OBRAS DA CARNE–Discórdia, dissenões e facções

3º grupo: Discórdias, dissensões e facções
Esse é o grupo do pecado da rebeldia:
Discórdia = desarmonia;
Dissensão = desavença;
Facção = divisão.
Esses são os meios mais utilizados por satanás para entrar na igreja, infiltrar-se no meio do povo de DEUS, jogando irmão contra irmão, ovelha contra a liderança, etc.
Muita dor, sofrimento e tristeza são causados, em função de alguns que estão inclinados a seguir por um caminho de discórdias, dissensões e facções. Isso ocorre, geralmente, por meio de fatos associados, com o intuito de causar tristeza para o cristão e grande prejuízo ao corpo de CRISTO. Essas obras da carne, constantemente, trabalham e intrometem-se nas várias igrejas de CRISTO.
A discórdia é "vã ambição" com o objetivo de ganhar seguidores; ela exige uma divisão de irmãos, pois é improvável que alguém tomado de espírito de discórdia esteja disposto a ficar sozinho, antes, buscará outras pessoas para acompanhá-lo na separação, apoiando sua "posição" e criando facções. Uma pessoa com o espírito de discórdia está tão tomada de seus desejos pessoais e ambições, que para ela a pureza, a paz e a santidade da igreja podem ser sacrificadas, por isso, permanece em meio a igreja, enumerando seus seguidores, trazendo divisão, levando às facções estabelecidas e buscando outras pessoas para integrar em sua “causa”.
Algumas características de uma pessoa rebelde
Desobediência a DEUS, aos líderes e justificativa para os erros, são as principais características de um rebelde. Toda atitude dele não se baseia nas orientações do SENHOR, mas sim no que ele mesmo considera correto e justo. O rebelde ignora os métodos de DEUS e prefere usar de seus métodos próprios, encontra justificativa para cada um de seus erros e, às vezes, até usa a palavra de DEUS para isso, não consegue assumir uma falha, arrepender-se e converter-se aos valores de CRISTO; nunca vê a real gravidade de seus pecados e procura sempre encontrar uma saída para encobrir seu erro e isentar-se de qualquer responsabilidade.
A pessoa rebelde é capaz de contaminar como um câncer; é pedra de tropeço dentro da igreja. A rebeldia desonra a DEUS e traz maldição sobre aquele que se rebela.
Tudo o que ocorre na nossa vida provém de dois princípios espirituais: a obediência, que honra a DEUS e atrai as bênçãos; ou a rebeldia, que honra a satanás e atrai as maldições.
O rebelde também possui o mesmo hábito que levou Coré a ser consumido pela ira de DEUS.
“E se ajuntaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles: por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR? (...) Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo (...) E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.” (Números 16:3, 28, 31-33)
Assim como fez Coré, o rebelde questiona a liderança das autoridades constituídas por DEUS, sendo esse um dos pecados mais comuns nele. Para justificar a desobediência e rebelião, costuma alegar algo do tipo: “Se toda a congregação possui o ESPÍRITO SANTO, por que estou errado e o meu líder está certo? O ESPÍRITO SANTO que está nele não é o mesmo que está em mim também? Se DEUS falou comigo, creio que o meu líder não sabe o que está dizendo, por isso, é melhor não o obedecer”.
Agindo assim, no entanto, o rebelde ignora uma autoridade espiritual constituída por DEUS e, ao mesmo tempo, questiona os próprios métodos do SENHOR.
Todas as pessoas, sem qualquer exceção, estão debaixo da autoridade máxima que está no nome de JESUS CRISTO.
A Igreja não é uma democracia, bem como não pertence a homem algum; ela é, sim, regida por uma Teocracia, portanto, governada por DEUS e pertencente a Ele. O governo de DEUS acontece através de autoridades espirituais levantadas por Ele mesmo.
O próprio JESUS, quando esteve aqui na Terra cumprindo o seu chamado, submeteu-se à autoridade espiritual de DEUS. Aquele que almeja ser reconhecido como uma autoridade espiritual, necessariamente precisa reconhecer e estar debaixo de outras.
Não há nada mais prejudicial do que uma pessoa que professa ser um seguidor do Príncipe da Paz e, ao mesmo tempo, demonstra uma agressão contra os irmãos. O cristão que se envolve com qualquer uma das obras da carne, fere-se e prejudica a igreja, pois as brigas conduzem à discórdia, esta leva à dissensão e a dissensão leva à facção. O resultado de tudo isso é trágico: o avanço do evangelho é impedido, os fiéis são desencorajados, o irmão fraco é prejudicado, a desconfiança geral, a intranquilidade e a dúvida predominam e, pior, almas perdem-se.
“Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.”
1 Coríntios 1:12
“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. “
1 Coríntios 3:17



















Postagens mais visitadas