SANTA BERNADETTE ESQUECIDA DE TODOS

Santa Bernadette antes de ser freira, era uma camponesa, com a expressão do olhar muito viva, com muita firmeza de ideias e de princípios na sua atitude.
Embora se visse que ela era uma pessoa quase iletrada e que não era capaz, portanto, de estruturar normalmente, correntemente, um princípio e o apresentar a quem quer que seja.
Ela tinha, por obra do Espírito Santo, o que têm tantas outras almas de condição modesta e que não tiveram os meios para estudar.
Ela tinha um verdadeiro conhecimento de certos princípios e uma heroica atitude de amor ofensivo e defensivo em relação a esses princípios.
Muito cedo aflorou nela a vocação religiosa.
Essa vocação a conduziu a uma congregação religiosa que têm uma casa na cidade de Nevers, que é a capital da zona chamada antigamente Nivernais.
Ela entrou nessa congregação onde, com intencionalidade das superioras, o trato dado a ela foi o seguinte:
Entenderam muito bem que se se conhecesse lá que Bernadette era a moça das aparições, ela seria o objeto da veneração e do entusiasmo de todas as pessoas no convento.
E ela ao invés de ter dentro do convento a vida sacrificada e dura que deve ser própria a quem segue a vocação religiosa, ela teria uma vida de bonequinha. Ela seria a bonequinha das outras freiras.

Então resolveram ocultar que ela fosse Bernadette Soubirous.
Fora também não se sabia que ela estava nesse convento. A entrada dela para o convento foi completamente ignorada.
De mais a mais, Nossa Senhora e os milagres atraíam todas as atenções.
E como é razoável, a vidente que tinha sido um glorioso e santo instrumento para o plano de Nossa Senhora saiu da cena e afundou no isolamento.
Parece que revestido do hábito religioso ela manifestou ter uma estatura menor do que com o hábito de camponesa. Era muito pequenininha.
Se não fosse irreverência dizer que ela era quase um ratinho é o que se deveria dizer.
E aquela louçania, aquele vigor que ela tinha antes de entrar para o convento foi perdendo em vista de numerosas doenças que sucessivamente a afligiram.
Ela, portanto, foi implodindo. Ela em vez de desabrochar foi mirrando, murchando, e no convento a tinham em conta de nada e de ninguém.
Daí o fato de que ela que parece que não tinha contato com a família também, é a impressão pelo menos que se tem através dessa oração, ela foi se sentido terrivelmente abandonada.
Esse abandono era um abandono dos que a circundavam.
E esse abandono é uma das grandes glórias de Santa Bernadette.
É curioso, mas Deus pede nesta terra grandes renúncias.
E quando a alma aceita essas renúncias, padece a vida toda por causa delas.
Mas, depois, quando vai no Céu, acontece o contrário, e aquilo que renunciou passa a ser um título de glória na terra.
Santa Bernadette aceitou o esquecimento e o abandono. Hoje é uma das santas mais lembradas e mais invocadas no mundo todo!

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, excertos de conferência de 29/6/94. Não revisto pelo autor)

Fonte: Lourdes e sua Aparições

Comentários

Postagens mais visitadas