FESTA DE SANTA TERESINHA - 2015 – 3º Dia da Novena

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com o tema geral da Festa de Santa Teresinha deste ano: "O BOM DEUS DEU-ME UM PAI E UMA MÃE MAIS DIGNOS DO CÉU QUE DA TERRA!", neste 3º dia de novena, estaremos refletindo sobre a VOCAÇÃO. Podemos definir a vocação de Santa Teresinha como amor, doação, missão e entusiasmo apostólico. Doava-se sem reservas e continuaria no céu a fazer cair uma chuva de bênçãos e graças sobre todos os que a ela recorressem. É uma vocação feita de entrega, de simplicidade, de humildade. Abandona-se nos braços do Pai. Por isso, a "pequena via" que ela nos apresenta deixa-nos desconcertados e felizes, porque agora sabemos que nada poderá impedir-nos de ser santos. A "pequena via" vem a ser uma imensa passarela! Ao debruçarmo-nos sobre a história da vida de Santa Teresinha, percebemos o canto de uma alma que paulatinamente vai ficando cada vez mais afinada com a Vida de Deus. No seu entusiasmo, Santa Teresinha diz que as vocações de carmelita, mãe e esposa de Jesus deveriam lhe bastar, mas não era. Impulsionada pelo amor, ela queria ter e viver todas as vocações , inclusive as de mártir, apóstolo e padre. "Sim, achei meu lugar na Igreja, e esse lugar, meu Deus, fostes vós que o destes para mim... no Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor... serei tudo, portanto, dessa forma, meu sonho será realizado!" Assim, Teresa apresentou a força de sua vocação. Sentia-se pobre, pequena, mas ousada e corajosa. A fraqueza não provocou medo no coração da missionária Teresinha do Menino Jesus, ela sabia que, nas asas do amor, não corria, mas voava.

ENTRADA DA RELÍQUIA
A Santa nos diz que só o amor de Jesus pode nos ajudar a superar todas as dificuldades da nossa vocação. No Carmelo, Teresinha viveu nove anos, cinco meses, vinte e um dias. Viveu profundamente sua vocação carmelitana. Foi exemplar em tudo e ainda diz que descobriu sua verdadeira vocação: "Minha vocação é o amor!"

LITURGIA DA PALAVRA
A escuta atenta da palavra de Deus clareia as escolhas que a comunidade tem de fazer e a leva a reconhecer Jesus, o enviado do Pai.

Leitura (Ageu 1,1-8)
Salmo (149)
Evangelho (Lc 9, 7-9)

REFLETINDO COM SANTA TERESINHA

É verdade que as decisões de suas irmãs mais velhas, Paulina e Maria, devem ter influenciado na escolha vocacional de Teresinha, mas ela atesta claramente em sua autobiografia que, só queria ser carmelita por Deus. SOMOS CRIATURAS QUE NECESSITAMOS DO AMOR DE DEUS.

O Carmelo de Lisieux é hoje muito visitado e logo que a pessoa o vê, sente-se profundamente comovida, mais ainda quando entra na pequena Igreja do Carmelo. Os seus olhos logo buscam a urna onde estão os restos mortais de Santa Teresinha e aí, entra em profunda oração. Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face escreveu de próprio punho em sua cela: "Jesus é o meu único amor." E essas palavras orientam toda sua vida. QUE SANTA TERESINHA NOS AJUDE VERDADEIRAMENTE A ENCONTRAR NOSSA VOCAÇÃO.

Entrando no Carmelo, Teresa iniciou a vida de postulante. O Postulantado é um período que antecede o Noviciado. A oração se alterna com o trabalho manual e com duas horas de recreio, em que as irmãs podem conversar e alegrar-se por tudo o que o Senhor faz na vida de cada uma. O silêncio carmelitano é constante. É uma atitude de vida estar à escuta do Senhor que fala ao coração dos que se abrem plenamente ao seu amor. CREMOS QUE O AMOR SE MANIFESTA NAS PEQUENAS ATITUDES DO DIA A DIA.

PRECES DE AMOR
Irmãos e irmãs, cremos na bondade de Deus que em Jesus nos quer como filhos e filhas, não por nossos méritos, mas unicamente por amor. Por isso, louvemos o amor do Pai que eleva o coração dos que são humildes.

A nossa súplica será: NO VOSSO IMENSO AMOR, ATENDEI-NOS, SENHOR.

Louvemos ao Pai do céu, para que fortaleça cada vez mais a Igreja diante dos desafios presente, rezemos.

Louvemos ao Pai do céu, por nossa comunidade reunida em novena, para que possa ser guiada pelo exemplo de humildade de Santa Teresinha, rezemos.

Louvemos ao Pai do céu, pela vida dos nossos párocos que são fiéis colaboradores de um Deus justo, misericordioso e verdadeiro, que nunca deixa de ser Pai, amigo e companheiro, rezemos.

Louvemos ao Pai do céu, para que todos nós, movidos pela vossa misericórdia e tendo Santa Teresinha como modelo, abandonemos nossa vida de egoísmo e arrogância, tornando-nos mais humildes e serviçais, rezemos.


♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém

ORAÇÃO DA NOVENA
Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém

Comentários

Postagens mais visitadas