COMO FALAR DA SEMANA SANTA COM AS CRIANÇAS – PLANEJAMENTO

COMO FALAR DA SEMANA SANTA COM AS CRIANÇAS – PLANEJAMENTO

Você já tem algo preparado para a Semana Santa? O encontro de hoje é uma sugestão para que você, catequista, possa compartilhar com a sua turma.

Prepare imagens que representem cada dia da Semana Santa e imprima em tamanho A4 ou maior, para expor.

Coloque as imagens na parede ou no quadro negro e cole um número em cima de cada uma para identificar. Peça para que as crianças reparem em cada imagem. Pergunte o que elas acham que significa cada uma e quem são as pessoas que estão nas imagens. Elas também podem descrever o que veem em cada imagem.

Ao final da partilha, o catequista retira todas as imagens e deixa só a imagem da Sexta-feira da paixão.

Pergunte: Quais são as pessoas que sofrem hoje? Por que sofrem? O que podemos fazer por essas pessoas?

(Deixe que os catequizandos  falem as histórias das suas próprias famílias.)

Jesus sofreu e muitas pessoas no mundo inteiro sofrem de fome, doenças, violência e discriminações. O sofrimento faz parte da vida. Vemos pessoas sofrendo nos hospitais. Temos parentes que estão agora doentes e internados? Se temos, já sabemos o quanto dói ver alguém da nossa família doente.

Por que Jesus sofreu? Por que pregaram ele numa cruz? E por que em uma cruz?

E quem é Jesus, vocês sabem?

(Resposta dos catequizandos)

Jesus veio ao mundo para nos ensinar a amar. Ele percorria os lugares falando do amor de Deus, curando e perdoando as pessoas. Ele encontrou com João Batista, seu primo, que batizava e convidava todas as pessoas a se converterem e crerem em Deus. Na época de Jesus, as pessoas sofriam muito, como hoje.  Havia muitas pessoas pobres que viviam oprimidas. Jesus viu o sofrimento do povo e foi ao encontro de todos para oferecer amor, cura e direção. Deus nos foi apresentado, como um pai amoroso e misericordioso.  A Igreja durante o ano inteiro vive a vida de Jesus, o seu nascimento, a sua vida pública, morte, ressurreição e sua subida aos céus. Agora, é tempo de nos prepararmos para a Páscoa. Agora, vamos ver  o que a Semana Santa tem a nos ensinar.

(Cole todas as imagens e fale um pouco de cada dia da Semana Santa e como devemos viver cada um desses dias. Passe também os horários das celebrações.)

Domingo de Ramos: Quando Jesus entrou na cidade chamada Jerusalém, foi recebido como muita alegria. Ele chegou na cidade montado num burrinho. Imaginem a simplicidade de Jesus! As pessoas batiam palmas e balançavam ramos de uma árvore chamada “Oliveira”. Por isso que no próximo domingo é Domingo de Ramos. Vamos também em procissão com nossos ramos receber Jesus Cristo, como se fosse naquele dia que Ele chegou em Jerusalém.

Quinta-feira Santa: Jesus reuniu seus apóstolos num último jantar. Na hora da ceia, ele partiu o pão, distribuiu  o vinho entre todos e pediu que fizessem isso em memória dele. A Igreja celebra isso em todas as missas. É a celebração da Eucaristia. Neste mesmo dia, Jesus lavou os pés dos apóstolos para ensiná-los a servir os outros e a ser humilde.

Sexta-feira da paixão. Jesus é entregue para  autoridades políticas da época. Foi julgado sem ter cometido nenhum crime e foi condenado. A pena daquela época era pregar a pessoa em uma cruz. Jesus foi o homem que mais se preocupou com as outras pessoas e só queria o bem de todos. Ele morreu numa cruz para nos salvar.

Sábado – Santo: É dia de silêncio na Igreja. Estamos esperando a Páscoa que é a Ressurreição de Jesus, vida nova para todos nós.

Domingo de Páscoa: Jesus ressuscitou! Páscoa não quer dizer ganhar ovos de chocolate (embora seja bom ganhar chocolates, né?) Mas o verdadeiro sentido da Páscoa é Jesus, é caminhar juntinho com Ele, é dizer sim a Jesus, sermos pessoas renovadas no amor de Deus.

Atividade: Divida em grupos para a realização de pequenos teatros. Um grupo pode encenar o “Domingo de Ramos”, outro o  “lava pés” e o outro a “Última Ceia”.

Por Cris Menezes- Catequista

Fonte: Sou Catequista

Comentários

Postagens mais visitadas