NOSSA SENHORA DAS DORES





Nossa Senhora das Dores, escultura de Aleijadinho


Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.

Dores


O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria


As profecias de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35) 


A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21); 


O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51); 


O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31); 


Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27); 


Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61); 


Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56). 
Culto


Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás - Brasil


Em Pirenópolis e Magé é venerada na Semana Santa, com o Setenário, e procissão.


Em Mantenópolis é venerada no dia 15 de setembro, a festa começa no mês de agosto com a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas comunidades da Paróquia, iniciado pela comunidade São Geraldo e indo até o município de Alto Rio Novo, que também faz parte da paróquia. Cada comunidade leva até a comunidade vizinha até o dia 15 de setembro, quando a imagem desce em Carreata desde o município de Alto Rio Novo até Mantenópolis, onde há uma Missa que é presidida pelo bispo de São Mateus finalizando a novena. Logo após à missa, há uma apresentação artística de cantores contratados pela paróquia.


Em Boa Esperança, (MG) é venerada na Semana Santa com o Setenário das Dores, e na semana do dia 15 de Setembro. Celebram-se missas durante sete dias, até o dia de sua festa, quando, além de procissão por toda a cidade, celebram-se duas missas: uma de manhã, antes da procissão, e outra à noite.


Também em Marilândia do Sul, (cidade do interior do Paraná), se tem como fé religiosa a devoção a Nossa Senhora das Dores, na qual a promissão de fé do povo, se deu o nome do município (Mari="Maria") e (lândia=terra"),ou seja, Terra de Maria, em devoção a Santa. Após a posse do Padre José Natalício, da igreja matriz do município em 2008, é comemorado no mês de setembro, a festa da paroquia em festejos em homenagem santa, que como em Boa Esperança em Minas Gerais, é venerado um Setenário de missas, em homenagem as sete dores de Maria. Os festejos do mês de setembro da Paroquia Nossa Senhora das Dores de Marilândia do Sul, vem conquistando cada vez mais o reconhecimento cultural regional, por sua organização atravéz da fé, com boas festas, e leilões a tarde do domingo em que se comemora os festejos.




É também alvo de particular culto em Malta e na Espanha (sendo orago dos seguintes municípios: Alanís, Albuñuelas, Alhama de Granada, Arévalo, Ayamonte, Blanca, Cobisa, Cuenca, Granada, Guadix, Güevéjar, Lodosa, Luzaga, Medina del Campo, Uclés, Vera, Villarramiel e Villatuelda).

Postagens mais visitadas