LUZ DA FÉ

Da Encíclica LUMEN FIDEI do Papa FRANCISCO
29  junho 2013, solenidade de São Pedro e São Paulo.
[...] Na plenitude dos tempos, a Palavra de Deus dirigiu-se a MARIA, e Ela acolheu-a com todo o seu ser, no seu coração, para que n'Ela tomasse carne e nascesse como Luz para os homens (ndr.-"No princípio era o Verbo...e o Verbo se fez carne e habitou entre nós.").
...MARIA, quando aceitou a mensagem do Anjo, concebeu "fé e alegria". De fato,  na Mãe de JESUS, a fé mostrou-se cheia de fruto e, quando a nossa vida espiritual dá fruto, enchemo-nos de alegria, que é o sinal mais claro da grandeza da fé.
Na concepção virginal de MARIA, temos um sinal claro da filiação divina de CRISTO: a origem eterna de CRISTO está no PAI - Ele é o FILHO em sentido total e único - e por isso nasce, no tempo, sem intervenção do homem. Sendo FILHO, JESUS pode trazer ao mundo um novo início e uma nova luz, a plenitude do amor fiel de Deus que Se entrega aos homens. Por outro lado, a verdadeira maternidade de MARIA garantiu ao Filho de Deus, uma verdadeira história humana, uma verdadeira carne na qual morrerá na cruz e ressuscitará dos mortos. MARIA O acompanhará até a cruz, de onde a Sua maternidade se estenderá a todo o discípulo de seu Filho (cf. Jo 19, 25-27).
Estará presente também no Cenáculo, depois da ressurreição e ascensão de JESUS, para implorar com os Apóstolos o dom do Espírito. O Movimento de Amor entre o PAI e o FILHO no ESPÍRITO percorreu a nossa história; CRISTO atrai-nos a Si para nos poder salvar (cf. Jo 12, 32). No centro da fé, encontra-se a confissão de JESUS, Filho de Deus, nascido de mulher, que nos introduz, pelo dom do ESPÍRITO SANTO, na filiação adotiva (cf. Gl 4, 4-6).
A MARIA, Mãe da Igreja e Mãe da nossa fé, nos dirigimos, rezando-Lhe: Ajudai, ó Mãe, a nossa fé.
Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a Voz de Deus e a Sua chamada.
Despertai em nós o desejo de seguir os Seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a Sua promessa.
Ajudai-nos a nos deixar tocar pelo Seu amor, para podermos tocá-Lo com a fé.
Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no Seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer.
Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado.
Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho.
Ensinai-nos a ver com os olhos de JESUS, para que Ele seja Luz no nosso caminho.
E que esta LUZ DA FÉ cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso, que é o PRÓPRIO CRISTO, vosso Filho, nosso Senhor !

Postagens mais visitadas