NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO - Festa no último sábado de maio



(Issondun - França) (1855)

Em 1854, dois jovens sacerdotes, os padres Chevalier e Mangenest, coadjutores da paróquia de Issondun, na diocese de Bourges (França), pensavam em fundar uma obra missionária para propagar no  Berry, infestado pelo materialismo e indiferentismo,  a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que consideravam o meio mais eficaz  para salvar aquelas almas esquecidas de seus destinos eternos.
Precisavam, porém, de recursos, e esses lhes faltavam completamente, por isso  se dirigem a Maria Santíssima, certos de que ela não deixaria faltar os meios  necessários à obra planejada, se esta fosse do seu agrado. Começaram, então, uma novena que ia terminar no dia 8 de dezembro de  1854, dia memorável em que o Papa Pio IX devia proclamar o dogma da Imaculada  Conceição, esperando que Nossa Senhora, em troca da glória com que o mundo  católico ia coroá-la, concedesse à terra favores especiais. E estavam convencidos os  dois sacerdotes de que, se fossem atendidos, o favorável despacho de suas súplicas  seria uma prova de que Deus concordara com seus planos.
Não foi vã sua confiança: no último dia da novena, isto é, no próprio dia da  proclamação do dogma da Imaculada Conceição, eis que se lhe apresenta um  homem, entregando-lhes, em nome de um benfeitor que desejava conservar o  anonimato, uma quantia importante destinada à fundação de uma obra missionária.
Era a resposta a suas súplicas! Eles tinham prometido tomar o nome de Missionários do Sagrado Coração de Jesus, e honrar Nossa Senhora de um modo todo especial, e, tendo sido tão  bondosamente atendidos, trataram de pôr mãos à obra. Procuraram, então, e  acharam uma casa modesta na qual se alojaram alguns meses depois, e desde  então se intitulam oficialmente Missionários do Sagrado Coração de Jesus.
Faltava-lhes cumprir a segunda parte da promessa, e o Pe. Chevalier, chefe da  pequena comunidade, dela não se esquecia. Desde 1855, tendo recebido a ideia do título Nossa Senhora do Sagrado  Coração, pensava nesse título freqüentemente, sem falar dele a ninguém: a ideia  devia amadurecer no estudo, na meditação e em fervorosas orações. 
Quando julgou chegado o tempo de honrar a Santíssima Virgem com um novo  título, logo depois de aprovado pela igreja, abriu o coração a seus colegas, no ano  de 1859.
Um dia, estando os missionários no recreio, depois do jantar, de repente o Pe. 
Chevalier, após ter estado em silêncio durante algum tempo, pergunta-lhes: “Sob  que invocação colocaremos o altar da Virgem em nosso novo santuário?” Referia-se  à atual basílica de Issondun, a qual devia substituir a antiga capelinha, que  ameaçava cair.
Cada um propôs um título, conforme o que lhes ocorria pelo pensamento.
“Não, não”, disse sorrindo o Pe. Chevalier. “Em nossa futura igreja, o altar de  Maria será dedicado a Nossa Senhora do Sagrado Coração”. “Nossa Senhora do Sagrado Coração?!” dizem alguns, “mas isso é uma  inovação, e em matéria de devoção não convém inovar.”
“Inovação?” disse o Pe. Chevalier, “que seja, mas nem tanto como julgais”.
E, visivelmente comovido, explicou a seus colegas o motivo por que tinha  escolhido esse título, relembrando depois as importantes graças que a nascente  comunidade recebera da Santíssima Virgem, e terminando com estas palavras:  “Estou convencido de que nossa boa Mãe quer ser invocada e honrada sob este 
novo título, em nosso futuro santuário. Dedicar-lhe-emos, portanto, um altar sob esta  invocação. Deste modo, por ela e com ela glorificaremos o Sagrado Coração de  Jesus,e propagaremos seu culto e seu amor. Iremos ao Sagrado Coração de Jesus  por Maria, sua Mãe. Ad Jesum per Mariam”. 
Em 1859, o Pe. Júlio Chevalier, fundador dos Missionários do Sagrado Coração de  Jesus, criou, portanto, o título Nossa Senhora do Sagrado Coração.
A imagem representativa consiste em Maria sustentando o Menino Jesus no  braço esquerdo, e com a mão direita segura-lhe o coração. Jesus indica-lhe sua Mãe  para dizer que ela é tesoureira de seu Sagrado Coração, e que, para obtermos as  graças que ele encerra é necessário dirigimo-nos a Maria.

Oração a Nossa Senhora do Sagrado Coração

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, 
que sois a Mãe de Jesus, a bendita entre as mulheres.

Temos confiança em vós porque estais unida a Cristo, vosso Filho e nosso Senhor.
Sabemos de nossa fraqueza e de nossa miséria, 
e por isso vimos implorar a vossa proteção.

Ajudai-nos, ó Mãe querida. Dai-nos força e coragem.
Conservai-nos na esperança, até o dia de nosso encontro definitivo com Deus, nosso Pai.
Ó Mãe carinhosa, libertai-nos do egoísmo,
alcançai para o mundo a paz e o amor.

Concedei-nos em especial os favores que vos suplicamos...
Apresentai estes nossos pedidos e ações de graças ao vosso Filho
e fazei, ó Maria, que venha a nós o seu Reino,
vós que sois a Senhora do sagrado Coração.

Amém.

O mês de Junho é dedicado aos Sagrados Corações de Jesus e Maria!


Postagens mais visitadas