ROSÁRIO BÍBLICO

Meditações por Dom Columba Marmion, OSB, Abade de Maredsous

Mistérios Gozosos

Anunciação: Lucas 1:31-32

Eis que tu conceberás no teu ventre, e tu à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, eo Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará na casa de Jacó para sempre.

Meditação

Imagine a cena da Anunciação. Deus propõe o mistério da Encarnação que Ele irá realizar na Virgem Maria, mas não até que ela tenha dado seu consentimento. A realização do mistério é mantido em suspense à espera da aceitação livre de Maria. Neste momento, Maria representa todos nós em sua própria pessoa, é como se Deus estivesse esperando a resposta da humanidade para que Ele deseja se unir. O que um momento solene é esta! Por cima deste momento depende da decisão do mistério mais importante do cristianismo. Mas veja como Maria dá sua resposta. Cheio de fé e confiança na mensagem celestial e totalmente submisso à Vontade Divina, as respostas da Virgem Maria em um espírito de abandono completo e absoluto: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra." Este "Fiat" é o consentimento de Maria ao plano divino de redenção. É como um eco do "Fiat" da criação do mundo. Mas este é um mundo novo, um mundo infinitamente superior, um mundo de graça, que Deus fará com que podem surgir em consequência de consentimento de Maria, pois naquele momento o Verbo Divino, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, torna-se homem em Maria: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."

Visitação: Lucas 1:42-45

E gritou em alta voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E de onde este é para mim, que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Pois eis que, logo que a voz de tua saudação soou em meus ouvidos, a criança em meu ventre saltou de alegria. E bendita sois vós que creste, porque essas coisas devem ser realizados que foram ditas a ti pelo Senhor.

Meditação

Veja como o Espírito Santo recebe a Virgem Maria pela boca de Isabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! E bendita sois vós que creste, porque essas coisas devem ser realizadas, que foram falou a ti pelo Senhor. "Bendito de fato, para por esta fé na palavra de Deus a Virgem Maria se tornou a Mãe de Cristo. Que criatura finita já recebeu homenagem como esta do Ser Infinito? Maria dá toda a glória ao Senhor pelas coisas maravilhosas que são realizados por ela. A partir do momento da Encarnação Virgem Mãe canta em seu coração um cântico cheio de amor e gratidão. Na presença de sua prima Isabel, ela permite que os sentimentos mais profundos do seu coração para irromper em canção, ela entoa o "Magnificat", que, no decorrer dos séculos, os filhos irão repetir com ela para louvar a Deus por ter escolhido a entre todas as mulheres: "A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva ... porque aquele que é poderoso fez em mim grandes coisas e santo é o Seu nome."

Natividade: Lucas 2:6-7

E sucedeu que, que quando eles estavam lá, seus dias foram realizadas, que ela deve ser entregue. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Meditação

A Virgem Maria vê na criança que ela deu para o mundo, uma criança na aparência como todas as outras crianças, o Filho de Deus. A alma de Maria foi preenchido com uma fé imensa que brotaram em sua fé e superou a de todos os homens justos do Antigo Testamento, é por isso que ela reconheceu a Deus em seu próprio Filho. Esta fé se manifesta externamente por um ato de adoração. Do seu primeiro olhar para Jesus, a Virgem prostrou-se interiormente em um espírito de adoração tão profunda que nós nunca podemos entender sua profundidade. No coração de Maria se unem em perfeita harmonia adoração de uma criatura do seu Deus e do amor de uma mãe por seu único filho. Como inconcebivelmente grande a alegria na alma de Jesus deve ter sido como Ele experimentou este amor infinito de Sua Mãe! Entre estas duas almas ocorreu trocas incessantes de amor que os trouxeram para uma unidade cada vez mais perto. O intercâmbio maravilhoso: a Maria Jesus dá os maiores dons e graças, e Jesus Maria dá sua máxima cooperação: após a união das Pessoas divinas na Santíssima Trindade e da união hipostática das naturezas divina e humana na encarnação, não mais união gloriosa ou mais profunda se pode conceber que a união entre Jesus e Maria.

Apresentação: Lucas 2:22-24

E depois que os dias da sua purificação, segundo a lei de Moisés, foram realizadas, levaram-no a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, como está escrito na lei do Senhor: Todo macho abertura do útero deve ser chamado consagrado ao Senhor: E para oferecer um sacrifício, como está escrito na lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos ...

