EXERCITE O DOMÍNIO PROPRIO

Você se irrita facilmente? Frequentemente você perde o controle e age impulsivamente? O que é necessário para tirar você do sério? Apesar dessas perguntas não queremos vender nenhum remédio milagroso para você.

Enfrentar conflitos faz parte da nossa vida. É comum enfrentarmos conflitos nos relacionamentos com familiares ou com o cônjuge, no trabalho, na escola e em qualquer lugar onde existam pessoas. Os conflitos são comuns devido à individualidade do ser humano, portanto são inevitáveis.

Como os conflitos são inevitáveis, conviver com outras pessoas é um desafio que só pode ser superado pelo amor. Para não sofrermos com os conflitos e não fazermos outras pessoas sofrerem, precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos e emoções.

Para isso, precisamos permitir que Deus nos transforme em árvores frutíferas, a fim de que produzamos os frutos do Espírito Santo, dentre eles, o domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Vale lembrar que o domínio próprio também é referenciado em algumas traduções da Bíblia pela palavra temperança. 

Você já "explodiu" em alguma conversa com pessoas próximas por discordar de suas opiniões? Você já disse palavras das quais se arrependeu depois? Você já se irou por ser contrariado? Se sim, então você precisa de domínio próprio.

O domínio próprio está diretamente ligado à mansidão, afinal esta também é um fruto do Espírito Santo. 

Ninguém melhor do que Jesus para nos ensinar sobre mansidão e domínio próprio, por isso Ele disse para aprendermos com Ele, que é manso e humilde de coração (Mateus 11:29).

Jesus, no ápice da tentação de sua natureza humana, exercitou o domínio próprio. Quando foi traído e entregue por Judas no Getsêmani, apesar de toda angústia que sofreu, Jesus dominou sua natureza. Ele foi cuspido e açoitado, mas não blasfemou ou resmungou em nenhum momento, nem proferiu palavras de maldição contra os soldados, escribas e sacerdotes. Ele agiu como ovelha muda levada ao matadouro. 

A ausência de domínio próprio gera intolerância, ações precipitadas, discussões que, por sua vez, geram resultados ainda mais negativos para nossas vidas. Por isso, o Senhor nos ensina que "Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." (Provérbios 25:28). Quando não agimos com domínio próprio, tornamo-nos vulneráveis a ponto de sermos incomodados e perturbados pelas situações mais insignificantes.

Aprenda a agir com mansidão e domínio próprio em todos os momentos da sua vida mesmo que você seja humilhado e afrontado (Gálatas 6:1; Tiago 3:13). Não seja como uma criança, tenha temperança!

Postagens mais visitadas