OVELHAS NO MEIO DE LOBOS



Você já deve ter ouvido alguém dizer que existem muitos lobos no meio de ovelhas dentro da igreja, não é? Também você já deve ter ouvido a expressão "lobo em pele de ovelha", certo?

Sim, existem muitos lobos tentando se apresentarem como ovelhas na igreja, assim como o apóstolo Paulo disse que apareceriam na igreja de Éfeso após a sua partida (Atos 20:29). 

O Senhor Jesus enviou os discípulos dizendo: "Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos." (Lucas 10:3). Como discípulos de Cristo, temos a missão de viver como ovelha dEle em meio a lobos devoradores. Precisamos ouvir e obedecer a voz do Bom Pastor e não permitirmos a influência dos hábitos e desejos dos lobos que vivem ao nosso redor.

Viver como ovelha no meio de lobos é crer que é "bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1). Porém, como é possível viver como ovelha no meio de lobos? Vamos aprender com a narração bíblica da história de quatro jovens exemplares.

Nabucodonosor, rei de Babilônia, sitiou Jerusalém e levou para o seu reino os utensílios da casa de Deus. Além disso, ele pediu que o chefe dos seus eunucos, fizesse um processo seletivo em Israel para levar os jovens da linhagem real sem defeito algum, bonitos, inteligentes, sábios e educados para servirem no palácio do rei (Daniel 1:1-4).

Então, foram levados vários jovens para a Babilônia, 

e lá foi determinado que todos deveriam se alimentar com o manjar e o vinho do rei durante três anos. Porém, entre todos aqueles jovens havia quatro jovens diferentes: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

Eles eram diferentes porque seus pensamentos estavam voltados completamente para o Senhor, mesmo estando na Babilônia como todos os outros jovens. Diz a Palavra de Deus que: "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se." (Daniel 1:8). Da mesma forma, os amigos de Daniel também seguiram sua decisão e não se contaminaram com o vinho e o manjar do rei.

Durante dez dias, os quatro jovens comeram apenas legumes, mas Deus honrou suas decisões e a aparência deles ao final dos dez dias era mais formosa que a aparência de todos os outros jovens (Daniel 1:15).

Chama a atenção que muitos jovens de Israel foram levados para a Babilônia, jovens que foram educados segundo às leis de Deus, porém somente quatro deles decidiram obedecer fielmente ao Senhor, independentemente das consequências. Talvez os outros jovens parecessem ovelhas quando estavam em Israel, mas se misturaram com os lobos na Babilônia. Contudo, Daniel e seus três amigos permaneceram como ovelhas no meio de lobos devoradores, assim como nós devemos agir, firmando a bandeira da Verdade.

Postagens mais visitadas