imaculado coraçao de maria


Imaculado Coração de Maria

A imagem do Sagrado Coração de Maria (ou Imaculado Coração de Maria) é muito popular e familiar, mas muita gente não sabe de onde vem essa devoção e amor que carregamos por ela e por muitas vezes chega até a ser confundida com a do Sagrado Coração de Jesus. A verdade é que ambos são símbolos de fé e devoção e devem ser celebrados com muito respeito por todos nós.

História

A origem do Sagrado Coração de Maria está totalmente ligada a história do Sagrado Coração de Jesus. A compaixão e devoção tiveram o seu primeiro momento quando a Virgem estava aos pés da cruz. Foi ali onde os corações cristãos se aproximaram e comprovaram o que o velho Simeão já tinha profetizado: o coração de Maria seria transpassado por uma espada, simbolizando o seu sofrimento diante da situação.
Outra origem para a devoção está escrita no Evangelho de Lucas 2,41-51. É nessa escritura que podemos ler a citação que descreve o coração da Mãe de Jesus como “o lugar onde ela guardava todas as palavras e momentos de seu Filho”. Sendo assim, seu coração pode ser considerado uma “caixa de preciosidades” pois ali eram guardadas também as revelações feitas em relação a Jesus e também as previsões que relatavam todos os acontecimentos que levaram-no à morte.

Aparições

Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de julho de 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima para Lúcia, Francisco e Jacinta e mostrou-lhes meios para que fosse possível a consagração de devoção de seu Sagrado Coração. Em sua última devoção apareceu para irmã Lúcia dizendo:
“Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”. (trecho retirado do site oficial do Santuário de Fátima)
Adorar a imagem do Sagrado Coração de Maria é uma maneira mais do que especial de demonstrar devoção à Ela e a Jesus. Ele mostra que Deus continua se revelando no coração dos homens.
Não devemos jamais esquecer que ele carrega as alegrias, tristezas, desafios e sobretudo o o amor maternal de Maria por Jesus. E é por isso que devemos sempre ter compaixão e lembrar da história dessa devota mãe e celebrar sempre seus sentimentos mais puros e suas virtudes.

Oração

Deus de Bondade, que enchestes o Coração Santíssimo e
Imaculado de Maria dos sentimentos de misericórdia e de ternura,
de que foi sempre penetrado o
Coração de Jesus Cristo, Vosso Filho,
concedei a todos aqueles que
honram esse Coração virginal,
a graça de conservar, até a morte,
uma perfeita conformidade de sentimentos e inclinações com o
Coração Sagrado de Jesus Cristo, que vive e
reina convosco e o Espírito Santo por todos os séculos.

Fonte: Nossa Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas