PEQUENA PEDAGOGIA

Para meditar e viver a Palavra

Preparação
1. Procure ter a alma vazia, aberta, tranquila, sem ansiedade, em serena expectativa, pois é o Senhor o que vem, em sua Palavra e a seu encontro.

2. Uma vez escolhido o texto e depois de invocar o Espirito Santo, faça uma  leitura lenta  muito lenta, com pousas frequentes, pensando que Deus está falando a você, neste momento, com estas mesmas palavras que você está lendo.

3. Tem de ser uma leitura  desinteressada, sem buscar utilidade alguma, como solução de problemas, doutrinas os verdades... O Senhor se manifestará livremente segundo os desígnios e projetos que tem para sua vida.

Leitura escutada
4.   Enquanto vai lendo lentamente,  escute  a Deus: é o Senhor que está falando de pessoa a pessoa. Estas palavras tão antigas, o Senhor as está pronunciando, para você, neste momento.  Escute­-O  com atenção receptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.

5. Não pretenda  entender  intelectualmente o que está escutando; não se esforce por buscar tento o que significa esta frase, que quer dizer este versículo,  mas o que o Senhor está querendo dizer a você  com essas palavras.

Se algumas expressões não "lhe dizem" muito, ou não as entende, não fique perdido nem ansioso, passe adiante com calma e liberdade.

Detalhes práticos
6. Pode acontecer que algumas expressões o comovam, despertando em você ressonâncias profundas e desconhecidas. Detenha-se aí mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderando e saboreando essas expressões.

Tome um  lápis e as sublinhe e escreva à margem, uma palavra ou uma breve frase que sintetize aquela impressão.

7.  Quando, na leitura escutada, aparecem  nomes próprios como Israel, Jacó, Samuel, Moisés... substitua-os pelo seu  próprio nome, pensando e sentindo que o Senhor está se dirigindo a você pelo seu próprio nome.

8. Se a leitura não "lhe diz" nada, fique tranquilo e em paz. Pode acontecer que essa mesma passagem, lida outro dia, lhe diga muito. Acima da nossa atitude humana está o mistério da graça que, por essência, é imprevisível. A hora de Deus não é a nossa hora. Nas coisas de deus é necessário ter muita paciência.

9. Não se esforce tento por captar e aprender exatamente o significado doutrinal da palavra, mas sim, procure  meditá-la gozosamente, no coração, como Maria, dando-lhe voltas na mente, deixando-se inundar, por dentro, das vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E "conserve a Palavra", quer dizer, permita que continuem vibrando em seu interior assas ressonâncias ao longo do dia.

Salmos
10. Os Salmos não se leem, se rezam. Anote em seu caderno os Salmos que "lhe dizem" mais, classificados segundo diferentes sentimentos como admiração, gratuidade, compreensão, louvor...

Esforce-se, por  sentir com toda a alma  o significado de cada frase, identificando sua atenção e emoção com  conteúdo das expressões, dizendo-as com o mesmo tom interior que sentiriam os salmistas.

Coloque-se  imaginativamente no coração de Jesus Cristo e trate de seguir o que Ele sentiria ao pronunciar estas mesmas palavras. Com a ajuda do Espírito Santo trate de identificar-se com a disposição interior de adoração e assombro e ação de graças do coração de Jesus, no espírito dos Salmos.

Compromisso de vida
11.  Procure questionar sua vida à luz da Palavra,  aplicando permanentemente a Palavra escutada à situação concreta de sua vida, perguntando a cada momento, "o que Deus está me dizendo" nesta frase, para minha vida, em que sentido os critérios divinos encerrados nesta Palavra interpelam meu modo de pensar e atuar, em que aspecto devo mudar, "que faria Jesus em meu lugar". Na medida em que sua mente se adapte à "mente" de Deus, você será discípulo do Senhor.

Se em qualquer momento da leitura escutada em seu coração sentir o  impulso de orar, deixe-o, livremente, desabafar-se com o Senhor.

12. Em resumo:
- ler a Palavra lentamente
- saboreá-la gozosamente
- meditá-la cordialmente
- aplicá-la diligentemente

Que a Palavra seja para você:
- lâmpada  que ilumine seu caminho
- pão  que a alimente a sua alma
- fogo que incendeie  o fervor
- rota  que o conduza à salvação
- pulsar  que anime seu espírito
- vida que jamais acabará.

Ignácio Larrañaga

Postagens mais visitadas