PAPA FRANCISCO DECIDIU CONSAGRAR O MUNDO AO IMACULADO DE MARIA, NO DIA 13 DE OUTUBRO

Imagem da Capelinha das Aparições vai ao Vaticano
Papa Francisco decidiu consagrar mundo ao Imaculado Coração de Maria, no dia 13 de outubro

Santuário de Fátima | João Paulo II diante da imagem da Capelinha das Aparições, Vaticano, 1984

Fátima, Santarém, 12 ago 2013 (Ecclesia) – A imagem da Virgem de Fátima venerada na Capelinha das Aparições vai viajar até ao Vaticano em outubro, para uma celebração de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, a pedido do Papa.

A revelação foi feita hoje em Fátima, durante uma conferência de imprensa, pelo bispo local, D. António Marto, o qual adiantou que a solicitação foi feita "ainda no tempo do Papa Bento XVI", agora emérito.

O prelado fala num acontecimento de "relevo mundial" ao qual o Santuário não poderia deixar de se associar.

A celebração decorre na reta final do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), referiu o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

"Muito nos honra que tenha sido escolhida a imagem de Nossa Senhora de Fátima para estar presente nesta jornada mariana do Ano da Fé em Roma", acrescentou, frisando que esta imagem é "significativa para todo o mundo católico", um "ícone".

Em carta dirigida ao bispo de Leiria-Fátima, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, comunicou que “é um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo”.

Esta será a primeira vez que a imagem vai estar ausente da Cova da Iria (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima) durante uma peregrinação internacional aniversária, celebradas nos dias 13 de cada mês entre maio e outubro, evocando as seis aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em 1917.

"Ao Santo Padre não se pode dizer que não", justificou D. António Marto.

Francisco vai repetir um gesto realizado por João Paulo II (1920-2005), diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, na Praça de São Pedro, Vaticano.

O Papa polaco, que visitou Fátima em três ocasiões (1982, 1991, 2000), proferiu então diante da imagem da Virgem o ‘ato de consagração’ que já tinha feito na Cova da Iria, a 13 de maio de 1982.

“A força desta consagração permanece por todos os tempos e abrange todos os homens, os povos e as nações”, disse João Paulo II, que entregou a D. Alberto Cosme do Amaral, bispo de Leiria-Fátima (falecido a 7 de outubro de 2005) a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima a 13 de maio de 1981.

Pio XII tinha realizado a consagração do mundo ao coração Imaculado de Maria em 1942 e 1952, tendo como pano de fundo o sofrimento provocado pela II Guerra Mundial.

A imagem da Capelinha das Aparições voltaria ao Vaticano a 8 de outubro do ano 2000, quando João Paulo II decidiu consagrar o novo milénio à Virgem Maria, na presença de 1500 bispos de todo o mundo.

A imagem apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais”, segundo explicou o reitor do Santuário, e esta será a 12ª ocasião em que tal acontece.

Além das duas viagens ao Vaticano, a escultura esteve em Lisboa (1942 e 2005),Estremadura e Ribatejo (1946), Alentejo e Algarve com passagens por Espanha (outubro de 1947 a janeiro de 1948), Madrid e outras localidades de Espanha (22 de maio e 2 de junho de 1948), Diocese de Leiria (1951 e 2010), Santuário de Cristo Rei e Lisboa (1959 e 2009).

No comentário teológico ao ‘segredo de Fátima’, o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa emérito de Bento XVI, apresentava como “palavra-chave” para a mensagem transmitida aos pastorinhos a frase ‘O meu Imaculado Coração triunfará’.

CB/OC

Nacional | Agência Ecclesia | 2013-08-12 | 16:43:54 | 3436 Caracteres | Papa Francisco, Santuário de Fátima





Confiando-Vos, ó Mãe, o mundo, todos os homens e todos os povos, nós vos confiamos também a própria consagração do mundo, depositando-a no Vosso Coração materno.
Oh, Coração Imaculado! Ajudai-nos a vencer a ameaça do mal que tão facilmente se enraíza nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a nossa época e parece fechar os caminhos do futuro! 
Da fome e da guerra livrai-nos! 
Da guerra nuclear, de uma autodestruição incalculável e de toda a espécie de guerra, livrai-nos! 
Dos pecados contra a vida do homem desde os seus primeiros instantes, livrai-nos!
Do ódio e do aviltamento da dignidade dos filhos de Deus, livrai-nos!
De todo o género de injustiças na vida social, nacional e internacional, livrai-nos!
Da facilidade em calcar aos pés os mandamentos de Deus, livrai-nos!
Da tentativa de ofuscar nos corações humanos a própria verdade de Deus, livrai-nos!
Da perda da consciência do bem e do mal, livrai-nos!
Dos pecados contra o Espírito Santo, livrai-nos, livrai-nos!
Acolhei, ó Mãe de Cristo, este clamor carregado de sofrimento de todos os homens!
Carregado do sofrimento de sociedades inteiras!
Ajudai-nos com a força do Espírito Santo a vencer todos os pecados: o pecado do homem e o "pecado do mundo", enfim, o pecado em todas as suas manifestações.
Que se revele, uma vez mais, na história do mundo a infinita potência salvífica da Redenção: a força infinita do Amor Misericordioso! Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências! Que se manifeste para todos, no Vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!



Postagens mais visitadas