AS MULHERES NA GENEALOGIA DE JESUS

A linhagem de Jesus está no primeiro capítulo do livro de Mateus. É uma genealogia como tantas que se encontra Bíblia afora, não fosse o fato de aparecerem os nomes de duas mulheres: Raabe e Rute. Não são citadas outras mulheres em nenhuma outra árvore genealógica bíblica.

Além disso, nem Raabe e nem Rute eram judias e ambas são citadas em sequência, no mesmo versículo 5 do capítulo 1 de Mateus, e mais um detalhe: Raabe gerou a Boaz, que gerou de Rute a Obede, que foi pai de Jessé e este, pai do rei Davi.

O que fizeram essas mulheres de tão extraordinário que mereceram fazer parte da linhagem do Senhor da Vida?

Quando Josué atravessou o Jordão comandando o povo de Deus, teve de conquistar as terras além do rio. Acampados próximo à cidade de Jericó, Josué mandou dois homens para espionar a terra. Ele achava que precisava de informações básicas sobre Jericó e na realidade não precisava, mas isso é uma outra história.

O fato é que os homens foram denunciados ao rei de Jericó e Raabe, que era uma prostituta, despistou os homens da cidade, escondeu os espias e ainda deu fuga a eles pela janela da casa dela que ficava sobre o muro de Jericó. Em troca, ela pediu que eles usassem de bondade e misericórdia com ela e sua família quando Deus entregasse Jericó nas mãos do povo de Israel. Como sinal do pactuado entre eles, ficou atada na janela da casa de Raabe um cordão escarlate (vermelho).

Tudo aconteceu como acordado entre Raabe e os mensageiros israelitas. Os muros de Jericó caíram, menos no lugar onde ficava a casa de Raabe. Ela creu no Deus Todo Poderoso. Creu que Jericó seria conquistada por Josué e mesmo não sendo israelita, ela creu de coração puro em Deus.

Mesmo sendo prostituta e sem ser israelita, Raabe foi alcançada pela graça de Deus e viveu no meio de Israel por toda sua vida, havendo casado com Salmon e dando à luz a Boaz. E foi assim que Raabe entrou na linhagem de Jesus.

É uma bela história de resgate e restauração.

A outra mulher citada na genealogia do Mestre é Rute.

A história de Rute diz que ela era moabita, mas ela também se converteu a Deus depois de ficar viúva de um filho da israelita Noemi.

É de Rute uma das frases mais conhecidas no Velho Testamento: “... Porque aonde quer que fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.” (Rute 1:16)

Rute voltou com Noemi para Israel e como não tinham posses e nem meio de viver, Rute foi juntar as espigas que caiam no chão enquanto os empregados de um homem rico chamado Boaz faziam a colheita. Isso mesmo, esse Boaz era filho de Raabe.

Uma lei israelita destinava tudo o que caia no chão aos estrangeiros, órfãos e viúvas, para que não ficassem totalmente desamparados.

Conversando com a sogra, Rute descobriu que Boaz era parente distante da família de Noemi e foi ter com ele pedindo que ele a resgatasse.

Essa é uma outra lei judaica que dizia que se um homem morresse sem gerar filhos, seu parente mais próximos deveria casar com a viúva para suscitar (produzir, gerar) herdeiro ao falecido.

Esta é uma linda história de amor, porque Boaz simpatizou com Rute e até deu ordens a seus empregados para que deixassem cair mais espigas no chão propositadamente para alimentar Rute e Noemi.

Boaz era o resgatador da família de Noemi e mesmo havendo outro parente mais próximo na linha de resgate, Boaz amou a Rute e conseguiu resgatá-la. Casou-se com ela e teve um filho chamado Obede que veio a ser avô do rei Davi.

Assim como Raabe, Rute fez sua decisão de amar e servir ao Deus de Israel. Ambas eram desprezadas pela sociedade judaica; uma por ser prostituta e a outra, além de viúva, era moabita, povo historicamente inimigo de Israel.

Deus não faz diferença entre pessoas, não tem preconceito, não julga pela aparência, antes, sonda mentes e corações e...”Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas” (Romanos 2:11) e, ainda: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34).

Rute e Raabe talvez não tivessem entrado numa lista de convidados de muitos cristãos. Talvez, e muito provavelmente, não seriam convidadas a freqüentar sua casa e minha casa, mas foram escolhidas como únicas mulheres a serem citadas na linhagem de Jesus.

Somos preconceituosos e julgadores infames, já que muitas vezes temos a ousadia de discriminar pessoas, mesmo dentro das Igrejas cristãs. Quem somos nós para julgar o coração alheio? Sim, porque Deus não vê como vê o homem; o homem vê a aparência, porém o Senhor vê o coração.

Tive um pastor sábio e grande exegeta e ele me ensinou que quando chegarmos as céu vamos ter três surpresas: a primeira, por não encontrar lá pessoas que a gente julgava as mais piedosas em nossa carreira cristã; a segunda, por encontrar pessoas que julgávamos absolutamente perdidas; e a terceira e maior de todas, de nos vermos a nós mesmo no céu.

Que Deus nos ajude a não julgar, não condenar, não nos arvorarmos de bonzinhos e donos únicos e absolutos da Verdade, porque a história de Rute e Raabe nos ensina que na maioria de nossos julgamentos nós estamos redondamente enganados.

http://sombradoonipotente.blogspot.com.br/2011/10/as-mulheres-na-genealogia-de-jesus.html

Fonte: http://pelos-caminhos-de-deus.blogspot.com.br/2014/08/as-mulheres-na-genealogia-de-jesus.html#more

Comentários

Postagens mais visitadas