MENU

AVE MARIA

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém

Menu Deslizante

Páginas

OLÁ!

http://img1.picmix.com/output/pic/original/1/8/8/9/3899881_962d3.gif


sábado, 26 de setembro de 2015

“QUATRO INDIVIDUOS E QUATRO SONHOS” :o histórico discurso de Francisco no Congresso dos EUA se estruturou no exemplo de “quatro filhos da América”

Abraham Lincoln, Martin Luther King, Dorothy Day e Thomas Merton: seus “sonhos e lutas” podem continuar inspirando hoje o povo norte-americano

4 filhos da América

Um discurso inspirador, concreto e efusivamente aplaudido pelos deputados e senadores no congresso dos Estados Unidos foi inscrito na história pelo papa Francisco, que o estruturou com base no exemplo de “sonho e luta” de “quatro filhos da América”, ainda capazes de orientar, hoje, a trajetória do povo norte-americano.

Abraham Lincoln: o sonho e a luta por um novo nascimento da liberdade

Sua apaixonada defesa da liberdade é um alerta atual em meio à “inquietante situação social e política do mundo hoje”, que continua sendo palco de “conflitos violentos, ódios e atrocidades brutais, cometidos inclusive em nome de Deus e da religião (…) Sabemos que nenhuma religião é imune às formas de engano individual e de extremismo ideológico (…) Precisamos de um delicado equilíbrio para combater a violência cometida em nome de uma religião, de uma ideologia ou de um sistema econômico, protegendo, ao mesmo tempo, a liberdade religiosa, a liberdade intelectual e as liberdades individuais”.

É preciso evitar, para isto, “o reducionismo simplista que enxerga apenas bem ou mal, justos e pecadores”. O resultado da polarização do mundo, da sociedade e das pessoas é a divisão: “Na tentativa de nos libertar do inimigo externo, podemos alimentar o inimigo interno (…) Imitar o ódio e a violência dos tiranos e dos assassinos é a melhor maneira de acabar sendo como eles”.

Como agir, então? Cooperação: este é “um recurso poderoso na batalha para eliminar as novas formas globais de escravidão”, causadas por “graves injustiças” que só podem ser vencidas com uma política “a serviço da pessoa humana” e não “da economia e das finanças”. “Toda atividade política deve servir e promover o bem da pessoa humana e se basear no respeito pela dignidade de cada um”. “O trabalho legislativo é sempre baseado no cuidado das pessoas”.

Martin Luther King: o sonho e a luta pelos direitos civis e políticos plenos para todos

Em 1965, Martin Luther King liderou a marcha de 25 mil manifestantes que pediam plenos direitos civis e políticos para os norte-americanos negros. “Aquele sonho continua nos inspirando”, disse o papa.

“Nós, os povos deste continente, não temos medo dos estrangeiros, porque muitos de nós fomos estrangeiros”. Francisco lembrou que os direitos “daqueles que estavam aqui muito antes de nós” foram pisoteados e avisou que o erro não pode se repetir: as novas gerações não podem “virar as costas para o seu próximo e para tudo o que nos rodeia”.

A “crise de refugiados de proporções inéditas desde a Segunda Guerra Mundial nos apresenta grandes desafios e muitas decisões difíceis”: o fluxo imenso de pessoas em busca de melhores condições de vida não deve nos assustar; temos que “vê-las como pessoas, olhando para o seu rosto, ouvindo as suas histórias” e respondendo de “modo justo, humano e fraterno”.

O papa defendeu então o fim da pena de morte. “Estou convencido de que este é o melhor caminho, porque toda vida é sagrada, toda pessoa humana tem uma dignidade inalienável e a sociedade só tem a se beneficiar com a reabilitação dos condenados”.

Dorothy Day: o sonho e a luta pela justiça e pela causa dos oprimidos

Ela fundou o Movimento Operário Católico e lutou pela inclusão social e econômica dos mais vulneráveis, inspirando o papa Francisco a mencioná-la como exemplo para se fazer mais e para não se perder, no meio da crise econômica, “o espírito de solidariedade global”.

A criação e distribuição da riqueza são cruciais para isto, assim como “o uso correto dos recursos naturais, a aplicação adequada da tecnologia e a capacidade de orientar o espírito empreendedor”. Igualmente, é preciso combater “os efeitos mais graves da degradação ambiental provocada pela atividade humana”.

Thomas Merton: o sonho e a luta pela paz entre os povos e religiões

Este monge cisterciense foi “uma fonte de inspiração espiritual e um guia para muitas pessoas” em sua promoção do diálogo. Partido do seu exemplo, Francisco elogiou “os esforços dos últimos meses para superar as diferenças históricas ligadas a dolorosos episódios do passado”.

Em menção ao embargo contra Cuba, o papa declarou que, “quando nações em desacordo retomam o caminho do diálogo, novas oportunidades se abrem para todos (…) O bom líder político é aquele que, pelo bem de todos, capta o momento com espírito de abertura e senso prático”.

O diálogo e a causa da paz também exigem “reduzir e, no longo prazo, acabar com os muitos conflitos armados em todo o mundo”. Com total clareza e indo direto ao ponto, Francisco indagou: “Por que são vendidas armas mortais para quem planeja causar sofrimentos incalculáveis a indivíduos e sociedades?”. E ele mesmo deu a corajosa resposta: “A resposta, como todos nós sabemos, é simplesmente o dinheiro. Um dinheiro encharcado de sangue, muitas vezes sangue inocente. Diante deste silêncio vergonhoso e culpável, temos o dever de encarar este problema e dar fim ao comércio de armas”.

Palavras finais

A chave de ouro do discurso do papa Francisco no Congresso dos EUA foi a família, “essencial na construção deste país e merecedora do nosso apoio e incentivo! Mas eu não posso esconder a minha preocupação com a família, ameaçada hoje, talvez mais do que nunca antes, de dentro e de fora. Relações fundamentais estão sendo questionadas, assim como a própria base do matrimônio e da família. Eu só posso voltar a propor a importância e, principalmente, a riqueza e a beleza da vida familiar”.

Que esses “quatro indivíduos e quatro sonhos” continuem encorajando os Estados Unidos, exortou Francisco, para que “o maior número possível de jovens possa herdar e habitar uma terra que inspirou tantas pessoas a sonharem. Deus abençoe a América!”.

Fonte: Aleteia

DESEJO À VOCÊ!

Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém ...