PAPA PROPÕES UM DIA DE RETIRO PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE

Giampietro dal Toso - secretary of the Pontifical Council “Cor unum” since his appointment by Pope Benedict XVI

Pontifício Conselho Cor Unum é responsável pela organização e divulgação da iniciativa

O Papa Francisco pediu ao Pontifício Conselho Cor Unum que organizasse um dia de retiro em cada organismo de caridade durante a Quaresma, no contexto do Jubileu da Misericórdia e tendo por tema: Caritas Christi urget nos. Assim, o Dicastério deve organizar orações, reflexões e todo o material necessário, depois, difundi-lo para os organismos, que farão esse dia como e quando for mais oportuno ao longo da Quaresma.

Giampietro Dal Toso, Secretário do Cor Unum, explicou alguns detalhes em uma entrevista na Rádio Vaticano. Sobre o sentido da iniciativa, ele disse que na Igreja há uma “miríade de instituições, de grupos, organismos, que trabalham na caridade e dela são testemunhas, servindo aos outros". Mas, “nem sempre há a consciência de que só é possível dar essa misericórdia se ela for recebida”, acrescentou. "Esta é a chave para entender o sentido desse grande retiro que queremos que fosse realizado em toda a Igreja a nível local”. 

Dom Dal Toso afirmou que "nós podemos viver a misericórdia, fazer obras de misericórdia, gerir instituições de misericórdia somente se, primeiro, recebemos a misericórdia do Pai".

Segundo ele, o desejo do Dicastério é que este dia possa realmente chegar à base, a toda a Igreja em nível local. Por isso, o órgão vaticano está se utilizando de dois instrumentos: as conferências episcopais e as redes internacionais de caridade, como por exemplo a Caritas.

Fonte: ZENIT  O Mundo Visto de Roma

Comentários

Postagens mais visitadas