O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E O MISTÉRIO DO AMOR

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos recorda o mistério do amor que Deus tem pelos homens de todos os tempos.

Hoje a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que, segundo o Papa São João Paulo II, “lembra o mistério do amor que Deus tem pelos homens de todos os tempos”[1]. Esta Solenidade passou a ser celebrada a pedido do próprio Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado. Em junho 1675, o Sagrado Coração de Jesus transmitiu esse desejo e, ao mesmo tempo, uma promessa a Santa Margarida Maria Alacoque:

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos recorda o mistério do amor que Deus tem pelos homens de todos os tempos.Sagrado Coração de Jesus

Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares. […] Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada[2].

O desenvolvimento da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Algum tempo depois do pedido do Filho de Deus, Santa Margarita Maria e o jesuíta São Cláudio La Colombière, seu diretor espiritual, passaram a propagar as mensagens do Sagrado Coração de Jesus.

Dois séculos mais tarde, em 1856, o Papa Beato Pio IX estendeu oficialmente a Festa do Sagrado Coração de Jesus a toda a Igreja Católica. Em 1899, o Papa Leão XIII publicou a Carta Encíclica “Annum Sacrum” sobre a consagração da humanidade ao Sagrado Coração de Jesus, realizada naquele mesmo ano.

Em 1928, o Papa Pio XI escreveu a Carta Encíclica “Miserentissimus Redemptor”, que trata da reparação ao Sagrado Coração, que todos devemos fazer. E o Papa Pio XII, em 1956, publicou a Carta Encíclica “Haurietis Aquas”, a respeito do culto ao Sagrado Coração.

No dia 25 de Março de 1995, o Papa São João Paulo II assumiu a proposta da Congregação para o Clero e estabeleceu que na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus se realize o “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”[3].

Muitos grupos, confrarias, movimentos, comunidades, ordens e congregações religiosas da Igreja Católica, desde tempos remotos, colocaram-se sob a proteção do Sagrado Coração de Jesus. Como expressão dessa devoção, em Roma encontra-se a belíssima Basílica do “Sacro Cuore” (Sagrado Coração) construída por São João Bosco, a pedido do Papa Leão XIII, com doações de fiéis e devotos de vários países.

As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus, reveladas a Santa Margarida Maria

1. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração;

2. Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado;

3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias;

4. Eu os consolarei em todas as suas aflições;

5. Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte;

6. Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos;

7. Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias;

8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção;

9. As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição;

10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos;

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração;

12. A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna[4].

Oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus (Santa Margarida Maria Alacoque)

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.

Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele; ao mesmo tempo, renunciar, com todo meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz; além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.

Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade.

Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.

Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém[5].

Ato de Reparação ao Sacratíssimo Coração de Jesus (Papa Pio XI)

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando [desprezando] as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos, mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.

Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades!

Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.

Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a vivência da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injúrias de Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possíveis.

Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até a morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

Amém[6].

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. Os “três corações” do homem.

TODO DE MARIA. A devoção aos Corações de Jesus e de Maria.

TODO DE MARIA. Jesus e Maria: duas colunas e dois corações.


Referências:

[1]  ACI DIGITAL. Hoje a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus.

[2] Idem.

[3]  CANÇÃO NOVA FORMAÇÃO. Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

[4]  CANÇÃO NOVA FORMAÇÃO. As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus.

[5]  CANÇÃO NOVA FORMAÇÃO. Consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

[6]  PADRE PAULO RICARDO. Ato de Reparação ao Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: Todo de Maria

Comentários

Postagens mais visitadas