FESTA DE SANTA TERESINHA - 2015 - 2º Dia da Novena

2º Dia da Novena em honra de Santa Teresinha

Irmãos e irmãs, hoje vamos conhecer a cidade onde viveu e morreu Santa Teresinha, mas Santa Teresinha nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873, sendo batizada dois dias depois na igreja de Notre Dame com o nome de Maria Francisca Teresa. Alençon fica a 95 km de Lisieux. Na casa natal de Santa Teresinha, vê-se o quarto onde nasceu a Santa e onde morreu sua mãe. Nos fundos da casa, existem uma estátua de Santa Teresinha, uma alameda de árvores, onde a Santa brincava com suas irmãs e amigas, quando era pequena. Lisieux é uma simpática cidade e a Meca dos devotos de Santa Teresinha.

Fica 195 km de Paris, possui várias indústrias de alimentos, de máquinas e de móveis. Foi duramente bombardeada durante a 2ª guerra mundial, em junho de 1944, mas foi também uma comovente prova da proteção de Santa Teresinha sobre sua querida cidade. Durante alguns dias, as bombas caíram sem piedade sobre Lisieux, mas, por verdadeiro milagre, escaparam o Carmelo, os Buissonnets (a casa da Família Martin) e a Basílica de Santa Teresinha. Quem vê, ainda hoje, as fotos de Lisieux após os bombardeios, não pode deixar de acreditar em um verdadeiro milagre de Santa Teresinha, que a 3 de junho de 1944, pelo Papa Pio XII, a declarou patrona da França. Visitantes do mundo inteiro vão a Lisieux, para conhecer os lugares onde jovem santa passou sua curta vida, como a catedral gótica, o Carmelo, a casa de sua infância e a Basílica da cidade. Construída em sua homenagem, a Basílica abriga uma capela dedicada ao Brasil, testemunho da fé do povo brasileiro em Santa Teresinha e também de seu apoio na construção do prédio. A Basílica de Lisieux é uma das maiores igrejas do século XX. A sua construção começou em 1929 e a sua consagração se deu em 1954, quase trinta anos mais tarde. Os seus muros e os da cripta estão cobertos de mosaicos que invocam a mensagem de Santa Teresinha, baseada no amor infinito de Deus. Lisieux se tornou verdadeiramente conhecida no mundo inteiro, porque nela viveu e morreu Santa Teresinha. Após a morte de Zélia Guérin, o Sr. Martin foi aconselhado a ir morar em Lisieux com suas filhas, chegando a essa cidade a 15 de novembro de 1877. A Santa viveu em Lisieux até à morte, aos 30 de setembro de 1897. O peregrino que visita, hoje, Lisieux, sobretudo se não tem pressa e é realmente seguidor do “Pequeno Caminho”, não só encontra um manancial enorme de alimento espiritual, mas se sente feliz por viver na terra sagrada onde viveu a maior santa dos tempos modernos.Que este 2º dia de nossa novena, ela nos motive a confiar em Deus, reconhecer sua grandeza, sua bondade, seu amor...

ENTRADA DA RELÍQUIA

Quando Teresinha nos fala sobre pátria, não se refere à França, embora a ame profundamente, mas a outra pátria, a definitiva. Diz-nos Santa Teresinha: “Nossos sentimentos não estão de modo algum nesta terra de exílio, nosso coração está lá onde está nosso tesouro, e nosso tesouro está lá em cima na pátria, onde Jesus nos prepara um lugar perto Dele”.

LITURGIA DA PALAVRA

Bendito seja Deus, que nos concede graça, vida e abrigo em meio às dificuldades e nos envia a proclamar e a realizar as maravilhas do seu reino.

Leitura: (Esdras 9, 5-9 )Salmo (Tb 13)Evangelho (Lc 9, 1-6)

REFLETINDO COM SANTA TERESINHA

Depois da morte da mãe, a família Martin decidiu transferir-se para Lisieux, por ser uma cidade maior que Alençon, na época com quase 18.000 habitantes. Seu tio Isidoro foi o grande incentivador dessa mudança, pois preocupou-se em procurar uma casa bem grande, silenciosa, com amplos jardins para que Luís pudesse ter um lugar para suas meditações, e as meninas tivessem espaço suficiente para brincar. O pai relutou a deixar a sua querida Alençon, especialmente os amigos, mas pelo bem das filhas estava disposto a tudo. A família estava reunida, e Teresinha era o centro do afeto e das atenções do pai e das irmãs. QUE POSSAMOS APRENDER COM A FAMÍLIA DE SANTA TERESINHA O CAMINHO DA ALEGRIA E DO DIÁLOGO.

Durante esse período, Teresinha viu, pela primeira vez, o mar e, como toda criança, ficou extasiada diante de tanta beleza. Fez a sua primeira confissão. Era o ano de 1881. Teresinha, então, tinha 8 anos e já era tempo de ir para a escola. Aprender a ler e a escrever e continuar os primeiros estudos iniciados com Paulina. Foi estudar no colégio das Beneditinas, quando tinha 8 anos, e aí ficou até os treze anos. Durante o tempo de colégio, fez a Primeira Comunhão, em que recebeu “o beijo de Jesus em sua alma”. Quando voltou para sua querida casa, explodia de alegria e brincou até não poder mais com sua irmã Celina. QUE POSSAMOS APRENDER COM A FAMÍLIA DE SANTA TERESINHA O CAMINHO DA PAZ E DA UNIÃO.

ORAÇÃO

Irmãos e irmãs, confiantes no amor de Jesus que nos sustenta e anima, façamos nossa oração. Que cada prece seja a expressão de nosso coração confiante na presença de Jesus em nossa vida.

A nossa súplica será: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE.

Para que a Igreja, povo de Deus, seja fiel a sua missão libertadora e salvadora, rezemos.

Para que as comunidades cristãs reconheçam suas fraquezas e a necessidade de buscar a misericórdia divina, rezemos.

Para que, neste Ano da Paz, fortaleçamos o compromisso com a paz e a justiça em nossa nação, rezemos.

Por nossos párocos, para que, confiantes a Deus, sejam cumulados com todas as bênçãos e graças e permaneçam fiéis na fé e nos trabalhos pastorais, rezemos.

Para que os falecidos de nossa comunidade e de nossas famílias sejam acolhidos no reino de Deus, rezemos.

♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém

ORAÇÃO DA NOVENA

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém

Comentários

Postagens mais visitadas