AS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA EM Ghiaie di Bonate, Itália


As aparições de Nossa Senhora em Ghiaie di Bonate, Itália


A paróquia de Ghiaie di Bonate fica na diocese de Bergamo, a mais ou menos 10 km da capital. Se pode
chegar de Milão ou de Brescia em cerca uma hora de rotovia, saindo no pedágio de Capriate e indo em direção a Ponte São Pedro.
Na altura do rondó de Bonate Sopra, depois do posto de gasolina, vira-se a direita e desce em direção a Ghiaie di Bonate. Poucas viradas nas ruas da cidade e se chega ao local das aparições de 1944 onde foi feita, como  recordação uma capela.
Ghiaie di Bonate recebe o seu nome do terreno saibroso do Rio Brembo. Faz parte de Bonate Sopra e em pequena parte de Presezzo. Paróquia, eclesiasticamente, desde 1921, Ghiaie di Bonate, foi reconhecida civilmente, depois de muitas contestações, em 29 de março de 1944, na vigília das aparições. É a única paróquia da diocese consagrada a Sagrada família.

O Torchio é um pequeno bairro de Ghiaie que compreende algumas poucas casas perto do rio Brembo, entre uma extensão de campos e um viveiro de coníferas, dominado  pelo planalto da Ilha que serviu de anfiteatro para as grandes multidões que estiveram presentes durante as aparições. De fato, desde 13 de maio até 31 de julho de 1944, nesta cidadezinha da região de Bérgamo, vieram mais de três milhões de peregrinos, uma maré de pessoas que vieram a pé ou com outros meios colocando em perigo a sua vida por causa dos contínuos bombardeamentos e metralhamentos.

A Segunda Guerra Mundial afligia a Itália com lutas e ruínas. As pessoas viviam na angústia e com privações de todo tipo e o sonho de paz parecia inalcançável. Quando tudo parecia perdido para a Itália e para o mundo, quando o Papa corria o perigo de ser deportado para a Alemanha, a esperança voltou a nascer por milagre. Nesta cidadezinha desconhecida do mundo, no fim de tarde de 13 de maio de 1944, Nossa Senhora apareceu a uma menina de 7 anos.

Como havia acontecido em Fátima em 13 de maio de 1917 durante a Primeira Guerra Mundial, Nossa Senhora desce de novo em 13 de maio para lançar ao mundo, despedaçado pela Segunda Guerra Mundial, as suas mensagens de esperança e de paz.

As aparições de Ghiaie di Bonate foram definidas "O epílogo de Faáima".


 PEQUENA VIDENTE ADELAIDE



Em 1944, a Torchio, bairro de Ghiaie di Bonate, habitava a família Roncalli, formada pelo filho Luigi e sete
filhas: Caterina, Maria, Adelaide, Palmina, Annunziata e Romana ( e Federica morta em tenra idade). Papai Enrico tinha renunciado a vida de agricultor e trabalhava como operário em uma fábrica local. A mamãe Anna Gamba, dona de casa, devia cuidar com muita paciência a numerosa prole.

Adelaide tinha naquele momento 7 anos. Tinha nascido em 23 de abril de 1937 as 11:00 horas em Torchio e batizada em 25 de abril pelo padre Don Cesare Vitale. Freqüentava o primeiro ano escolar, era uma menina comum, cheia de saúde e de vivacidade, que gostava de brincar.

Nada fazia pensar que naquela tarde de 13 de maio de 1944 quando aparece a Sagrada Família, que o seu nome não só teria ultrapassado os limites da Itália como também da Europa.

Enquanto o mundo queimava entre as chamas do ódio e das armas e a guerra parecia não acabar nunca, Nossa Senhora, mãe da união e rainha da paz, escolheu uma menina de Bonate, Adelaide Roncalli, para lançar as suas mensagens ao mundo. Aparece a menina por 13 dias em dois ciclos: o primeiro de 13 a 21 de maio o segundo de 28 a 31 de maio.



Nossa Senhora previu:

" sofrerás muito, mas não desanimes porque depois virás comigo no paraíso. "
"Neste vale de lágrimas serás uma pequena mártir... "

Mas Adelaide era muito pequena para avaliar súbito a gravidade destas palavras. Depois das aparições, foi 
isolada, aterrorizada, amedrontada e atormentada psicologicamente, tanto que alguém, em 15 de setembro de 1945, conseguiu que ela escrevesse uma retratação que pesará como uma pedra no processo de   conhecimento das aparições.

