EVANGELHO DO DIA 24/08/2014

Domingo, 24 de Agosto de 2014.

Santo do dia: São Bartolomeu, Apóstolo, Santa Emília de Vialar, virgem
Cor litúrgica: verde

Evangelho de hoje: São Mateus 16, 13-20

Primeira leitura: Isaías 22, 19-23
Leitura do livro do Profeta Isaías:
Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio: 19"Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo. 20 Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias, 21 e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. 22 Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi;ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. 23 Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 137 (138)
- Ó Senhor, de coração eu vou dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
R: Ó Senhor vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!
- Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
R: Ó Senhor vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!
- Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres e de longe reconhece os orgulhosos. Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
R: Ó Senhor vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!

Segunda leitura: Romanos 11, 33-36
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:
33 Ó profundidade dda riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34 De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36 Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16, 13-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; e os pobres do reino das trevas jamais poderão contra ela! (Mt 16, 18)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do do homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista, outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. 19 Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". 20 Jesus, então, ordenou os discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário do dia Beato John Henry Newman (1801-1890)
Presbítero, Fundador do Oratório em Inglaterra
Sermão «O Ministério Cristão»

«Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja»

O ministério de Pedro permanece na Igreja, […] na pessoa daqueles que lhe sucederam; é preciso compreender que a bênção do Senhor, pronunciada primeiramente sobre ele, recai também sobre o menor dos seus servos que «guardam o depósito da fé que lhes foi confiado» (cf 1Tim 6,20). Pedro representa-os e é o símbolo de todos eles.
«És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te ei as chaves do Reino do Céu.» Promessa sagrada e gloriosa! Seria possível que ela se esgotasse inteiramente na pessoa de Pedro, por grande que fosse este nobre apóstolo? Terá sido inserida na «Boa Nova eterna» (cf Ap 14,6) simplesmente para testemunhar em favor de alguém há muito desaparecido?
Além disso, a Palavra inspirada de Deus costuma exaltar as pessoas? A riqueza desta bênção de Cristo não resiste a qualquer interpretação minimalista que possamos fazer dela? Não transborda, façamos o que fizermos, até que a nossa falta de fé seja vencida pela bondade daquele que assim se comprometeu? Em resumo, não será devido a um conjunto de preconceitos que tantas pessoas estão impedidas de acolher essa promessa de Cristo feita a Pedro em conformidade com a plenitude da graça que a acompanhou? […] Se as promessas feitas por Cristo aos apóstolos não se concretizassem na Igreja ao longo de toda a vida da mesma Igreja, como poderia a eficácia dos sacramentos estender-se para além do período em que eles tiveram início?

Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas