MENU

AVE MARIA

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém

Menu Deslizante

Páginas

OLÁ!

http://img1.picmix.com/output/pic/original/1/8/8/9/3899881_962d3.gif


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LEIGOS PODEM BENZER A ÁGUA?

"PODEMOS, COMO LEIGOS, ABENÇOAR A ÁGUA?"

Sempre achei que sim, mas achar pode ser apenas um "achismo" e já há algum tempo venho pesquisando sobre o tema. Em alguns links da internet já li que SIM e que NÃO.

NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA LEMOS QUE:

"Todo batizado é chamado a ser uma "bênção" e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos; quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência ser reservada ao ministério ordenado (bispo presbíteros - "padres" - ou diáconos)."

Sabemos que benzer uma água NÃO é um Sacramento, é um "sacramental", ou melhor, a água e objetos bentos são sacramentais.

Como batizada sou chamada a ser bênção e a abençoar. Logo, nesta condição todo leigo pode também abençoar a água!

Achei um link ótimo sobre O PODER DA BENÇÃO:

Interessante que a água benta é utilizada  nos primórdios da Igreja, em íntima conexão com o Batismo.

Se olharmos na Sagrada Escritura veremos que a água sempre teve um papel fundamental desde a criação do mundo; ela está presente no batismo de Jesus Cristo, na cura do cego, quando Cristo pede água à mulher samaritana, entre outros. Vemos sua presença em muitos e importantes fatos narrados pelos autores bíblicos. O primeiro milagre do Senhor está relacionado com esse elemento, quando Ele a transformou em vinho. Jesus Misericordioso explicou a Santa Faustina, autora do Diário, o significado dos dois raios em destaque na imagem d'Ele: "Os dois raios representam o Sangue e a Água. O raio pálido representa a Água, que justifica as almas; o raio vermelho representa o Sangue, que é a vida das almas".

A água benta afugenta o demônio.

O Padre Jose Fortea, exorcista, explica:

Porque a água benta atormenta tanto o demônio?

Como algo material pode ter alguma influência sobre algo espiritual? São campos tão distintos, tão independentes, que parece que o material não pode, de modo algum, expulsar, produzir incomodo ou qualquer efeito sobre um demônio. Há algum tempo escrevi que se o material (água benta, óleo do santo Crisma, etc.) tem capacidade para atormentar e expulsar os demônios, não é por sua própria materialidade, e sim porque a Igreja, com o poder recebido de jesus Cristo, pode unir um efeito espiritual a um objeto. Portanto o objeto não é nada em si, é o poder de Cristo que está ali, unido àquele objeto.

De qualquer modo, a experiência dos últimos anos fez – me complementar essa opinião. Complementar e não mudar. Sigo sustentando a mesma opinião, mas comprovei que não é o mesmo abençoar um objeto ou outro. Há objetos que, pelo que simbolizam em si, tem uma efetividade concreta. E a esse respeito posso contar uma anedota. Em certa ocasião, não tínhamos água na paróquia. Fazia muito frio e a água estava congelada nos canos. Não se podia dar de beber a pessoa a água benta das pias, uma vez que já estava há alguns dias ali e, sobretudo, porque colocamos os dedos nela. Assim, quando já estava a ponto de sair da paróquia em busca de água naquela frígida manhã, me dei conta de que havia uma garrafa de limonada que tinha sobrado de uma reunião de catequistas. Ocorreu – me abençoar o conteúdo da garrafa, pensando que o tipo da matéria era o de menos e que o importante era a oração que se vinculava a ela. Pois bem, logo observei que ainda que eu produzisse algum efeito, esse era muito menor. Passado alguns minutos, ordenei ao demônio em nome de Jesus que me dissesse por que estava agindo daquela maneira. Ele resistiu, mas ao final disse – me que a água era símbolo de pureza e limpeza, e que outro líquido abençoado também lhe produzia algum efeito, mas menor.

Se observarmos os objetos que a Igreja tem abençoado ou consagrado, vamos perceber que todos possuem um simbolismo inerente: sal, incenso, água, óleo, velas, pão.

