O CONTROLE DA LÍNGUA E O DOMÍNIO DE SI MESMO

Tudo que Deus faz merece fé e tem um objetivo: ser graça para a vida do homem.

A língua foi criada por Deus para ser capaz de louvá-lo e glorificá-lo. Membro tão pequeno, mas que é capaz de destruir o homem e até uma nação. Quando mal usada pode ser maldição, entretanto é capaz também de ser bênção quando usada em para o bem do próximo.

O primeiro objetivo da nossa língua precisa ser a bênção para nós mesmos e nossos irmãos. Então nos perguntamos: será que da nossa boca não é capaz de sair louvor?

O louvor precisa ser a primeira palavra a sair de nossos lábios.

Porque temos mais motivos para bendizer e louvar o Senhor do que reclamar, murmurar e até atrair maldição sobre nossa vida “da mesma boca provêm bênção e maldição. Ora, tal não deve acontecer meus irmãos” (Cf. Tg 3, 10).

Paremos e observemos o que tem saído da nossa boca durante o dia. Será que temos a capacidade de enfrentar as situações e os problemas do dia sem reclamação ou murmuração? O louvor deve ser constante em nossa vida e lábios. Não queiramos atrair a discórdia e a maldição pelos nossos lábios.

A língua é um instrumento fundamental para a evangelização e propagação do Reino de Deus, por isso, não a usemos  como instrumento do demônio e maldição para vida do próximo. “Assim também a língua, embora seja um pequeno membro do corpo, mas pode gloriar-se de grandes feitos (…) ora, a língua é um fogo” (Cf. Tg 3, 5-6).

Somos chamados a ser louvor e instrumentos de salvação para a vida dos nossos irmãos, e não destruí-los com a nossa língua. Muitos pecados nossos estão ligados a língua, pois ela também foi ferida pelo pecado. Muitos através da fofoca, piadas, conversas frívolas, murmuração, julgamento, falando mal dos outros, têm sido instrumento do mal na vida dos irmãos.

Não sejamos pedras de tropeço na vida dos nossos irmãos. Não nos percamos por causa de um membro, não nos permitamos que tal controle nossa vida. Comecemos a falar bem uns dos outros, deixemos o pecado de lado! O domínio da língua revela um domínio total de si mesmo.

“… aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios de proferir mentiras; afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e siga-a; porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua prece…” (Sl 34, 13-17).

Fonte: Escola de Formação Shalom

Comentários

Postagens mais visitadas