Em 12 de julho de 1946, desmentiu a retratação que tinha sido ditada, reafirmando por escrito a veracidade das aparições, mas infelizmente não teve o êxito esperado porque em 30 de abril de 1948 o bispo de Bergamo, monsenhor Bernareggi emitiu um decreto de "não consta" proibindo qualquer forma de devoção a Nossa Senhora, venerada como tinha aparecido em Ghiaie di Bonate.

Deslocada para lá e para cá, contra a sua vontade e as escondidas do seus pais, questionada, ridicularizada e caluniada, Adelaide levou a sua cruz, longe de casa.

Quando completou 15 anos, obteve do bispo permissão para entrar entre as Madres Sacrementinas de Bergamo. Quando morre o bispo, alguém consegui uma ordem para fazer-la sair do convento constringindo-a a renunciar ao desenho vocacional que Maria tinha manifestado para ela. Esta renúncia lhe trouxe muito sofrimento e uma longa doença.

Qualquer adolescente sairia destruída de uma situação como a sua, mas Adelaide era forte e melhorou. Cansada de esperar que as portas do convento se reabrissem, decidiu casar-se e ir morar em Milão onde se dedicou com sacrifício aos doentes. Passam os anos e Adelaide contínuo fechada no silêncio que lhe foi imposto pelos superiores.

Finalmente, valendo-se dos decretos do Conselho Vaticano em matéria do direito a informação, Adelaide se sentiu livre dos vetos que lhe tinham sido impostos e decide reafirmar solenemente e oficialmente, na frente de um tabelião, a verdade das aparições.



  APARIÇÃO

Data: Sábado, 13 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Adelaide e algumas meninas
Visão: A
Sagrada Família

  APARIÇÃO

Data: Domingo, 14 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Adelaide e algumas meninas e um menino
Visão: A
Sagrada Família

  APARIÇÃO

Data: Segunda-feira, 15 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Adelaide, 2 amiguinhas e uma centena de pessoas
Visão: A
Sagrada Família (mais luminosa do que de costume)

 APARIÇÃO

Data: Terça-feira, 16 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 150 pessoas
Visão: A
Sagrada Família

  APARIÇÃO
Data: Quarta-feira, 17 de maio de 1944 
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 3.000 pessoas   
Visão: Virgem
Maria com oito anjinhos

 APARIÇÃO

Data: Quinta-feira, 18 de maio , festa da Ascensão
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 7.000 pessoas
Visão: Virgem
Maria com oito anjinhos

  APARIÇÃO

Data: Sexta-feira, 19 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 10.000 pessoas
Visão: A
Sagrada Família

  APARIÇÃO

Data: Sabado, 20 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 30.000 pessoas
Visão: A
Sagrada Família

 APARIÇÃO

Data: Domingo, 21 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 200.000 pessoas
Visão: A
Sagrada Família




10ª APARIÇÃO

Data: Domingo, 28 de maio de 1944
Hora: 18:00
Presentes: Cerca 300.000 pessoas
Visão: A
Virgem Maria com dois Santos ao lado

11ª APARIÇÃO

Data: Segunda-feira, 29 de maio de 1944
Hora: 18:32
Presentes: Cerca 300.000 pessoas
Visão: Virgem Maria com anjinhos

12ª  APARIÇÃO

Data: Terça-feira, 30 de maio de 1944
Hora: 18:50
Presentes: Cerca 250.000
Visão: Virgem Maria com anjinhos

13ª  APARIÇÃO

Data: Quarta-feira, 31 de maio de 1944
Hora: 20:00
Presentes: Cerca 350.000 pessoas
Visão: A Sagrada Família 



OS ENSINAMENTOS

1. A unidade e a santidade da família A visão de Adelaide, na nona aparição, é emblemática e recolhe todos os ensinamentos sobre a santidade da família evidenciando as quatro virtudes indispensáveis: a paciência, a fidelidade, a brandura e o silêncio familiar. É uma autêntica obra-prima de bondade divina.
O casal de pombinhas representam os dois membros da família, a Sagrada Família, o exemplo para toda família. O cavalo, o chefe da família, dominado pela tentação, abandona a oração, se levanta, passa atrás de Nossa Senhora, sai pela porta aberta (a liberdade que Deus dá a cada criatura) e vai para um campo de lírios que quer pisar.
A ovelha branca, o outro cônjuge, fica na igreja, rezando com as duas virtudes: o cão manchado ( a  fidelidade traída) e o burrinho cinza ( a paciência penitente que devem ter os cônjuges).
A oração, o valor da fidelidade ofendida e da paciência penitente mexem com Deus que manda S. José para
ajudar, ele vai surpreender o animal em erro e o leva com docilidade ao perdão e a oração.
Assim se recompõe a unidade e a santidade da família.