Meditação

No dia da Apresentação de Deus recebeu glória infinitamente mais do que ele tinha até então recebido no templo de todos os sacrifícios e todas as holocaustos do Antigo Testamento. Neste dia é o Seu próprio Filho Jesus, que é oferecido a ele, e que oferece ao Pai a homenagem infinito de adoração, agradecimento, expiação e de súplica. Este é realmente um presente digno de Deus. E é a partir das mãos da Virgem, cheia de graça, que esta oferta, de modo agradável a Deus, é recebido. A fé de Maria é perfeito. Preenchido com a sabedoria do Espírito Santo, ela tem uma compreensão clara do valor da oferta, que ela está fazendo a Deus neste momento, por suas inspirações do Espírito Santo traz sua alma em harmonia com as disposições interiores do coração de seu Divino Filho. Assim como Maria tinha dado seu consentimento, em nome de toda a humanidade, quando o anjo anunciou a ela o mistério da Encarnação, também neste dia Maria oferece Jesus ao Pai, em nome de toda a raça humana. Para ela sabe que seu filho é "o Rei da Glória, a nova luz acesa antes do amanhecer, o mestre da vida e da morte."

Encontrar no templo: Lucas 2:46-47

E sucedeu que, que, depois de três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que ouviam admiravam a sua sabedoria e das suas respostas.

Meditação

"Como é que me procuráveis? Você não sabia que eu devia estar na casa de Meu Pai? "Esta é a resposta que Jesus deu a Sua Mãe, quando, após três dias de pesquisa teve a alegria de encontrar com ele no templo. Estas são as primeiras palavras que vêm dos lábios do Verbo encarnado a ser gravado no Evangelho.Com estas palavras, Jesus resume toda a sua pessoa, sua vida, sua missão inteira. Eles revelam sua filiação divina; eles testemunham a sua missão sobrenatural. Toda a vida de Cristo será apenas uma exposição esclarecendo e magnífica do significado dessas palavras. São Lucas continua a dizer-nos que Maria "não entendeu a palavra que Ele falou." Mas mesmo que Maria não entender o significado dessas palavras, ela não tinha dúvida de que Jesus era o Filho de Deus. É por isso que ela apresentou em silêncio para que a Vontade Divina, que exigiu um sacrifício de seu amor. "Maria conservava estas palavras de Jesus no seu coração." Ela manteve-as em seu coração, porque ali estava a tenda em que ela adorava o mistério escondido nas palavras de ele Filho, esperando até a plena luz do entendimento seria concedido a ela .

 

Mistérios Dolorosos

Agonia no Jardim: Mateus 26:36-39

Em seguida, foi Jesus com eles para um lugar que país é chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Sente-se aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se ea crescer para estar triste. Então, ele lhes disse: A minha alma está triste até a morte: ficar aqui, e vigiai comigo. E, indo um pouco mais longe, ele caiu sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, que este cálice passe de mim. Não seja como eu quero, mas como tu queres.

Meditação

É pelo amor do Pai, acima de tudo que Jesus quis se submeter a Sua Paixão. Eis que Jesus Cristo em sua agonia. Por três longos varredura cansaço, tristeza, medo e angústia na hora sobre a sua alma como uma torrente, a pressão desta agonia interior é tão imensa que rajadas de sangue diante de suas veias sagradas. O que um abismo de sofrimento é alcançado nessa agonia! E o que Jesus disse ao Pai? "Pai, se é possível, que este cálice passe de mim." Pode ser que Jesus já não aceita a vontade do pai? Oh! certamente que Ele faz. Mas esta oração é o clamor das emoções sensíveis da natureza humana pobre, esmagado pela ignomínia e sofrimento. Agora é Jesus verdadeiramente um "Homem das Dores." Nosso Salvador sente o peso terrível de agonia Seu porte baixo em cima de seus ombros. Ele quer que compreendamos isso, é por isso que Ele profere uma oração.Mas ouça o que Ele imediatamente acrescenta: "No entanto, Pai, não a minha vontade mas a tua." Aqui é o triunfo do amor. Porque Ele ama o Pai, Ele coloca a vontade de seu pai acima de tudo e aceita todos os sofrimentos possíveis, a fim de nos redimir.

