A VIRGEM DE GUADALUPE E A NOSSA VOCAÇÃO

Recordemos algumas palavras de São João Paulo II a respeito da nossa vocação e peçamos a Virgem de Guadalupe as graças necessárias para sermos fiéis.

Na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, recordamos as palavras do Papa João Paulo II sobre a vocação de nosso Continente, na homilia de encerramento do Sínodo das Américas. As palavras do Santo Pontífice são particularmente importantes no atual contexto em que vivemos.

Recordemos algumas palavras de São João Paulo II a respeito da nossa vocação e peçamos a Virgem de Guadalupe as graças necessárias para sermos fiéis.

O milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que aparece pintada na tilma de Juan Diego

Primeiramente somos levados a recordar quão foi importante a evangelização das Américas e quais os frutos que colhemos dessa missão em nossos dias. Num segundo momento, somos conscientizados da nossa alta vocação, não somente quanto à evangelização de nosso Continente, mas também quanto à fraternidade e à caridade. O Santo Padre também nos chamou à atenção a respeito da cultura de morte, o que nos faz lembrar a recente polêmica quanto ao aborto, descriminalizado pelo STF em um caso concreto. Ao final, somos chamados a rezar com João Paulo II a Virgem de Guadalupe, confiando e oferecendo a ela o futuro das Américas.

A Igreja das Américas e a Esperança

As palavras que Santa Isabel dirige a Virgem Maria, que estava com o Filho de Deus em seu ventre, podem ser aplicadas também à Igreja em nosso Continente: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1, 45). “Bem-aventurada és tu, Igreja na América que, acolhendo a Boa Nova do Evangelho, geraste na fé numerosos povos! Bem-aventurada por crer, bem-aventurada por esperar, bem-aventurada por amar, porque a promessa do Senhor se cumprirá!”[1]

Os heroicos esforços missionários e o admirável apostolado de evangelização da Igreja Católica nas Américas nestes cinco séculos não foram em vão. São João Paulo II chega a dizer que a Igreja na América é a “Igreja da Esperança”[2]. Para entender essa afirmação, basta olharmos para o vigor da numerosa juventude católica em nosso Continente, o valor excepcional que damos à família, o florescimento das vocações sacerdotais e de consagrados e, principalmente, a profunda religiosidade dos nossos povos. Como previa João Paulo II no limiar do terceiro milênio, a América atualmente já é o continente com o maior número de católicos.

A Igreja na América tem muitos motivos para se alegrar. Entretanto, ela é também confrontada por graves dificuldades e importantes desafios. Diante dessa realidade, devemos desanimar? De modo algum: “Jesus Cristo é o Senhor!” (Fl 2, 11). Ele venceu o mundo (cf. Jo 16, 33) e enviou o seu Espírito Santo para renovar todas as coisas (cf. At 2, 1-13).

A sublime vocação de filhos de Deus

O Apóstolo São Paulo ensina-nos que, na plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, para nos redimir do pecado e fazer de nós Seus filhos e filhas. Deste modo, já não somos servos, mas filhos e consequentemente herdeiros de Deus (cf. Gl 4, 4-7). Como consequência necessária dessa filiação divina, São João Paulo II recorda-nos de forma contundente a nossa vocação:

Portanto, a Igreja deve proclamar o Evangelho da vida e denunciar com força profética a cultura da morte. O Continente da Esperança seja também o Continente da Vida! Este é o nosso brado: uma vida com dignidade para todos! Para todos os que foram concebidos no seio da própria mãe, para os meninos de rua, para as populações indígenas e afro-americanas, para os imigrantes e refugiados, para os jovens privados de oportunidades, para os idosos e para todos aqueles que sofrem qualquer género de pobreza ou de marginalização.

Queridos Irmãos e Irmãs, chegou a hora de banir de uma vez para sempre do Continente qualquer ataque contra a vida. Basta com a violência, o terrorismo e o tráfico de drogas! Basta com a tortura ou outras formas de abuso! Deve-se pôr fim ao desnecessário recurso à pena de morte! Basta com a exploração dos débeis, a discriminação racial e os bolsões de pobreza! Nunca mais! Estes males são intoleráveis e bradam aos céus, exortando os cristãos a um diferente estilo de vida, a um compromisso social mais consoante com a sua fé. Devemos despertar a consciência dos homens e das mulheres com o Evangelho, a fim de evidenciarmos a sua sublime vocação de filhos de Deus. Isto há de inspirá-los a construir uma América melhor. É urgente despertar uma nova primavera de santidade no Continente, de maneira que a ação e a contemplação caminhem lado a lado[3].

Ao final de sua homilia, o Papa João Paulo II confiou e entregou o futuro do Continente Americano a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja. Ademais, anunciou que a partir daquela data, em toda a América, no dia 12 de Dezembro, devemos celebrar Nossa Senhora de Guadalupe com o grau litúrgico de festa.

Recordemos algumas palavras de São João Paulo II a respeito da nossa vocação e peçamos a Virgem de Guadalupe as graças necessárias para sermos fiéis.

Papa São João Paulo II

Oração de São João Paulo II a Virgem de Guadalupe

Mãe! Tu conheces os caminhos que foram seguidos pelos primeiros evangelizadores do Novo Mundo, desde as ilhas Guanahani e La Española até às selvas do Amazonas e os cumes andinos, chegando até à Terra do Fogo no Sul e aos grandes lagos e montanhas do Norte. Acompanha a Igreja que desenvolve o seu trabalho nas nações americanas, para que seja sempre evangelizadora e renove o seu espírito missionário. Encoraja todos aqueles que dedicam a sua vida à causa de Jesus e à difusão do seu Reino.

Ó doce Senhora do Tepeyac, Mãe de Guadalupe! Apresentamos-Te esta incalculável multidão de fiéis que reza a Deus na América. Tu que entraste no seu coração, visita e conforta os lares, as paróquias e as dioceses de todo o Continente. Faze com que as famílias cristãs eduquem de maneira exemplar os seus filhos na fé da Igreja e no amor do Evangelho, para que sejam viveiros de vocações apostólicas. Volve hoje o teu olhar sobre os jovens e anima-os a caminhar com Jesus Cristo.

Ó Senhora e Mãe da América! Confirma a fé dos nossos irmãos e irmãs leigos, para que em todos os campos da vida social, profissional, cultural e política atuem de acordo com a verdade e a lei nova, que Jesus trouxe à humanidade. Dirige o teu olhar propício para a angústia de quantos sofrem de fome, solidão, marginalização e ignorância. Faze com que reconheçamos neles os teus filhos prediletos e dá-nos o impulso da caridade para os ajudar nas suas necessidades.

Virgem Santa de Guadalupe, Rainha da Paz! Salva as nações e os povos do Continente. Faze com que todos, governantes e cidadãos, aprendam a viver na autêntica liberdade, atuando segundo as exigências da justiça e o respeito dos direitos humanos, para que assim a paz se consolide definitivamente.

A ti, Senhora de Guadalupe, Mãe de Jesus e nossa Mãe, todo o carinho, honra, glória e louvor contínuo dos teus filhos e filhas americanos![4]

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

 

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

TODO DE MARIA. Nossa Senhora de Guadalupe e seu abraço de Mãe.

TODO DE MARIA. Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas.

 

Referências:

[1]  PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Concelebração Eucarística e Promulgação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal  “Ecclesia In America, 6.

[2] Idem, ibidem.

[3] Idem, 8.

[4] Idem, 9.

Fonte: Todo de Maria

Comentários

Postagens mais visitadas