O DOM DO ENTENDIMENTO NOS LEVA À INTIMIDADE COM DEUS

Nesta quarta-feira (30), Papa Francisco deu continuidade ao ensino sobre os do Espírito Santo. Na Praça de São Pedro, em Roma, o Santo Padre meditou sobre o dom do entendimento. Leia na íntegra:

altQueridos irmãos e irmãs, bom dia.

Depois de levar em consideração a sabedoria, como o primeiro dos sete dons do Espírito Santo, hoje eu gostaria de chamar a atenção para o segundo dom, o entendimento, que não é a inteligência humana, a capacidade intelectual da qual podemos ser mais ou menos dotados. Em vez disso, é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que desperta no cristão a capacidade de ir além da aparência exterior da realidade e busca as profundezas do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação.

O apóstolo Paulo, falando à comunidade de Corinto, descreve assim os efeitos desse dom - o que faz o dom do entendimento em nós - e Paulo diz o seguinte: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito (1 Coríntios 2,9-10). Isto, obviamente, não quer dizer que um cristão pode entender tudo e ter um conhecimento completo dos desígnios de Deus, isso tudo está à espera de se manifestar em toda a sua clareza quando nos encontrarmos diante de Deus e seremos verdadeiramente um com Ele. No entanto, como sugere a própria palavra, o entendimento permite "intus legere", que significa "ler dentro". Este dom nos faz entender as coisas como Deus entende, com a inteligência de Deus, porque pode-se entender uma situação com inteligência humana, com prudência, tudo bem. Mas compreender uma situação em profundidade, como Deus entende, é o efeito deste dom. E Jesus quis enviar o Espírito Santo, para que nós tivéssemos esse dom, para que pudéssemos entender as coisas como Deus entende, com a inteligência de Deus, esse é um belo dom que o Senhor deu a todos nós. É o dom que o Espírito Santo nos leva à intimidade com Deus e nos faz parte do plano de amor que Ele tem para nós.

É claro, então, que o dom do entendimento está intimamente relacionado com a fé. Quando o Espírito Santo habita em nossos corações e ilumina nossas mentes, nos faz crescer dia a dia na compreensão do que o Senhor tem dito e feito. O próprio Jesus disse aos seus discípulos: vou enviar o Espírito Santo e Ele vai vos fará entender tudo o que vos tenho ensinado. Para compreender os ensinamentos de Jesus, compreender a Sua Palavra, compreender o evangelho, para entender a Palavra de Deus, pode-se ler o Evangelho e compreender alguma coisa, mas se lermos o Evangelho com este dom do Espírito Santo, podemos entender a profundidade das palavras de Deus. E este é um grande dom, um grande presente que todos nós temos que pedir e pedir juntos: Dá-nos, Senhor, o dom do entendimento.

Há um episódio do Evangelho de Lucas, que expressa muito bem a profundidade e a força deste dom. Depois de testemunhar a morte na cruz e o sepultamento de Jesus, dois dos seus discípulos, decepcionados e tristes, saem de Jerusalém e voltam à sua aldeia chamada Emaús. Enquanto eles estão a caminho, Jesus ressuscitado se achega e começa a falar com eles, mas os seus olhos, velados de tristeza e desespero, não são capazes de reconhecê-lo. Jesus caminha com eles, mas eles estão tão tristes, tão desesperados, que não o reconhecem. Mas quando o Senhor explica-lhes as Escrituras, para que compreendam que Ele deveria sofrer e morrer e, em seguida, ressuscitar, as suas mentes se abrem e em seus corações reacende a esperança (cf. Lc 24,13-27). E é isso que o Espírito Santo faz conosco: ele abre a nossa mente, abre-nos para compreender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, situações, todas as coisas. É importante o dom do entendimento para a nossa vida cristã. Vamos pedir ao Senhor que nos dê este dom para entendermos, como Ele entende, as coisas que acontecem e para compreendermos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho. Obrigado!

Fonte: Boletim Santa Sé

Comentários

Postagens mais visitadas