Flagelação de Jesus: Mateus 27:25-26

E todo o povo respondendo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.Então, soltou-lhes Barrabás, e, tendo açoitado Jesus, o entregou a eles para ser crucificado

Meditação

Cristo substituído se voluntariamente para nós como uma vítima sacrificial, sem defeito, a fim de pagar a nossa dívida, e, pela expiação e satisfação que Ele fez por nós, para restaurar a vida divina para nós. Essa foi a missão que Cristo veio para cumprir, o curso, que Ele tinha que correr. "Deus colocou sobre ele", um homem semelhante a nós mesmos, da raça de Adão, mas inteiramente justo e inocente e sem pecado "a iniqüidade de todos nós." Desde que Cristo tornou-se, por assim dizer, um participante de nossa natureza e sobre si as dívidas do nosso pecado, Ele nos mereceu uma participação na Sua justiça e santidade. Nas palavras contundentes de São Paulo, Deus ". Enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado como oferta pelo pecado, condenou o pecado na carne" e com um impacto ainda mais impressionante, escreve o Apóstolo: "Para nossa causa Ele (Deus) fez com que Ele (Cristo) para ser o pecado que não sabia nada de pecado "Como surpreendente esta expressão é:". fez para ser pecado "! O Apóstolo não diz "pecador", mas, o que é ainda mais impressionante "pecado"!Nunca nos esqueçamos que "temos sido reembolsadas grande preço pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula."

Coroação de espinhos: Mateus 27:28-29

E privando-o, eles colocaram uma capa escarlate sobre ele. E tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e uma cana na sua mão direita. E, inclinando o joelho diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos Judeus.

Meditação

Jesus Cristo se torna um objeto de escárnio e insultos nas mãos dos servos do templo. Eis que Ele, o Deus todo-poderoso, atingido por golpes cortantes; Seu rosto adorável, a alegria dos santos, é coberto com saliva; uma coroa de espinhos é forçado para baixo sobre a cabeça, um manto de púrpura é colocado sobre seus ombros como um zombar de escárnio, uma palheta é empurrado em sua mão, e os servos genuflexão insolência diante dEle em zombaria. O que um abismo de ignomínia! Que humilhação e desgraça por um diante do qual os anjos tremem!Os covardes romanos imagina governador que o ódio dos judeus serão satisfeitos com a visão de Cristo neste estado lamentável. Ele mostra-lhe para a multidão: "Ecce Homo-Eis o Homem" Vamos contemplar nosso Divino Mestre, neste momento, mergulhou no abismo de sofrimento e ignomínia, e vamos perceber que o Pai também o apresenta a nós e diz para nós: "Eis o meu Filho, o esplendor da minha glória, mas ferido pelos pecados de meu povo."

Carregando a Cruz: João 19:12-18

E de agora em diante Pilatos procurava soltá-lo. Mas os judeus gritavam, dizendo: Se soltas este homem, não és amigo de César. Porque todo aquele que se faz rei, fala contra César. Agora, quando Pilatos ouviu estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar que é chamado Lithostrotos, e em hebraico Gábata. E foi o parasceve da Páscoa, cerca da hora sexta, e disse aos judeus: Eis o vosso rei. Mas eles gritaram: Fora com ele, fora com ele; crucificá-lo.Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Os sumos sacerdotes responderam: Não temos outro rei senão César. Então, portanto, ele o entregou a eles para ser crucificado. E tomaram a Jesus, eo levaram diante. E tendo a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota, mas.Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

Meditação

Vamos meditar sobre Jesus Cristo no caminho para o Calvário, carregado com sua cruz. Ele cai sob o peso deste fardo. Para expiar o pecado, Ele quer experimentar em sua própria carne a opressão do pecado. Temendo que Jesus não vai chegar ao local da crucificação vivo, os judeus vigor Simão de Cirene para ajudar Cristo a carregar a cruz, e Jesus aceita esta assistência. Neste Simon representa todos nós. Como membros do Corpo Místico de Cristo, todos nós devemos ajudar Jesus a carregar a cruz. Este é o sinal uma certeza de que nós pertencemos a Cristo, se nós carregamos nossa cruz com ele. Mas, enquanto Jesus carregou Sua cruz, Ele mereceu para nós a força para suportar as provações com generosidade. Ele colocou em Sua cruz uma doçura que faz a nossa suportável, para quando carregar nossa cruz é realmente sua que recebemos. Para Cristo une com seus próprios sofrimentos, tristezas, dores e encargos que aceitamos com amor de sua mão, e por esta união dá-lhes um valor inestimável, e eles se tornam uma fonte de grande mérito para nós. É, acima de todo o Seu amor por Seu Pai Cristo que impele a aceitar os sofrimentos de Sua Paixão, mas é também o amor que Ele tem de nós.

