PRÓXIMO 11 DE FEVEREIRO: FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra, Beato Angelico

Uma verdade fundamental é que Nossa Senhora é Medianeira de todas as Graças.
Porque para Nossa Senhora ser verdadeiramente Rainha, é preciso que Ela possa junto a Deus tudo quanto Ela quer.
Porque é por esta forma que Ela governa o mundo.
Para o reinado d’ Ela sobre todo o universo, ela tem que ser a Rainha de todos os anjos, de todos os santos, de todos os homens, de todo o mundo material e dominadora terribilíssima e completa do demônio. E, para isto Ela precisa ter a graça de Deus.
Ela é exatamente o ponto de convergência de todas as graças de Deus. E por isso é Rainha.

A onipotência de Nossa Senhora é chamada, muito adequadamente, onipotência suplicante. Porque a súplica que Ela faz, pode tudo.
Porque ela pode tudo junto d’Aquele que é o Onipotente. Por isso Ela é Rainha.
Nossa Senhora é o canal de todas as graças. Ela é a Rainha de tudo, porque todas as graças passam por Ela. Todas as graças que são dadas aos homens, passam pelas mãos dEla. Todos os pedidos que os homens fazem a Deus são apresentados por meio dEla.
Se todos os santos e anjos do Céu pedissem algo que não fosse por meio dEla não obteriam. Ela sozinha, pedindo sem nenhum deles, obtém.
E porque Ela é medianeira de todas as graças, é que Ela é onipotente. Há, uma correlação íntima entre uma coisa e outra.
Agora, as aparições de Lourdes se inserem numa série de aparições de Nossa Senhora no século XIX, que são merecidamente as mais célebres.
Essas aparições culminam com Fátima e a afirmação do Reinado de Maria.
A aparição de Lourdes, portanto, está num pontilhado de aparições que, nas noites extremas de nossos dias, são como uns pontos alvos, anunciando que o Reino de Maria virá.
Nosso Senhor Jesus Cristo poderia ter dado a fecundidade estupenda de milagres que deu a Lourdes a um santuário d’Ele.

Sagrado Coração de Jesus aparece a Santa Margarida Maria Alacocque, basílica do Sagrado Coração de Jesus, São Paulo

Sagrado Coração de Jesus aparece
a Santa Margarida Maria Alacocque

Na França, por exemplo, há o magnífico santuário de Paray-le-Monial, onde o Sagrado Coração de Jesus fez suas revelações a Santa Margarida Maria Alacoque.
Deus poderia perfeitamente fazer com que esses milagres se dessem lá. Mas não, Ele quis que a maior fonte de milagres que houve na História mundo, fosse num santuário consagrado a Nossa Senhora.
Quer dizer que Ele quer que aquelas curas todas só sejam obtidas sob a égide de Nossa Senhora, depois de uma aparição d’Ela, como graça d’Ela, e mediante pedido feito a Ela.
Quer dizer, que Ele quis todas essas curas estupendas passassem pelas mãos dEla. Para que?
Evidentemente para documentar a verdade de fé que é a mediação universal de Nossa Senhora. E para os homens compreenderem bem até que ponto Ela pode tudo.
As piores doenças, os maiores males, os sofrimentos mais horrorosos: Ela cura. Ela toma as leis mais inflexíveis da natureza e as elimina.
Ela vence tudo: é um tal domínio de Nossa Senhora sobre a natureza, como mais não se pode imaginar.
Tudo isto é feito por meio d’Ela. Por quê?

Lourdes, doentes rumo à Gruta

Doentes em Lourdes

Para mostrar que todas as graças vêm por meio d’Ela. Porque Ela é a Rainha do Céu e da Terra. E por Ela passa tudo.
Tudo quanto está abaixo de Nossa Senhora está incomensuravelmente abaixo d’Ela. É o que a perenidade das curas de Lourdes nos diz.
Ela concede também favores materiais, que impressionam muito, mas que mal analisados levam a achar pouco importantes os favores espirituais das graças de Lourdes.
Deus dá de fato favores materiais que a gente deve pedir. Mas eles visam levar nossa alma a desejar os favores espirituais. Quer dizer, as graças para a alma.
Por aí Deus atrai verdadeiramente as almas para Ele.
Em Lourdes, Nossa Senhora corrige o coxo, porque tem pena dele. Mas Ela quer muito mais bem para ele, Ela quer fazer-lhe um bem para a alma.
Quando é o caso de curar, Ela cura com amor materno.
Mas cura para fazer sentir às pessoas a bondade dEla. E para lhes estimular o desejo de adquirirem os bens da alma. Ela cura o corpo, mas visa sobretudo a cura da alma.
Essa é uma bela verdade para ter em vista na hora de rezarmos a Nossa Senhora de Lourdes, sobretudo no dia de sua festa.

Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, palestra de 4/2/65. Sem revisão do autor.

Por: Luis Dufaur

Fonte: Lourdes e suas Aparições

Comentários

Postagens mais visitadas