DOM MOACYR JOSÉ WITTI

image

Convidamos a todos para a missa de sétimo dia de Dom Moacyr José Vitti na Catedral Basílica às 12 horas e às 18 horas do dia 02 de julho de 2014.

http://arquidiocesedecuritiba.org.br/

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou em nota a morte do arcebispo de Curitiba Dom Moacyr José Vitti.

nota, assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, destaca a simplicidade de Dom Moacyr e o serviço dedicado pelo religioso em Curitiba e em Piracicaba, onde nasceu e também foi arcebispo.

Leia a nota da CNBB na íntegra:

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba (PR), aos 73 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 26 de junho de 2014, na Casa Episcopal da capital paranaense.

Da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, dom Moacyr foi bispo auxiliar de Curitiba, de 1988 a 2002, e de Piracicaba (SP), sua terra natal, de 2002 a 2004. Neste mesmo ano, o papa São João Paulo II o nomeou arcebispo de Curitiba. Dom Moacyr também atuou como presidente do Regional Sul 2 da CNBB, de 2007 a 2011.

Seu lema episcopal, “Um só coração”, sugere a vivência exemplar das primeiras comunidades cristãs, como nos recordam os Atos dos Apóstolos. Expressa igualmente sua simplicidade e seu serviço dedicado às Igrejas Particulares de Piracicaba e de Curitiba.

Manifestamos nossa solidariedade e nossa fé na Ressurreição, unindo-nos fraternalmente aos familiares de dom Moacyr, aos bispos auxiliares de Curitiba, dom Rafael Biernaski e dom José Mário Scalon Angonese, ao arcebispo emérito, dom Pedro Antônio Fedalto, e a todo o povo da arquidiocese de Curitiba, agradecendo a vida deste nosso querido irmão.

“Servo bom e fiel, vem participar da alegria do teu Senhor” (Mt 25, 23)."

Dom Moacyr Vitti acompanhou o Papa Francisco em audiência na Praça São Pedro (Foto: Divulgação)Dom Moacyr Vitti acompanhou o Papa Francisco
em audiência na Praça São Pedro, em junho
de 2013 (Foto: Divulgação)

Trajetória
O arcebispo nasceu em Piracicaba (SP) no dia 30 de novembro de 1940. Entrou para o Seminário Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto (SP), fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município Casa Branca (SP). Também cursou filosofia e teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas (SP). Dom Moacyr José Vitti  fez profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, no dia 16 de dezembro de 1967.

Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, durante mais seis anos, foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, na Itália. Em seguida, foi provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Dom Moacyr José Vitti ainda fez doutorado em teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu em Americana (SP) no dia 3 de janeiro de 1988. Já a nomeação de bispo diocesano de Piracicaba foi realizada no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da CNBB.

No dia 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi nomeado arcebispo de Curitiba, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Comentários

Postagens mais visitadas