Crucificação e Morte: Lucas 23:45-46

E o sol se obscureceu, e do véu do templo se rasgou no meio. E Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E dizendo isso, ele entregou o espírito.

Meditação

Na Última Ceia, quando havia chegado a hora de completar sua oblação de si mesmo, o que disse Cristo aos Apóstolos que estavam reunidos em torno dele?"Maior amor do que este homem não tem, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." E este é o amor, superando todos os amores, o que Jesus nos mostra, pois, como diz São Paulo, "É para todos nós que Ele está entregue. "Que maior prova de amor que Ele poderia ter nos dado? Nenhum. Por isso, o apóstolo declara que sem cessar ", porque Ele nos amou, Cristo se entregou por nós", e "por causa do amor que Ele tem por mim, Ele se entregou por mim." "Entregue", "dada" para o que extensão? Mesmo com a morte na cruz! O que aumenta esse amor imensurável é a liberdade soberana com que Cristo se entregou: "Ele se ofereceu porque Ele quis." Estas palavras nos dizer como Jesus aceitou espontaneamente Sua Paixão.Essa liberdade com que Jesus se entregou à morte para nós é um dos aspectos do Seu sacrifício que tocam nossos corações humanos mais profundamente.

 

Mistérios Gloriosos

Ressurreição de Nosso Senhor: Mateus 28:5-6

E, respondendo o anjo, disse às mulheres: Não temais vós, porque eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vem, e ver o lugar onde o Senhor jazia.

Meditação

No dia da sua ressurreição, Jesus Cristo deixou na tumba do sudário que é o símbolo de nossas fraquezas, nossas fraquezas, nossas imperfeições. Cristo vem do túmulo triunfante-completamente livre de limitação terrena, Ele é animado com uma vida que é intenso e perfeito, e que vibra em cada fibra do seu ser. Nele tudo o que é mortal foi absorvida pela sua vida glorificado. Aqui é o primeiro elemento da santidade representado em Cristo ressuscitado: a eliminação de tudo o que é tudo, corruptível que é terreno e criou, a liberdade de todos os defeitos, todas as enfermidades, toda a capacidade de sofrimento. Mas há também outro elemento de santidade: a união com Deus, auto-oblação e consagração a Deus.Somente no céu seremos capazes de entender como Jesus viveu totalmente para seu pai durante estes dias abençoados. A vida de Cristo ressuscitado se tornou uma fonte infinita de glória para seu pai. Não um efeito único de seus sofrimentos foi deixado nele, por enquanto tudo nele brilhou com brilho e beleza e possuía força e vida, cada átomo do seu ser cantaram um cântico de louvor incessante. Sua santa humanidade ofereceu-se de uma maneira nova, para a glória do Pai.

Ascensão ao Céu: Lucas 24:50-51

E levou-os fora, até Betânia, e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles, e foi levado para o céu.

Meditação

Nosso Senhor disse aos Apóstolos antes de partir deles: "Se você me amasse, você de fato se alegrar que eu vou para o Pai". Para nós também Cristo repete estas palavras. Se amamos, devemos regozijar-nos Sua glorificação; que se alegra com ele que, depois de concluir seu curso na terra, Ele sobe para a direita do Pai, há de ser exaltado acima de todos os céus em glória infinita. Mas Jesus vai apenas para preceder nós, Ele não se separa de nós, nem Ele nos separar do mesmo. Se ele entrar em seu reino glorioso, é preparar um lugar para nós lá. Ele promete voltar um dia para nos levar com Ele, para que, como ele diz, onde Ele está, também pode ser. É verdade, já estamos lá na glória e felicidade de Cristo, nosso título como seus herdeiros, mas vamos um dia estar lá na realidade. Cristo não pediu isso Seu Pai? "Pai, eu quero que, onde eu estou, eles também quem tu me deste estejam comigo." Vamos, então, dizer a Jesus Cristo: "Desenhe-nos a sua marcha triunfal, ó Conquistador glorioso e todo poderoso! Faça-nos a viver no céu pela fé, esperança e amor. Ajude-nos a nos desligar das coisas fugazes de terra a fim de que possamos buscar os bens verdadeiros e duradouros do céu! "

O Pentecostes: Atos 2:3-4

E apareceu a eles se separaram línguas como que de fogo, e pousou uma sobre cada um deles: E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas diversas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem .

