FUJA DA VAIDADE!

"Ad maiorem Dei gloriam" - Para a maior Glória de Deus

Entra hoje seriamente em ti mesmo e vê com que intenções fazes as tuas obras.

Se as faze maquinalmente e sem intenção alguma, nem boa nem má, ser-te-ão inúteis
para o Céu.

Se as fazes com intenção de agradar aos homens e por vaidade, por boas que em si  sejam, tais obras tornam-se más e dignas de castigo.

Se pelo contrário em todas as tuas obras só em Deus pões a mira, se tão somente procuras a glória e o cumprimento da vontade de Deus, és feliz: porque então tu adquires mérito e tesouros para a eternidade.

Foge da vaidade; “guardai-vos, não façais as vossas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles: de outro modo não teríeis a recompensa da mão de vosso Pai que está nos Céus”.

Ó meu Deus! Pois que essa é a glória do mundo: um fumo vão! Em tudas boas obras contenta-te com o testemunho da tua consciência; contenta-te com saber que todas as tuas ações tens a Deus por testemunha, e nunca vás mendigar dos homens uma glória que te faça perder a verdadeira.

Lá no fundo do teu coração diga e repita continuamente: “A Deus só seja honra e glória pelos séculos dos séculos. Senhor, daí glória não a nós mas ao vosso nome”.

Oculta tanto quanto possível as tuas ações e tem cuidado de, antes de a começares, certificar a intenção, dizendo com Santo Inácio de Loyola: “Meu Deus, isto vou eu fazer por amor de vós e para a vossa maior glória”.

Se no meio da tua ação vier o demônio tentar de vaidade, não a interrompas por isso; dize-lhe com São Bernardo: “Nem por ti começou, nem por ti hei de acabar”.

Tudo seja para Deus, seja tudo para sua glória. De todos os dias seja esta a tua divisa.

Fonte: retirado do livro “As chamas do amor de Jesus” do Abade D. Pinnard.

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas