A MAIOR E MAIS EXCELSA ARMA DO CATÓLICO

O Santo Rosário é certamente uma das práticas de piedade com que mais louvor se presta à Santíssima Virgem, reunindo as principais orações da Igreja.

“O Rosário, a prática de piedade mariana mais universal, suave e completa, compõe-se das principais orações da Igreja.

O Padre Nosso, a oração social por excelência, que nos foi ensinada pelo divino Mestre.

A Ave-Maria, constituída pelas palavras do Anjo quando Lhe anunciou a Encarnação do Verbo em seu casto seio (Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres);

Pelas palavras de Santa Isabel, prima da Virgem, quando esta foi visitá-la em sua casa na montanha (e bendito é o fruto do vosso ventre);

Pelas palavras do Concílio de Éfeso, que proclamou a Maternidade divina (Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós), e por aquelas outras introduzidas mais tarde no Oriente e recebidas pela Igreja (pecadores, agora e na hora de nossa morte).

E o Glória ao Padre, oração tão breve quanto preciosa, comum aos que vivem na Terra e aos felizes moradores do Céu, que adoram a Deus cantando seu poderio e sua bondade, sua glória e sabedoria.

“Ao mesmo tempo que fazem essas orações vocais, pratica-se a oração mental, recordando cada dia os vários Mistérios da Virgem, o que equivale a meditar ou recordar piedosamente a vida, paixão, morte, ressurreição e triunfo de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde Nazaré até o Calvário, desde a Encarnação até a Ascensão aos Céus.

“Depois se oferece à Mãe de Deus um precioso colar de pérolas: as invocações da Ladainha Lauretana [...].

*   *   *

“Desse modo, com a prática do Santo Rosário da Virgem se infundem, dilatam e fortificam as virtudes cristãs necessárias para a salvação e para a felicidade da vida, e se cumpre o inescusável dever da oração.

“O Rosário rezado em família, congregando-a em torno do Crucifixo e da imagem de Maria que veneraram e amaram nossos antepassados, como se fazia nos gloriosos tempos passados e se pratica ainda felizmente nos lares verdadeiramente católicos, oferece, ademais, um grande valor moral e social;

Pois os afetos familiares, neste ato tão íntimo de Religião e de piedade, se dilatam e elevam com as bênçãos do Céu e com esse amor fundo e puro que inspira o santo temor de Deus, que tanto embeleza o lar cristão e espalha nele uma doce e
santa alegria.

“Muito grandes devem ser a suavidade e o consolo que produzem na alma crente a prática do santo Rosário, porque jamais a omitem os verdadeiros devotos da Virgem”.

Excertos da obra do Pe. Dr. Manuel Vidal Rodríguez, La Salve Explicada, Tipografia de “El Eco Franciscano”, Santiago de Compostela, 1923.

Fonte: http://catolicismo.com.br/

Fonte: Associação Devotos de Fátima

Comentários

Postagens mais visitadas