Meditação

O Espírito Santo apareceu sob a forma de línguas de fogo, a fim de preencher os Apóstolos com a verdade e prepará-los para dar testemunho de Jesus. Ele também vir a encher o coração de amor. Ele é a Pessoa de amor na vida de Deus.Ele também é como um sopro, uma aspiração de infinito Amor, do qual tirar o fôlego de vida. No dia de Pentecostes, o Espírito Divino comunicada tal abundância de vida para toda a Igreja que para simbolizar que "veio do céu um som, como de um vento violento que vem, e encheu toda a casa onde eles (os apóstolos) foram sentado. "Mas também é para nós que o Espírito Santo veio, para o grupo no Cenáculo representada toda a Igreja. O Espírito Santo veio para permanecer com a Igreja para sempre. Esta é a promessa do próprio Jesus. Ele habita na Igreja permanentemente e infalivelmente, realizando nele sem cessar, a sua acção de que dá vida e santificação. Ele estabelece a Igreja infalivelmente na verdade. É ele que faz a flor Igreja adiante com uma maravilhosa fecundidade sobrenatural, pois Ele traz para a vida e fruição plena em virgens, mártires, confessores, as virtudes heróicas que são uma das marcas da verdadeira santidade.

Assunção de Maria: Hebreus 11:5

Pela fé Enoque foi traduzido, que ele não ver a morte, e ele não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Meditação

Se Cristo Jesus deseja-nos a amar todos os membros de seu Corpo Místico, não deveríamos amar acima de todos os outros a quem lhe deu a natureza, pelo qual Ele se tornou o nosso chefe, a mesma natureza que Ele usa para comunicar a Sua graça para nós? Não podemos duvidar que o amor que mostramos à sua Mãe é extremamente agradável a Cristo. Nós deverá manifestar o nosso amor por exaltar as sublimes privilégios que Jesus concedeu em sua mãe, entre os quais o Assunção é um dos mais gloriosos. Se queremos agradar nosso Senhor muito, vamos admirar os presentes maravilhosos com que Ele amorosamente adornavam a alma de sua mãe. Ele deseja que devemos cantar os louvores da Virgem, que foi escolhida entre todas as mulheres para dar o Salvador ao mundo. "Sim, vamos cantar seus elogios, só para você ter encantado o coração de seu Deus. Que vocês sejam abençoados, por ter acreditado na palavra de Deus, e em que as promessas eternas foram cumpridas. "

Coroação de Maria: Apocalypse 11:19-12:01

E o templo de Deus foi aberto no céu, ea arca da sua aliança foi vista no seu templo, e houve relâmpagos, e vozes, e um terremoto e grande saraivada. E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas ...

Meditação

Qual é o objetivo de todos os mistérios de Cristo? Para ser o padrão da nossa vida sobrenatural, os meios de nossa santificação, a fonte de toda a santidade nosso.Para criar uma sociedade eterno e glorioso de irmãos que será semelhante a ele.Por esta razão Cristo, o novo Adão, tem associado com Ele mesmo Maria, a nova Eva. Mas ela é, muito mais do que Eva ", a Mãe de todos os viventes", a Mãe de quem vive na graça de seu Filho. E já que aqui abaixo Maria foi tão intimamente associado com todos os mistérios da nossa salvação, em sua Assunção ao Céu, Jesus coroou não só com glória, mas também com poder, Ele tem colocado sua mãe em sua mão direita e deu-lhe o poder, em virtude de seu único título de Mãe de Deus, para distribuir os tesouros da vida eterna. Vamos, então, cheio de confiança, rezar com a Igreja: "Mostra-te Mãe: Mãe de Jesus, por sua completa fé nEle, nossa Mãe, por sua misericórdia para conosco; pedir a Cristo, que nasceu de você, para dar -nos a vida, e que haveria de ser o seu Filho, para receber as nossas orações através de você ".

Fonte: VAS HONORABILE

Comentários

Postagens mais visitadas