MENU

AVE MARIA

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém

Menu Deslizante

Páginas

OLÁ!

http://img1.picmix.com/output/pic/original/1/8/8/9/3899881_962d3.gif


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Evangelho do dia 04/09/2014

Quarta-feira, 4 de Setembro de 2014.

Santo do dia: Santa Rosália, virgem
Cor litúrgica: verde

Evangelho de hoje: São Lucas 5, 1-11

Primeira leitura: Coríntios 3, 18-23
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: "Ele apanha os sábios em sua própria astúcia", 20e ainda: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos". 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 23 (24)
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.
— "Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?" "Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador." "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face."
R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 1-11
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4, 19)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário do dia São Máximo de Turim (?-c. 420)
Bispo  - Sermão 39, atrib.

«De futuro, serás pescador de homens.»

Quando o Senhor, sentado na barca, diz a Pedro :  «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca», não está propriamente a aconselhá-lo a lançar os instrumentos de pesca,  mas a difundir no fundo dos corações as palavras da pregação. São Paulo penetrou neste abismo dos corações, lançando nele a Palavra: «Oh, que profundidade de riqueza, de sabedoria e de ciência é a de Deus!» (Rom 11,33). […] Tal como a rede traz para a barca os peixes que apanhou, assim também a fé conduz ao seu seio, ao repouso, os homens que reuniu.
Para dar a entender, uma vez mais, que o Senhor falava da pesca espiritual, Pedro diz-Lhe: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» […] O Verbo, a Palavra de Deus, é o Senhor, nosso Salvador. […] Lançando as redes de acordo com o Verbo, Pedro difunde a sua eloquência segundo Cristo, lançando as redes segundo as prescrições do seu Mestre: em nome do Senhor, lança palavras claras e eficazes, que permitem salvar, já não criaturas irracionais, mas os homens.
«Trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos.» Sim, Pedro tinha trabalhado toda a noite […]; quando brilhou a luz do Senhor, as trevas dissiparam-se e a fé permitiu-lhe distinguir, no fundo das águas, aquilo que os seus olhos não eram capazes de ver. Com efeito, Pedro sofreu por causa da noite, até que a luz de Cristo veio em seu auxílio; é por isso que o apóstolo Paulo afirma: «A noite vai adiantada e o dia está próximo» (Rom 13,12).

Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

DESEJO À VOCÊ!

Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém ...