ESPIRITUALIDADE DE MARIA DE NAZARETH

 

Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, desde a anunciação do Anjo até o fim de sua vida viveu para servir à Trindade Santa servindo-a em seu Filho Jesus. Viveu em função dele e se tornou a discípula mais fiel, sua missionária atuante junto a Igreja nascente. Permaneceu com as discípulas e discípulos nos sofrimentos e alegrias (cf. Jo 19, 25-27; At 1,14). Serviu a Igreja e todas as pessoas, em quem via a imagem e semelhança de Deus, portanto irmãs e irmãos conquistados por Jesus. Foi na cruz que ele no-la deu como Mãe e ela nos aceitou como filhas e filhos. Podemos chamá-la com o terno nome de Mamãe querida! Deus, o ABBÁ, tornou-a nossa Mãe e sua Mãe. Que presente! Somos filhas e filhos amados de Deus e de sua Mãe, que jamais duvidou de suas promessas.
Maria ao comprometer-se com a encarnação de Jesus afirmou: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. Viveu para servir. Serviu por amor todas as pessoas. Seguiu Jesus que afirmou: “Eu vim para servir. Tive fome, sede, estava enfermo e no cárcere, era estrangeiro e me acolhestes. Tudo quanto fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis. Quando rezarem, digam: Pai Nosso... Como o Pai me amou também vos amo. Permanecei no meu amor. Eu vos dei o exemplo. Façam como eu fiz e em minha memória. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida. Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância. Não tenham medo. Estarei sempre convosco, até o fim dos tempos”.
Maria seguiu estes e outros ensinamentos de Jesus. Ela nos aponta Jesus o único caminho, verdade e vida. Sua espiritualidade forte e terna, dinâmica e materna sempre se norteou pela vontade do Pai e guiada pelo Espírito Santo serviu o Reino de Deus escolhendo, como Jesus, viver como pobre entre os pobres para que eles conseguissem sua libertação, e libertos, promovessem seus irmãos e irmãs. A espiritualidade de Maria é transformadora, sem medo de assumir riscos, encarnada na realidade, profundamente humana, como humano e divino foi Jesus.
Permaneçamos com Maria, nossa querida Mamãe e com ela sigamos Jesus rumo à nova sociedade, onde reinará a fraternidade dos filhos e filhas amadas de Deus Trino. Nesta sociedade reinará a paz, fruto da liberdade, da solidariedade, da justiça. Todas as pessoas, convertidas para o amor serviço se ajudarão mutuamente e haverá “um só coração e uma só alma”.
Que Maria, Mãe de Deus e nossa guie nossos passos no caminho da felicidade cujo autor é Deus, nossa saudade.

Postagens mais visitadas