NOVENA DE SANTA TERESINHA

FESTA DE SANTA TERESINHA -  2015

1º Dia da Novena em honra a Santa Teresinha

Irmãos e irmãs, amigos e amigas. Com muita alegria, iniciamos o nosso 1º dia de novena em louvor a Santa Teresinha do Menino Jesus, neste ano, com o tema central: "O BOM DEUS DEU-ME UM PAI E UMA MÃE MAIS DIGNOS DO CÉU QUE DA TERRA!"

Escolhemos esse tema central, porque os pais de Santa Teresinha, Luís Martin e Zélia Guérin, que foram beatificados em 19 de outubro de 2008, pelo então Papa Bento XVI, vão ser canonizados, neste ano, pelo Papa Francisco, no Sínodo para a Família, a ser realizado em outubro, no Vaticano, ou seja, logo depois de nossa festa. Faremos uma caminhada de nove dias. Seremos acompanhados pelas lições, pensamentos, meditações dessa querida santinha que conquistou o mundo com sua simplicidade. Hoje refletiremos sobre a família. Teresinha admirava e amava sua família e agradecia a Deus por esse dom. Ela ficava atônita diante de Deus pelo fato de possuir uma família tão bonita, tão cristã e tão unida, especialmente por causa dos seus pais, que ela considerava mais dignos do céu do que da terra. Na verdade, os pais de Santa Teresinha foram modelos de pais, os quais se preocuparam com a educação dos seus nove filhos. Luís Martin, homem bom, de espírito aventureiro, gostava de viajar. Na sua juventude, tinha sonhado em ser monge, mas o desconhecimento do latim o fez desistir da ideia. A mãe, Zélia Guérin, artista no bordado de lenços, também tinha pensado em ser vicentina, mas a superiora achou que não possuía vocação. A evangelização de Santa Teresinha começou no colo da mãe e, depois, passou para o ombro do pai. Luís Martin e Zélia Guérin casaram-se aos 13 de julho de 1858. Tiveram os seguintes filhos: Maria Luísa, Maria Paulina, Maria Leônia, Maria Helena, Maria José Luís, Maria José João Batista, Maria Celina, Maria Melânia Teresa e Maria Francisca Teresa, Santa Teresinha. Pouco antes da doença, Luís escreveu às filhas carmelitas: "DEVO DIZER-VOS, MINHAS QUERIDAS FILHAS, QUE SOU OBRIGADO A AGRADECER E FAZER-VOS AGRADECER AO BOM DEUS, PORQUE EU SINTO QUE NOSSA FAMÍLIA, APESAR DE TÃO HUMILDE, TEM A HONRA DE SER PRIVILEGIADA POR NOSSO ADORÁVEL CRIADOR". Que a família Martin e a família de Nazaré sejam exemplos para todos nós e para as nossas famílias.

ENTRADA DA RELÍQUIA 

Celebrando 119 anos da morte de Santa Teresinha, temos a alegria de poder expor aqui, para veneração de nossa Comunidade e dos devotos, a Relíquia de Santa Teresinha, trazida para esta Paróquia, entre os anos de 1926 a 1930, por Dom Antônio Lustosa, então, Bispo de Uberaba. Na fragilidade humana, Deus mostra a sua força. Na pequenez de suas criaturas, Ele revela sua grandeza. Neste fragmento de ossos é que fazemos a experiência da ação santificadora de Deus, com muito respeito e veneração. 

LITURGIA DA PALAVRA 

A comunidade reunida é templo vivo no qual se celebra o memorial da Páscoa de Jesus e se forma família com Ele, pela escuta e prática da sua palavra.

Leitura: (Esdras 6,7-8.12.14-20)Salmo 12Evangelho (Lc 8, 19-21)

 REFLETINDO COM SANTA TERESINHA 

O papa Bento XVI já mencionou, em vários textos, a importância da família para a construção da sociedade. O Documento de Aparecida nos ensina que a "família é a primeira escola da Fé, o lugar e escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente". Na Evangelli Gaudium, o papa Francisco retoma sua reflexão começando pela família que é a célula básica da sociedade.

Santa Teresinha, sua santidade foi quase que uma herança que ela ganhou de seus pais durante o convívio familiar. Santa Teresinha chegou ao Céu por incentivo de seus pais, que a educaram para Deus! ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM!! ABENÇOA, SENHOR, A MINHA TAMBÉM!

É na família que recebemos os primeiros valores que nortearão a vida. É lá que são recebidas as primeiras lições de fé, o amor fraterno, o respeito, a convivência com o diferente, os valores familiares. O mundo moderno cria muitos mecanismos que favorecem o individualismo e a desagregação da família cristã, mas cabe a nós criar meios e modos que ajudem a congregar não só a família, mas a própria comunidade. Santa Teresinha rezava muito pelas famílias, ensinando-nos, assim, esse dever cristão tão necessário nos dias de hoje. SENHOR, AJUDA-NOS A SER CADA DIA MELHORES COM A NOSSA FAMÍLIA!!

Santa Teresinha teve a felicidade de nascer e crescer no seio de uma família autenticamente cristã, que não perdia a missa diariamente e que se reunia sempre para as festas familiares cheias de amor e alegria. Embora sendo humana, simples e sincera, Teresinha sonhava mesmo era em entregar-se a Jesus para fazer parte da verdadeira família, a família de Deus. SENHOR, FAÇA COM QUE MINHA FAMÍLIA SE TORNE A FAMÍLIA DE NAZARÉ!!

ORAÇÃO 

Invoquemos ao Senhor Jesus, que, habitando entre nós, quis sentir as necessidades da família humana e santificá-la com as suas bênçãos. Supliquemos a Ele humildemente dizendo: SENHOR, ATENDEI AS NOSSAS PRECES!!

Pela Igreja, para que cresça sempre como "grande família" dos filhos de Deus e ajude as nossas famílias cristãs a crescer como "pequenas Igrejas domésticas", rezemos.

Pelos governantes, para que promovam verdadeiras políticas de apoio às famílias, que precisam de moradia, de trabalho, de educação e de saúde, rezemos.

Pelos movimentos, associações e grupos da Pastoral Familiar, para que despertem, nas famílias cristãs, a consciência de serem hoje protagonistas na obra de evangelização, rezemos.

Fortalecei, Senhor, a união do homem e da mulher, que querem viver a comunhão, o sacramento do matrimônio, como expressão da comunidade divina, rezemos.

Olhai, Senhor, com misericórdia para as famílias que se desintegram, por todas que vivem excluídas da sociedade e por aquelas que sofrem a violência e a opressão da realidade social, rezemos.

♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL 

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém 

 ORAÇÃO DA NOVENA 

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardentemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém 

Comentários

Postagens mais visitadas