2. Os deveres dos filhos "Deve  ser boa, obediente, respeitosa com o próximo e sincera: ora bem...." (1º)
"Deve ser boa. obediente, sincera e rezar bem, respeitosa com o próximo". (2º)
Os filhos também devem colaborar para o bem da família.
Nas primeiras duas aparições Nossa Senhora mostra as crianças e aos maiores um programa concreto de vida familiar colocando em evidência os seguintes deveres: bondade, obediência, respeito com o próximo, sinceridade e oração.

3. A oração e a penitência "Diga a eles que se querem que os filhos se curem devem fazer penitência, rezar muito e evitar certos pecados. Se os homens fizerem penitência a guerra acabará entre dois meses, senão em pouco menos de dois anos. "(3º)
"Reza pelos pobres pecadores que precisam das orações das crianças. "(4º)
"Oração e penitência. Reza pelos pecadores mais obstinados que estão morrendo neste momento e que machucam o meu coração".(6º)
" A oração que eu mais gosto é a Ave Maria". (6º)
"Reza também pelo Santo padre que passa por maus momentos." (10º)
"Reza muito por aqueles que tem a alma doente, o meu filho Jesus morreu na cruz para salvar todos. Muitos não compreendem estas minhas palavras e por isto eu sofro. " (11º)
"Reza pelo Papa e diga-lhe para fazer logo porque quero ser zelosa com todos neste local.
Qualquer coisa que me for pedido, intercederei junto a meu filho." (13º)
Nossa Senhora falou as famílias pedindo para rezarem e fazerem penitência para a salvação da instituição familiar. É necessário rezar bem e fazer as crianças rezarem porque a oração dos inocentes, pedida por Nossa Senhora, resgatará os pobres pecadores.
Também a guerra é causa e fruto de tantos pecados e incita a fazer penitência e rezar pela paz.

4. A meditação "Meditas nestas palavras cada dia da tua vida, tenha coragem em todas as dificuldades." (7º)
"Amanhã será a última vez que te falo, depois por 7 dias te deixo pensar bem no que eu te disse.
Procura entender bem porque quando fores maior te servirá muito se quiser ser toda minha." (8º)
Nossa Senhora nos convida também a refletirmos no que disse a Adelaide. Mestre de vida espiritual, quer que entendamos as coisas que nos ensinou porque serão muito úteis para o nosso caminho em direção a salvação.

5. O amor ao próximo "Deve ser boa, obediente, respeitosa com o próximo e sincera: reza bem e volte neste lugar por nove noites sempre a esta hora" (1º)
"Deve ser boa, obediente, respeitosa com o próximo e sincera: reza bem e volte neste lugar por nove noites sempre a esta hora"(2º)
"A paz não vai demorar, mas o meu coração espera aquela paz mundial na qual todos se amem como irmãos". (10º)

