AS ARMAS DO CÉU

Os Cinco Primeiros Sábadosweapons1.jpg - 8.4 K

Na noite de quinta-feira, 10 de Dezembro de 1925, depois de jantar, a Irmã Lúcia dos Santos (então uma postulante na casa doroteana em Pontevedra, Espanha) recebeu uma visita do Menino Jesus e da Virgem Maria na cela do seu convento. Mostrando à jovem freira um coração rodeado de espinhos, Nossa Senhora disse-lhe:

 

 

“Olha, Minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, empenha-te em Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

Encarregada com esta missão pelo Rei e a Rainha do Céu, a freira de 18 anos começou imediatamente o trabalho de fazer conhecer os seus pedidos por esta devoção. Informou logo a sua imãe superior e também ao seu padre confessor, o Padre Lino Garcia. Foi ele, de fato, que a mandou escrever imediatamente tudo o que diz respeito à revelação. Mais tarde, escreveria ainda mais a fundo ao Bispo Pereira Lopes e a muitos outros, trabalhando para estabelecer nos corações dos que a rodeavam a urgência de promover este presente novo de graças e maravilhoso.

Escrevendo à sua mãe dois anos após a visita de Nosso Senhor e Nossa Senhora, a Irmã Lúcia rogou-lhe que adotasse esta devoção nova que “Eu sei é do agrado de Deus, e que foi a nossa querida Mãe do Céu Quem a pediu.” Em outra carta escrita depois de que foram tomados os primeiros passos para conseguir a aprovação oficial da Igreja para a devoção, ela deu enfase à sua importância crítica em salvar almas: "Não se pode imaginar a alegria que sinto ao pensar no consolo... que os Corações Sagrados de Jesus e de Maria vão receber e do número enorme de almas que vão ser salvas através desta devoção afável."

Através dos esforços incansáveis da Irmã Lucia e do outros, esta enorme mas simples devoção tem-se espalhado pelo mundo nas últimas sete décadas, unindo milhões em um ato de reparação universal e contínuo que procura consolar os Corações de Jesus e Maria e salvar almas em todos lados. A própria Irmã Lúcia escreveu que "a maior alegria" que sente, "é ver que o Coração Imaculado de Nossa Mãe tão carinhosa é louvado e consolado por meio desta devoção."

 

Uma Breve Explicação Dos Cinco Primeiros Sábados

Devemos ou não atender ao pedido do coração ferido de nossa senhora?

No dia 10 de dezembro de 1925, nossa caríssima Mã e Maria, quando apareceu a Lúcia, a única sobrevivente d’aqueles que viram Nossa Senhora em Fátima, disse estas palavras cheias de angústia:

Olha, Minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos em todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, empenha-te em Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses no primeiro sábado:

  1. Fizerem a sua comfissão, recebendo a Sagrada Comunhã o;
  2. Rezarem um Terço,
  3. Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário,
  4. Com o fim de Me desagravar,

Eu prometo assistir-lhes na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

 

Nota:

A confissão se pode fazer durante os oito dias antes ou depois da Comunhão. O Terço (cinco dezenas) se pode rezar em qualquer hora do dia, e a meditação se pode fazer também em qualquer momento conveniente do dia. Pode-se meditar sobre todos os misterios juntos, ou um só mistério em particular.

POR QUÊ CINCO?

Quando a Irmã Lúcia, em oração, pergunta a Nosso Senhor o porque dos Cinco Sábados, Ele respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são 5 as espécies de ofensas e blasfémias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:

  1. As blasfémias contra a Imaculada Conceição.
  2. Contra a Sua Virgindade;
  3. Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mã e dos homens;
  4. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mã e.
  5. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.

Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir esta pequena reparaçã o; e em atenção a ela, mover a Minha misericórdia ao perdão ...”

Não há suficientes devoções? Contudo, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, é uma das quais foi dito nas aparições de Fátima, que Deus deseja que esta devoção seja estabelecida e que deve significar o princípio de um culto maior ao mesmo Coraçã o; e que este culto deve significar: o pôr o Coração da Mã e ao lado do Coração de Seu Filho.

Não parece que palavras tão significantes e cheias de sentido tenham sido ditas sobre outra devoção!

 

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Imaculado Coração de Maria, que junto com o Coração de Jesus, Vosso Filho, padeceu tanto pela salvação do mundo, Vós mostrastes Vosso ardente desejo que devemos consagrar-nos ao Vosso Coração e praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados. Eu por isto, desejo fazer o que desejais: Consegui para mim a graça de viver de uma maneira, que testemunhe que sou verdadeiramente consagrado. Desejo fazer esta reparação pelos pecados que feremVosso Coração maternal. Recebei isto, caríssima Mã e, e bendizei-me.


+ R. ARULAPPA
Arcebispo Emérito de Madras-Mylapore, India

O Centro de Fátima
Em Portugal: Apartado 4066, 3030-901 Coimbra
No Canadá: 452 Kraft Rd., Fort Erie, ON L2A 4M7
Nos Estados Unidos: P.O. Box 142, Kenmore, NY 14217
Telefone: 1-716-853-1822
WWW: www.fatima.org
E-mail: info@fatima.org
LF 079

A Irmã Lúcia Explica A Devoção dos Cinco Primeiros Sábados

A 1 de Novembro de 1927, a Irmã Lúcia escreveu a sua madrinha, Dona Maria de Miranda:

"Não sei se já conhece a devoção reparatória dos Cinco Primeiros Sábados ao Coração Imaculado de Maria. Como ainda é recente, gostaria de a inspirar a que a practicasse, porque está pedida pela nossa querida Mã e do Céu e Jesus manifestou o desejo de que fôsse practicada. Também, acho que seria afortunada, querida madrinha, não só de a saber e de dar a Jesus o consolo de a practicar, mas também de a tornar conhecida e seguida por muitos outros.

Consiste de isto: durante cinco meses, no primeiro sábado, receber a Jesus em Comunhão, recitar um Rosário, fazer companhia a Nossa Senhora durante quinze minutos meditando nos mistérios do Rosário, e fazer uma confissão. Esta confissão pode ser feita com uns dias de antecedência, e se em esta confissão prévia esquecer a intenção (requerida) pode ser oferecida na confissão siguinte pela intenção, desde que no primeiro sábado recebem a Santa Comunhão em estado de graça, com a intenção de reparação por ofensas contra a Santíssima Virgem e que afligem o Seu Coração Imaculado.

Querida madrinha, acho que somos afortunadas de poder dar a Nossa Querida Mã e do Céu esta prova de amor, pois sabemos que Ela deseja que lhe seja oferecida. Por mim, confesso que nunca estou tão contente como quando chega o primeiro sábado. Não é verdade que a nossa maior felicidade é pertencer completamente a Jesus e a Maria e amá-los a Eles e a Eles só, sem reserva? Vemos isto tão evidentemente nas vidas dos santos… eles foram felizes porque amavam, e nós, querida madrinha, devemos procurar amar como eles, não só para desfrutar de Jesus, que é de menos importância -- porque se não desfrutamos de Ele cá em baixo, desfrutaremos de Ele lá em cima -- mas para dar a Jesus e a Maria o consolo de ser amados... e que em troca de esse amor eles possam salvar muitas almas."

Fonte: A Associãção de Fátima

Comentários

Postagens mais visitadas