FESTA DE SANTA TERESINHA - 2015 - 5º Dia da Novena

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!! Meus irmãos e irmãs!! Muitas pessoas encontram dificuldades para compreender o que Jesus nos fala, e essas dificuldades existem porque verdadeiramente não conhecem Jesus e não comungam as suas propostas e os seus valores. A única contribuição que podemos dar para que essas pessoas possam compreender Jesus é, auxiliados pela graça divina, nos lançarmos num verdadeiro trabalho missionário, juntamente com toda a Igreja, no sentido de possibilitar às pessoas um verdadeiro encontro com o Divino Mestre, a fim de que possam de fato conhecê-lo, compreender a sua Palavra e viver o seu Evangelho. Hoje, Santa Teresinha, a Padroeira das Missões e de todos os missionários, nos convida a pensar em nossa responsabilidade missionária, a celebrar a generosidade de tantos cristãos que assumem a dimensão missionária de seu Batismo e, também, a louvar o Senhor que nos confia uma tarefa tão grandiosa: cooperar na obra da salvação, ajudar as pessoas a conhecê-lo como nosso único Salvador. Um novo sopro missionário invade a Igreja de Cristo. Temos a necessidade de anunciar o Cristo tanto além fronteiras como nas famílias, nas escolas, no mundo da política, nas fábricas, nos grandes centros urbanos, em todos os lugares, torna-se tarefa urgente e necessária. Santa Teresinha possuía um admirável zelo missionário. Em seus escritos, a palavra missão tem um sabor de evangelização heroica, à maneira daqueles e daquelas que deixam sua pátria e partem para terras distantes. Embora jamais tenha deixado o Carmelo de Lisieux, ela foi uma missionária autêntica e ajudou, pela oração e sacrifícios, os missionários. Que muitos homens e mulheres retornem a Deus e ao Evangelho através do exemplo da Padroeira das Missões!!

ENTRADA DA RELÍQUIA

Ela não limitou sua tarefa missionária a seus dias na terra. Tinha certeza de que, do céu, continuaria a evangelizar, a interceder pelas pessoas. Sua missão de ser o amor no coração da Igreja se realizaria, de fato, no céu!! Santa Teresinha nos diz: "O que me atrai para a pátria dos céus é o chamado do Senhor, é a alegria de finalmente amá-lo como tanto desejei, é a ideia de que poderei fazê-lo amar por uma multidão de almas que o bendirão por toda a eternidade".

LITURGIA DA PALAVRA

Somos convidados a remover os muros que impedem as pessoas de se aproximar do Senhor. Superando o medo, poderemos entender e viver as palavras de Jesus.

Leitura (Zacarias 2,5-9.14-15) Salmo (Jr 31) Evangelho (Lucas 9, 43b-45)

REFLETINDO COM SANTA TERESINHA

A Padroeira das Missões quer nos evangelizar percorrendo a Pequena Via da entrega das mãos de Deus. Ela nos diz: "Quero ensinar as pessoas a confiar mais na misericórdia, eis uma missão que está ao alcance de todos os cristãos". SANTA TERESINHA NOS DIZ: "QUERO ENSINAR AOS OUTROS O CAMINHO DA CONFIANÇA E DO ABANDONO".

A missão passa pela Pequena Via. Somos meros instrumentos do amor do Pai. Não devemos anunciar a nós mesmos, mas o surgimento de um mundo novo e a salvação que todos podem alcançar. Todos os meios que usamos no anúncio do Evangelho serão insuficientes se nossa evangelização não se pautar por humildade e simplicidade. QUE DEUS NOS DÊ HUMILDADE PARA REALIZAR PEQUENOS ATOS DE AMOR E SOLIDARIEDADE.

A Pequena Via pode ser vivida por todas as pessoas. Nasceu exatamente do reconhecimento de Teresinha: era pequena, incapaz de obras grandiosas e de subir a dura escada da perfeição. Aprendeu a valorizar os pequenos atos e neles construiu os degraus que a levaram até Deus. QUE DEUS NOS DÊ PACIÊNCIA PARA JOGAR AS SEMENTES COM A ESPERANÇA DE QUE ELAS FRUTIFIQUEM.

A Pequena Via é a síntese do espírito teresiano. É o caminho do amor, da humildade, da obediência à vontade de Deus que nos conduz por vários caminhos. Palmilhamos a Pequena Via quando vivemos uma das súplicas do Pai-nosso: "Seja feita a vossa vontade". ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU!!

PRECES DE AMOR

Rezemos pelas intenções da Igreja, que, em homenagem à Padroeira das Missões, quer aprender a anunciar, de forma atraente e sedutora, a Palavra de Deus. A nossa súplica será: PADROEIRA DAS MISSÕES, ROGAI POR NÓS!!

Senhor, que chamastes Santa Teresinha a uma vida de amor total a vós e à Igreja, fazei que, levados por seu exemplo, sejamos mais atuantes como membros do Corpo de Cristo, peçamos.

Senhor, que nenhum de nós desanime na missão de fazer-vos sempre mais amado e adorado e difundir vossa misericórdia, peçamos.

Senhor, que Teresinha, tão jovem e tão santa, seja um modelo para nossa juventude, peçamos.

Senhor, que saibamos compreender e assumir a missão a nós confiada, peçamos.

Senhor, para que, diante das dificuldades, não nos afastemos da comunidade e nem de vós, peçamos.

Senhor, para que nossos párocos, possam ser cumulados com todas as bênçãos e graças e permaneçam fiéis na fé e nos trabalhos pastorais, peçamos.

♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL Rosa vermelha

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém

ORAÇÃO DA NOVENA Rosa vermelha

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém Rosa vermelha

12003898_777304215713243_6725858057690230548_n

Comentários

Postagens mais visitadas