6. O sofrimento O sofrimento de Nossa Senhora "Reza pelos pecadores mais obstinados que estão morrendo neste momento e que machucam o meu coração".(6º)
" Reza pelos pecadores obstinados que fazem sofrer o meu coração porque não pensam na morte." (10º)
Reza muito por aqueles que têm a alma doente, o meu filho Jesus morreu na cruz para salvar todos. Muitos não compreendem estas minhas palavras e por isto eu sofro. "(11º)
O sofrimento do Papa e da Igreja Reza também pelo Santo padre que passa por maus momentos. Tantos o maltratam e muitos atentam contra a sua vida. Eu o protegerei e ele não sairá do Vaticano. A paz não vai  demorar, mas o meu coração espera aquela paz mundial na qual todos se amem como irmãos. Só assim o
Papa sofrerá menos".(10º)
O sofrimento de Adelaide Sofrerás muito, mas não chores porque depois virás comigo no Paraíso."(2º)
"Meditas nestas palavras cada dia da tua vida, tenha coragem em todas as dificuldades." (7º)
"Querida menina, você é toda minha, mas mesmo estando no meu coração, amanhã te deixarei neste vale de lágrimas e dor. Me reverás na hora da tua morte e enrolada no meu véu te levarei ao céu. Com você também irão todos aqueles que te compreendem e sofrem".(12º)
"Querida filhinha, sinto muito ter que te deixar, mas a minha hora passou, não te assustes se por um pouco não me verás. Pensa no que te disse, na hora da tua morte virei de novo. Nesta vale de dores serás uma pequena mártir. Não percas a coragem, desejo logo o meu triunfo." (13º)
"Serei a tua recompensa se o teu martírio for alegre. Estas minhas palavras te servirão de conforto na  rovação. Suporta tudo com paciência que virás comigo no paraíso. . Ficas alegre que nos veremos ainda
pequena mártir".(13º)
O sofrimento dos doentes " Não, não é necessário que próprio todos venham aqui, aqueles que podem venham que de acordo com os seus sacrifícios serão curados ou continuarão doentes, mas não façam mais pecados graves". (7º)
" Os doentes que querem sarar devem ter maior confiança e santificar os seus sofrimentos se querem ir
ao paraíso. Se não fizerem isto, não receberão nenhum prêmio e serão severamente castigados.
Espero que todos aqueles que conhecem minha palavra façam todos os esforços para merecer o
paraíso. Aqueles que sofrerem sem lamento obterão de mim e do meu Filho tudo que pedirem." (11º)
O sofrimento da alma Reza muito por aqueles que têm a alma doente, o meu filho Jesus morreu na cruz para salvar todos.
Muitos não compreendem estas minhas palavras e por isto eu sofro. "(11º)


 



7. A paz Se os homens fizerem penitência a guerra acabará entre dois meses, senão em pouco menos de dois anos. "(3º)
Reza também pelo Santo padre que passa por maus momentos. Tantos o maltratam e muitos atentam contra a sua vida. Eu o protegerei e ele não sairá do Vaticano. A paz não vai demorar, mas o meu coração espera aquela paz mundial na qual todos se amem como irmãos. Só assim o Papa sofrerá menos". (10º) 

8. Não aos pecados graves "Tantas mães tem as crianças infelizes pelos seus pecados graves; não façam mais pecados e as crianças se curarão. "(4º)
"Reza pelos pecadores mais obstinados que estão morrendo neste momento e que machucam o meu coração".(6º)
"Não, não é necessário que próprio todos venham aqui, aqueles que podem venham que de acordo com os seus sacrifícios serão curados ou continuarão doentes, mas não façam mais pecados graves". (7º)
"Reza pelos pecadores obstinados que fazem sofrer o meu coração porque não pensam na morte." (10º)
"Reza muito por aqueles que têm a alma doente, o meu filho Jesus morreu na cruz para salvar todos. Muitos não compreendem estas minhas palavras e por isto eu sofro. "(11º)
Uma grande parte das doenças das crianças se deve as más inclinações dos pais (droga, sexo, álcool,...) e destes hábitos ruins a hereditariedade triste do castigo. Os princípios éticos caíram e certos pecados (contracepção, aborto provocado, divórcio, relações pré-matrimoniais ou extra-conjugais) obtiveram plena
aceitação pela lei. E agora, todo respeito pela vida caiu, é a vez da eutanásia empurrada pela lógica inexorável de uma sociedade insensível. Nossa Senhora nos colocou em guarda e nos passou uma mensagem premonitória ! 

9. A conversão "... muitos se converterão e eu serei reconhecida pela Igreja" (7º)

10. O triunfo "... e eu serei reconhecida pela Igreja"(7º)
"Não percas a coragem, desejo logo o meu triunfo.
Reza pelo Papa e diga-lhe para fazer logo porque quero ser zelosa com todos neste local." (13º)

11. O arrependimento e a reparação "Aqueles que voluntariamente te farão sofrer não irão para o paraíso se antes não tiverem consertado tudo e se arrependido profundamente." (13º)
É uma advertência grave que pesa sobre todos e acima de tudo sobre aqueles que, em 1944, de frente a  antas provas assim fortes, voluntariamente contribuíram ou contribuem ainda a obstacular o que era a 
inocência de uma menina de 7 anos. As palavras de advertência de Nossa Senhora pesam como uma rocha em toda a história das aparições de Ghiaie di Bonate.
Vamos meditar ainda e aceitar este convite ao arrependimento e a reparação. 
Miserere nostri Domini, Miserere nostri. 

Postagens mais visitadas