ENCONTRAMOS MAIS ALGUNS EFEITOS DO USO   DA ÁGUA BENTA AQUI:

Efeitos espirituais da água benta:

1 – Afugenta todo o poder do demônio no lugar em que se joga a água benta;
2 – Nos dá forças contra os pecados mortais e veniais;
3 – Afugenta toda sombra, fantasia e astúcia diabólica;
4 – Tira as distrações na oração;
5 – Dispõe a alma, com a graça do Espírito Santo, à maior devoção.

Efeitos corporais da água benta:

1 – Abundância nos bens temporais;
2 – Afasta as enfermidades;
3 – Afugenta os gafanhotos, ratos e outros animais daninhos e ares pestíferos.

clip_image002

* A seguir reproduzo Orações para Bênçãos retiradas do blog http://rezairezairezai.blogspot.com.br/p/bencaos-da-agua-bencaos-do...

Na falta de um SACERDOTE, nós podemos ABENÇOAR  a água e outros objetos.

Abençoar é um dom que todos nós batizados recebemos, pois, pelo batismo, nos tornamos, sacerdotes, profetas e reis em cristo Jesus.

COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA , nº 1268

" Os batizados  tornaram-se "pedras vivas" para a "construção de um edifício espiritual, para um sacerdócio santo" (1Pd 2,5). Pelo batismo participam do sacerdócio de Cristo, de sua missão profética e régia; "sois a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de sua particular propriedade, a fim de que proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa" (1 Pd 2,9) O Batismo faz participar do sacerdócio comum dos fiéis."

Assim, nós possuímos o dom de abençoar a água, ou seja, de tornar a água benta.

Muitos de nós estamos acostumados a pensar que a água benta só se encontra na igreja, ou através do padre.

Mas pelo nosso sacerdócio comum do batismo, também temos o poder de abençoar não só a água, mas o sal, o vinho, qualquer objeto, nossa casa, carro, família, amigos, animais de estimação etc.

A bênção é um dom, uma graça que invocamos a deus, para que proteja aquilo ou aquele por quem rezamos. Toda bênção é também louvor a deus e pedido para se obter seus dons.

" Dependem do sacerdócio batismal: todo batizado é chamado a ser uma bênção e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos; quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência será reservada ao ministério ordenado" Catecismo da Igreja Católica,nº1669.

clip_image004

Use bênçãos para tudo o que você possui: roupas, objetos, anéis,correntes, carro, casa, animais de estimação.

Tudo o que você possui pode e deve ser abençoado.

Ao abençoar você se cerca ainda mais do poder deus, cria um elo com aquilo que você abençoa e assim se cerca de mais proteção contra os poderes das trevas, que a todos procura tentar e colocar em perdição.

Lembre-se também que nossos inimigos não só os visíveis mais também os invisíveis.

Proteja-se de ambos cercando-se de bênçãos.

Para abençoar, normalmente, é sempre feita

"uma oração, acompanhada de um determinado sinal, como a imposição da mão, o sinal da cruz ou a aspersão com água benta(que lembra o batismo)" catecismo da igreja católica,1668

Em cristo, os cristãos são abençoados por deus, o pai de "toda sorte de bênçãos espirituais "(ef 1,3). É por isso que a igreja dá a bênção invocando o nome de jesus e fazendo habitualmente o sinal sagrado da cruz de cristo." catecismo da igreja católica, 1671

RITUAIS PARA BÊNÇÃO DA ÁGUA, DO SAL, DAS VELAS E DO INCENSO:

1.BÊNÇÃO DA ÁGUA


clip_image005

Com as mãos erguidas sobre a água faça a seguinte

ORAÇÃO:
Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.

Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma.  + ( Faça o sinal da cruz sobre a água, tocando-a)
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

OUTRA FÓRMULA:

1.1 BÊNÇÃO DA ÁGUA

clip_image007

Faz o sinal da cruz enquanto diz

O nosso auxílio está no nome do Senhor+ que fez o céu e a terra

Eu te abençoo, ó criatura água, em nome de deus pai onipotente, de jesus cristo, filho de deus, nosso senhor, e pela virtude do espírito santo, para que ponhas em fuga os poderes oculto do inimigo, para que o extermines e aniquiles com todos os anjos dele, pelo poder do mesmo jesus cristo nosso senhor, que há de vir julgar no fogo os vivos e os mortos. Amém

 

ORAÇÃO:
Esta oração foi adaptada para ser feita pela pessoa que benze e deseja usar a água, para isso deve ser uma clip_image008pessoa batizada.  Rezar com as mãos sobre a água.

Ó Deus que conferiste a água o privilégio de participar nos maiores sacramentos instituídos por vós para a salvação dos homens, escutai favoravelmente as minhas preces e derramai sobre este elemento, já previamente purificado, a graça da vossa unção, para que sendo criatura vossa  a serviço dos vossos mistérios, receba a virtude da divina graça que afugente o demônio e afaste toda espécie de doença.

E fazei senhor que todo objeto pertencente a minha casa  ou a lugar por mim frequentado, que for aspergido com esta água, se conserve imune da impureza e livre de todo o mal;

Que não pairem sobre ele o bafo da corrupção, nem o verme da peste; que as insidias do inimigo oculto não o dominem e se aí algum mal residir que atente contra a paz dos que nele habitam, que esta água benta o destrua, para que a prosperidade que imploramos pela invocação do vosso nome santíssimo se conserve ao abrigo de tudo o que lhe possa servir de obstáculo.

Por nosso senhor Jesus cristo. + (sinal da cruz sobre a água)

Amém

2.BÊNÇÃO DO SAL

clip_image010Faz-se o sinal da cruz e diz:

Nosso auxílio está no nome do Senhor + que fez o céu e a terra.

Eu te abençôo sal, criatura de Deus, + por Deus vivo, + por Deus verdadeiro, + por Deus Santo, pelo mesmo Deus que mandou ao profeta Eliseu que te lançasse no mar para tornares as águas salubres e fecundas, eu te abençoo afim de que sejas instrumento de salvação, para todos os que creem, saúde da alma e do corpo para os que te receberem, e para que defendas e imunize da astúcia e da maldade do demônio os lugares onde te lançarem e afugentes deles todo o espírito impuro, em nome daquele que há de vir julgar pelo fogo os vivos e os mortos.

ORAÇÃO:
Ó Deus eterno e onipotente, nós vos suplicamos humildemente  à vossa infinita misericórdia a graça de abençoardes e santificardes este sal que vos dignastes criar para uso dos homens, e de concederdes  a quem o receber a saúde do corpo e da alma. E fazei senhor que tudo aquilo, em que ele tocar ou for lançado, se conserve imune da impureza, e dos ataques do espírito da maldade. Por nosso senhor jesus cristo vosso filho.
(deite o sal bento na água por três vezes em forma de cruz e diga:)
Que esta mistura de sal e de água se faça + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

ORAÇÃO SOBRE A ÁGUA E O SAL MISTURADOS:

Ó Deus, que sois princípio de invencível poder, rei dum império indestrutível e que triunfais sempre com grande glória, a vós que reprimis as forças, dos que tentam subverter os vossos desígnios,

Que abateis a fúria rugidora do inimigo e debandais os poderes hostis da maldade, suplicamos e pedimos com humildade e temor, que vos digneis olhar favoravelmente para esta criatura de água e sal;

Que a nobiliteis com a efusão do vosso espírito santificador, para que de todo o lugar que for com ela aspergido se afaste pela invocação de vosso nome santíssimo, o contágio do espírito da impureza e o medo da mortífera serpente,

Para que a presença do espírito santo nos assista em toda parte com a vossa misericórdia.

Por nosso senhor Jesus cristo vosso filho na unidade do mesmo espírito santo, por todos os séculos dos séculos.

