PRESENTES DE NATAL

Advento de Natal

A Igreja, mãe e mestra, queria colocar no ano litúrgico um tempo de preparação para a época do Natal; desta vez chamado Advento. Na verdade, quatro semanas antes do Natal celebração católicos têm um tempo anterior serve como preparação espiritual para a celebração do nascimento do Menino Jesus.

Percebemos e poderia até ser derrotado talk descristianizada sobre o que o Natal é hoje. E é verdade! Nós incomoda ou não, nós achamos que hoje muitas pessoas vivem de volta a Deus, muitas vezes ignorando a verdade do Evangelho. E é que os mesmos cristãos e católicos se acostumaram a viver uma ligeira fé, luz , baixo compromisso e uma grande quantidade de calor e da ignorância. É neste contexto que não é incomum em nossas vidas e vivências passar despercebido fatos e eventos bem diferentes ou pode até dizer coisas acontecem ao nosso redor que não entendem ou interpretá-los de forma inadequada e subjetivista.

Isso definitivamente vai com Advento e do Natal. Não entendeu o verdadeiro significado deles eo que é mais, muitas vezes não é do seu interesse. O que celebramos no Natal é a Encarnação do Filho de Deus e de seu nascimento, desde o ventre da Virgem Maria."Congratulamo-nos com a presença do Senhor no meio de nós, e procuram viver esta festa da fé, especialmente com nossas famílias e pessoas mais próximas." 1

Natal recuperar o sentido na vida dos homens, na medida em que cada pessoa entende o significado de Deus em sua vida, e, portanto, a segunda pessoa da Santíssima Trindade é o filho da mulher. (Veja Gal 4, 4).

Por que comemoramos o Natal?

Natal coincide com o final do ano para o mundo ocidental; Isso significa que muitos aproveitaram a oportunidade para descansar, fora da cidade ou tirar férias. Há definitivamente uma mudança de atividade, pelo menos por alguns dias e poderíamos mesmo dizer que, dependendo diferentes calendários e geografias. Nós achamos que o Natal e Ano Novo é um momento de celebração, feriados, para compartilhar com a família e como eu digo, o tempo em que muitos resto, mesmo para aqueles que trabalham os dias antes do Natal até o dia 24, então nós vem de alguns dias de descanso e renovação.

É neste contexto em que não é incomum para passar despercebido o significado do Natal, embora, é claro, que depende da experiência de cada pessoa e da família. Se formos para o verdadeiro significado do Natal, é claro descobrir que esta é uma celebração cristã a ser recuperado e os católicos são chamados a evangelizar e fora de tempo, como diz São Paulo.

É um momento de partilha, a pé, à procura de amigos e familiares, para comprar presentes e nenhum de que é errado em si mesmo. Alguns tomam a oportunidade de fazer alguns ministérios ou instituições de caridade, há ainda grupos de católicos que vão em missões ou cuidados para celebrar o Natal com crianças, idosos ou famílias pobres. Todos estes são esforços para viver o Natal forma autêntica e sincera. Eles são os esforços para abrir nossos corações ao Menino Jesus que vem para transformar nossas vidas. O convite é que cada ser humano celebrar o Natal de abrir sua mente, coração, toda a sua existência ao que é o Caminho, a Verdade ea Vida (Veja Jo 14,6).

No Natal celebramos que Deus vem ao mundo como um dom da reconciliação, nos traz a capacidade de mudar de vida, trata de conciliar e mostrar-nos o caminho da felicidade autêntica e transcendente.

Presentes de Natal

Se formos para uma das memórias mais remotas em nossos primeiros celebrações de Natal, todos nós vamos lembrar que as crianças muitas de nós almejada chegada por presentes de Natal. Lembro-me como uma criança a minha mãe disse-me para fazer a carta para o Papai Noel ou o Menino Deus pelos dons que iriam trazer para o boa noite. Lembro-me de comemorar e eu realmente fiquei impressionado com a coincidência entre o que ele queria e que veio a mim. E para que todos possam contar diferentes histórias sobre a sua experiência com os presentes no Natal. Há muitas histórias, muitas histórias podem até dizer muitas tradições. Há países onde os presentes são dados em torno de 06 de janeiro, dia em que a Igreja celebra a Epifania ou queda de reis.

