TERAPIAS DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS

O Catecismo da Igreja Católica, quando aborda o tema da moral cristã, recorda que diante do homem existem dois caminhos, um que leva à vida e outro que leva à perdição. Nesta nova versão do curso de Terapia das Doenças Espirituais, Padre Paulo Ricardo indica-nos o caminho trilhado pelos santos, na luta contra as desordens causadas pelo pecado.

O amor desordenado por si mesmo, tradicionalmente conhecido por filáucia, está na origem de todas as nossas más inclinações: é o amor próprio que nos incita a abusar das refeições, cometendo o pecado da gula (gastrimargia), a transformar as pessoas em objeto de prazer (luxúria) e a ser avarento, negando-se a praticar a máxima cristã da caridade (avareza). Esses três pecados capitais, por sua vez, geram as demais desordens - a tristeza, a preguiça, a ira -, até chegarmos ao orgulho. Na luta contra essas doenças espirituais, por conseguinte, está em jogo não só nossa saúde como também nossa própria salvação.

Mas o que fazer? São Paulo aponta-nos um caminho: “castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros” (Cf. I Cor 9, 27). É necessária uma espécie de terapia, que envolve oração, renúncia e uma sincera busca pela santidade.

Acompanhe conosco estas aulas e, juntos de São Paulo, corramos, mas não sem rumo, a fim de que alcancemos a coroa incorruptível da santidade (Cf. I Cor 9, 25-26).

Fonte: https://padrepauloricardo.org/cursos/terapia-das-doencas-espirituais

Comentários

Postagens mais visitadas