NOVENA DE SANTA BERNADETTE

Corpo incorrupto de Santa Bernadete, Nevers, França.

ORAÇÃO INICIAL DA NOVENA

Ó Minha Senhora e minha Mãe, Vós manifestastes em Lourdes a grandeza de vosso poder e a imensidade de vossa bondade, e por isso todos os homens vão a Vós e Vós os curais.
Não permitais que eu me separe de Vós. Mãe, é o que Vos peço mais do que tudo, do fundo de minha alma. Pois, dessa forma, não me afastarei de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, para o qual Vós sois, por vontade d’Ele, canal necessário, medianeira universal e onipotência suplicante.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Santa Bernadete, rogai por nós!

Primeiro Dia: a virtude da confiança

Santa Bernadete, aumentai nossa confiança na Santíssima Virgem, por quem tiveste a honra de padecer contrariedades que pareciam invencíveis na terra.
Como Vós, também nós nos colocamos sob a Sua proteção, para guardar sempre a certeza de que, afinal, faremos a vontade de Deus, pela poderosa intercessão da Mãe de Deus.
Pensamento espiritual: “Nossa Senhora me disse que eu não seria feliz neste mundo, mas no outro”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

Segundo Dia: o amor a Deus

Obtende-nos, ó Santa Bernadete, de amar sempre fielmente e profundamente Nosso Senhor, Majestade infinita, de cujo Coração emanam torrentes de amor à procura de quem queira recebê-las.
Que todos os atos de nossa vida sejam voltados para esse amor incorrespondido, e que, acolhendo-o em nosso coração, possamos irradiá-lo para os outros.
Pensamento espiritual: “Penso que Nossa Senhora me dá o Menino Jesus. Eu O pego no colo. Falo com Ele e Ele fala comigo”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

 

Terceiro Dia: a virtude da humildade

Ó Santa Bernadete, que fostes escolhida da Mãe de Deus, fazei que pratiquemos e amemos a verdade plena a nosso respeito, as hierarquias postas por Deus, sem querermos ser o que não somos.
Pensamento espiritual: a Irmã Bernarda Dalias disse à superiora não conhecer Bernadete. Ela apontou uma noviça pequena, sorridente, e disse: “Bernadete? Olha ela aqui!”.
Então exclamei: “Só isso?”.
Bernadete me respondeu: “É verdade, senhorita, é só isso!”. “Se Nossa Senhora tivesse encontrado uma mais ignorante, ela a teria pego, e não a mim”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Quarto Dia: a resignação no sofrimento

Santa Bernadete, vós que soubestes tão pacientemente e com tanta confiança em Deus, suportar os sofrimentos morais da oposição dos homens quando conversáveis com a Virgem do Céu, e suportar as dores físicas da doença, obtende-nos esta mesma resignação nas penas de nossa vida.
Pensamento espiritual: “A Cruz pode substituir tudo, mas nada pode substituir a Cruz”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Quinto Dia: amar a oração

Ensinai-nos, ó Santa Bernadete, a pedir a Deus em todas as necessidades nas quais possamos nos encontrar, como a própria Virgem Maria vo-lo ensinou em Massabielle.
Pensamento espiritual: “Quando você passa na frente da capela e não tem tempo para parar, encarregue seu anjo da guarda de levar sua mensagem ao Senhor no tabernáculo”.
“Doce Coração de Jesus, sede o meu amor, doce Coração de Maria, sede a minha salvação. Meu Jesus, misericórdia! Concedei o repouso eterno às almas dos fiéis defuntos”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Sexto Dia: o abandono à vontade de Deus

Ó Santa Bernadete, vós fostes instrumento tão dócil à vontade de Deus, expressa por intermédio de Maria.
Ensinai-nos a obedecer lealmente à vontade de Deus, combater corajosamente pela sua glória e submeter-nos generosamente a tudo quanto nos pede.
Pensamento espiritual: “Irmã, não esqueça o que eu lhe digo: onde quer que você esteja, lembre-se sempre de trabalhar só pelo Senhor. Você entende, não é? Pelo Senhor”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Sétimo Dia: a virtude da caridade

Nós queremos nos assemelhar a vós, ó Santa Bernadete, no nosso amor a Deus e aos homens, e tornarmo-nos, como vós, instrumentos dóceis e prestativos da Providência para o bem do nosso próximo.
Pensamento espiritual: “O pouco tempo que temos no mundo, é preciso que o empreguemos bem”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Oitavo Dia: amar a penitência

Fazei-nos compreender, ó Santa Bernadete, a necessidade da mortificação para a remissão das nossas culpas, conforme a mensagem que nos transmitistes da parte da Rainha do Céu.
Oferecemos especialmente em reparação pelas faltas dos fiéis no momento difícil por que passa a Igreja Católica.
Pensamento espiritual: “Penitência, penitência, penitência”. (Nossa Senhora à Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

Nono e último Dia: uma genuína vida Interior

Nós quereríamos como vós, ó Santa Bernadete, viver sob o olhar de Deus e da Virgem Maria.
Obtende-nos a graça de nos assemelharmos a vós, especialmente em todos os dias da nossa vida.
Pensamento espiritual: “Tenho uma única aspiração, a de ver a Virgem Santa glorificada e amada”. (Santa Bernadete)
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.

 

 

 

 

ORAÇÃO FINAL DA NOVENA

Ó minha Mãe e minha Senhora de Lourdes, sei que eu merecia ser abandonado.
Mas sei que Vós existis e que pedis para o homem não aquilo a que ele tem direito, mas aquilo a que ele não tem direito.
Vós pedis para o homem o perdão a que ele não tem direito, a generosidade a que ele perdeu o direito, o afago a que seus atos de virtude não dão título.
Pois bem, tudo isso Vós obtendes para eles, pelos méritos de vosso sorriso, junto ao vosso Divino Filho.
E eu sei que em determinado momento sairei disto e continuarei a ir para frente.
Ó minha Mãe, vede onde me deixei cair!
Minha Mãe, não conseguirei nada enquanto Vós não me ajudardes.
Ajudai-me, ajudai-me! Amém.

Por: Luis Dufaur

Fonte: Lourdes e suas Aparições

Comentários

Postagens mais visitadas