DEVOÇÃO AOS SANTOS ANJOS


   S. Paulo da Cruz e S. Francisco de Sales nunca começavam seus sermões sem antes saudar os Anjos da Guarda de seus ouvintes, suplicando-lhes seu auxílio.
   O venerável Baltasar Alvares, em suas viagens, ao entrar num povoado ou numa cidade, invocava os Anjos tutelares daqueles habitantes e pedia-lhes que o ajudassem a salvar as almas; e o seu apostolado foi sempre coroado de grande êxito.
   S. Afonso, bispo de S. Águeda, nunca entrava num quarto estranho sem saudar primeiro os Anjos da Guarda dos donos da casa.
   O beato Grignion de Montfort, missionário e grande devoto de Maria, costumava saudar os Santos Anjos das pessoas com quem se encontrava.


NÃO TERIA SIDO UM ANJO?
   Pio IX (1846-1878)o, grande Papa da Imaculada era filho do conde Mastai-Ferreti. Quando menino, costumava ajudar à missa na capela doméstica de seus pais. Um dia, estando ajoelhado no degrau do altar, notou que, do lado oposto, um vulto o chamava por sinais.
   O menino teve medo de sair do seu lugar. Mas, como viu que o vulto insistia, cada vez mais, deixou o lugar e passou para o outro lado onde se achava aquele vulto.
   Naquele mesmo instante desprendeu-se do teto uma grande estátua que caiu exatamente no lugar onde o coroinha, havia
poucos segundos, estava ajoelhado.
   E' que os santos Anjos protegem as crianças de modo maravilhoso.

NÃO QUERO QUEBRAR O JEJUM
   S. Frutuoso, bispo que era de Tarragona, na Espanha, foi encarcerado por certo governador romano chamado Emiliano. Condenado a morrer queimado a fogo lento, achava-se ao pé da fogueira quando alguns cristãos, compadecidos lhe ofereceram de comer para que não desfalecesse.
   - Não, disse o confessor da fé, não quero quebrar o jejum; assim chegarei ao céu mais depressa.
   Todos ficaram muito edificados com tal exemplo de fidelidade às leis da Santa lgreja.

COMO ÊLE MEDITAVA NA MORTE
   S. Efrém ia frequentemente, à tardinha, meditar junto às sepulturas. Triste e pensativo ia de túmulo em túmulo, lendo as inscrições nomes dos defuntos: príncipes da cidade, magistrados da província, ricos senhores, sábios admirados pelo mundo. . . As vezes o Santo chamava-os em voz alta por seus nomes: ninguém lhe respondia. Onde estão aquelas soberbas figuras de homens e de mulheres aos quais todos se sujeitavam? Aquelas línguas que só falavam de seus próprios méritos e dos defeitos alheios? Onde estão? Onde estão aqueles ouvidos que só queriam ouvir seus próprios louvores?
   Tudo se tornou pó e cinza. Lembra-te, ó homem soberbo,
que és pó! Então S. Efrem voltava para casa mais humilde e
mais paciente.

SEMPRE CHEGAVA TARDE
  Um homem da Westïália, durante muitos anos sempre chegava tarde à Missa nos dias de preceito.
  Adoeceu para morrer e mandou chamar o padre com urgência. O Vigário sem demora pôs-se a caminho, mas dizia consigo: "Não será para estranhar que Jesus Cristo chegue tarde a ele, como castigo de sempre ter chegado tarde à Missa". E com efeito; quando o padre chegava à casa, o enfermo expirava sem os sacramentos.

SAÍAM DA IGREJA
   S. Hilário, vendo que algumas pessoas, depois da leitura do Evangelho, saíam da igreja, interrompeu a prática exclamando: "Podeis sair da Igreja, mas do inferno não podereis sair!"

MEU ÚNICO REMÉDIO
  Carlos V perguntou a um servo de Deus, que vivia na corte, como fazia para conservar-se na graça de Deus no meio da licença de costumes dos cortesãos e de tantas ocasiões de pecado.
   - Majestade - respondeu- meu único remédio para não sucumbir é o temor de Deus e a comunhão diária.

EM QUE TE OCUPAS?
Queixava-se um jovem ao seu confessor, dizendo-lhe que ouvia mal a Missa.
- Que fazes durante a Missa? Em que te ocupas?
- Não faço outra coisa senão chorar os meus pecados.
- Continua, meu amigo; desse modo ouves muito bem a Missa.

Fonte: http://pelos-caminhos-de-deus.blogspot.com.br/2014/04/devocao-aos-santos-anjos.html

Comentários

Postagens mais visitadas