofender a Deus,"

F. "se não," ("se não atenderem a Meus pedidos")

VI. A ameaça de terríveis castigos

G. "no reinado de Pio X começará outra [guerra] pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre."

G. "[a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. will Os bons serão martirizados; o Santo Padre terá muito que sofrer; várias nações serão aniquiladas."

A chave do Drama

Ocorre-nos uma pergunta: porquê esta construção do Segredo em duas partes? Que significado poderá ter?

Antes de mais, parece que este texto, onde por duas vezes as promessas mais atraentes alternam com os castigos mais terríveis, é muito mais eloquente, mais convincente, mais persuasivo do que uma simples exposição seria, indicando simplesmente os acontecimentos por ordem cronológica.

Mas há ainda outra coisa. Estra duplicação, este efeito de “ressalto” da profecia, em que se repetem os mesmos temas correspondendo com precisão aos outros, tende visivelmente a sublinha a importância capital e decisiva da frase que está no centro da exposição. Esta torna-se a frase-chave.

Exprimindo os pedidos do Céu tão precisamente quanto possível, Nossa Senhora apresenta a condição ímpar da salvação, o único remédio para todos os terríveis males mencionados no texto, e que são apontados ainda mais vigorosamente: "Para o impedir [os castigos], virei pedir a Consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados."

Este é o centro do drama. A estrutura do texto indica-o da forma mais marcante. Esta é a chave da profecia, porque tudo depende deste pedido duplo: tudo o que o precede e tudo o que vem a seguir. Colocado no centro da apresentação das promessas e castigos, destaca-se claramente como a condição ímpar da sua realização. Para o artigo completo de Frère Michel que inclui esta análise, veja-se "At This Time of World Crisis: Fatima Is Our Only Hope" (Neste tempo de crise mundial: Fátima é a nossa única esperança), no Nº 34 de The Fatima Crusader.

Notas:

1. Da Quarta Memória da Irmã Lúcia, traduzido para inglês em Fatima in Lucia’s Own Words, (Postulation Centre, Fátima, Portugal, 1976) p. 162. Ver também as Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, (Porto, Portugal, 1973, editado pelo Padre Antonio Maria Martins) pp. 340- 341; no texto manuscrito da Irmã Lúcia não há reticências a seguir ao "etc.". Vedr também Frère Michel de la Sainte Trinité, The Whole Truth About Fatima – Volume I: Science and the Facts, (Immaculate Heart Publications, Buffalo, Nova York, E.U.A., 1989) p. 182.

Fonte: A Associação de Fátima

Comentários

Postagens mais visitadas