Agora adultos participar da troca de presentes, amigos secretos ou dar presentes para a nossa família e amigos mais próximos ou até mesmo de lugares onde trabalhamos damos e recebemos presentes ou alguns benefícios econômicos. Perante tudo isto, podemos nos fazer as seguintes perguntas: Qual é o sentido cristão de presentes de Natal? Por que dar presentes no Natal?

No Natal, dê um presente, um presente, um detalhe que dizemos na Colômbia. Por quê? O que queremos dizer?

Ao dar um presente ou presente para alguém que eu estou te dando uma mensagem concreta e particular. É uma mensagem de pessoal estima, apreço, valoração, generosidade e amor. Na verdade, o presente é uma expressão de simpatia e carinho, que é livre, sem necessariamente esperar algo em troca. Um presente é uma dádiva, um presente, ou seja, by'm entregar algo presente significativo para alguém que eu amo, apreciar e valorizar. Esse presente nos lembra que é o grande presente em nossas vidas: Cristo Jesus. É por isso que o presente está no centro das nossas celebrações cristãs; "Lembramo-nos o dom que começou e dá sentido ao Natal: Deus presente para os homens é feito, assumindo nossa humanidade para nos com reconciliação livre e infinito amor" 2

Quando você o presente algo a alguém no Natal, lembro-me que o Menino Jesus é o melhor presente que eu já recebi na minha vida. Presentes de Natal lembram-me o dom de Deus em minha vida e as muitas bênçãos que recebo em toda a minha vida.

Ao dar coisas diferentes em troca de presentes de Natal ou eu dizer ao outro que é importante para mim, que eu amo e aprecio e estou disposto a ser seu amigo, eu reconheço um irmão, único e irrepetível, e expressar o que eu quiser doar para ele através do serviço diário. E é que o último é o mais importante: amar e servir os que me rodeiam. Portanto dar presentes no Natal.

O que é que eu vou dar de presente no Natal?

E se eu não tenho recursos ou dinheiro para dar presentes no Natal?

O que acontece, mas eu posso dar presentes para todos os que gostariam?

Quão importante são os presentes no Natal?

Por tudo o que disse no ponto anterior deve-se enfatizar que o mais importante é a doação, entrega e serviço aos outros. O presente é um detalhe, um gesto. É óbvio que existem muitos atos de serviço, entrega e de apostolado que são grandes presentes para todos aqueles que nos rodeiam. O ser humano, seu amigo, sua irmã, seu namorado, sua namorada precisa não só para lhe dar um bom presente neste Natal ou detalhe; especialmente a necessidade de amá-lo livremente, você ouvi-lo, entendê-lo, você está ao seu lado nos bons e maus. O homem de hoje precisa de ser ouvido, para ser bem-vindas. Todos os homens precisam de palavras de encorajamento. Todas as pessoas precisam amar e ser amado.

Todos os homens precisam descobrir o sentido da nossa vida. Esta manhã, conversando com um jovem de 16 anos que eu compartilhei que há dois meses começou a ter alguns ideação suicida e tudo isso porque não encontrar o sentido da vida em um projeto pessoal que fiz eo que os motiva. Há muitas pessoas que precisam este Natal e todos os dias do ano que anunciamos que o Natal é Jesus vale a pena viver uma vida virtuosa e entregue servir e ajudar os outros.

Natal é capaz de entregar muitos presentes e presentes, mas especialmente regala os melhores presentes, e você pode receber muitos presentes, mas principalmente abrir-se para receber o maior presente: o Menino Jesus, que se fez homem.

Feliz Natal!

Humberto Castillo Del Drago para  Catholic Studies Center – CEC

Fonte: Centro de Estudos Católicos

Comentários

Postagens mais visitadas