Amém

3.BÊNÇÃO DO INCENSO

clip_image012

Reza-se sobre os grãos do incenso

ORAÇÃO

Por intercessão do bem-aventurado são Miguel arcanjo, que está de pé à direita do altar do incenso, e pela de todos os santos, digne-se o senhor abençoar + este incenso e aceitá-lo como suave perfume. Por jesus cristo nosso senhor. Amém

OBSERVAÇÃO:
Use o incenso em seu altar, oratório, também incense cruzes ou imagens que tenha em sinal de reverência, ou para abençoar sua casa, seus objetos.
O incenso é sinal de nosso louvor e de nossa prece que se eleva a deus. Enquanto o usa ou oferece em seu altar em suas orações, mentalize seus pedidos ou apenas deixe-se levar pela beleza da fumaça que se eleva, você sentirá como sua oração ficará mais rica com esse gesto de louvor a deus e sentirá os efeitos benéficos desse ritual.


Pode-se dizer as seguintes preces quando se oferece o incenso no altar ou oratório:

Que este incenso, que abençoastes, suba até vós, senhor, e se derrame sobre nós a vossa misericórdia.

clip_image013

Fazei, Senhor, que a minha oração suba como este incenso, à vossa presença, e que o erguer das minhas mãos seja como um sacrifício da tarde.

Ponde guarda, senhor, à minha boca e um freio a estes meus lábios, não se me enrede o coração em palavras de maldade à busca de pretexto para se excursar do pecado.

 

clip_image014

 

 

Ou:
Que o senhor acenda em nós o fogo do seu amor e a chama da eterna caridade. Amém

 

 


4.BÊNÇÃO DO FOGO DA VELA

clip_image015

Senhor Deus, Pai Onipotente, luz indefectível, e autor de toda luz, abençoai este lume, que já por vós foi abençoado e santificado para iluminar o mundo e fazei que sejamos nele abrasados e alumiados com o fogo da vossa claridade.

E assim como alumiastes Moisés quando saiu do Egito, iluminai também os nossos corações e sentidos para que mereçamos chegar à vida e luz eterna. E fazei que em todo o lugar onde for levada o mistério desta luz, os poderes das sombras cedam à virtude da vossa divina misericórdia. Por cristo, nosso senhor. Amém

 

 

OBSERVAÇÃO:

clip_image016

A vela pode ser usada na Bênção da casa levando-a em todos os cantos da casa, traçando o sinal da Santa Cruz nas portas e janelas e em todos os ambientes, rezando  sempre, pode-se dizer apenas: LUMEN CHRISTI! ( LUZ DE CRISTO!)

OBSERVAÇÕES:
Use a água, o sal, as velas, os grãos de incenso sempre que sentir necessidade de uma força a mais em suas preces ou como achar melhor, guarde-a em seu oratório, ou seu pequeno altar caseiro se não tem faça um. E use-a em suas preces.
É sempre bom usar a água benta e qualquer outro elemento abençoados por um sacerdote, mas lembre-se: Cristo também nos conferiu seu poder, e não só aos seus sacerdotes.
Eles são importantes pois receberam uma missão muito mais específica que nós, mas não são mais santos, muito menos mais poderosos.

No entanto, a bênção de outra pessoa sobre nós é sempre uma força a mais.
É o poder da comunhão dos santos, poder que nos une e nos irmana.
No entanto, utilizar nossa força, como sacerdotes comuns, é algo que só nos fortalece como orantes, e nos aproxima mais da ligação com deus sem intervenção de mediadores, como o sacerdote, sabendo que ele tem seu valor, claro.

Fonte: http://aveluz.ning.com/profiles/blog/show?id=3019310%3ABlogPost%3A154326&xgs=1&xg_source=msg_share_post

DESEJO À VOCÊ!

Que… “Chuvas de Bênçãos sejam derramadas abundantemente sobre ti e tua Casa“… Que… a Unção de DEUS seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente pela Glória de DEUS“… Que… “DEUS faça prosperar tudo aquilo que vier até tuas mãos, e que de uma semente cresçam milhares de árvores Frutíferas“… Que… “Todas as Promessas de DEUS sejam uma Coroa de Vitória e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu DEUS, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre“… Que… “Rios de águas Vivas corram dentro de tí, purificando, e levando tudo aquilo o que não é de DEUS“. Que…“A Glória de DEUS repouse sobre sua vida…Amém ...