A QUARESMA DA MISERICÓRDIA COM MARIA

Vivamos esta Quaresma do Ano da Misericórdia com a Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia.

Nesta Quaresma do Ano da Misericórdia, somos chamados a considerar o abismo infinito da misericórdia de Deus e, ao mesmo tempo, a grandeza da nossa miséria, sob o olhar materno da Santíssima Virgem Maria. Pois, Deus manifestou o seu amor pelo homem, a sua misericórdia infinita para com a humanidade, enviando seu Filho unigênito ao mundo através de Nossa Senhora. A este respeito, a própria bem-aventurada Virgem Maria disse a Santa Brígida: “Eu sou chamada Mãe de misericórdia e, na verdade, o sou, porque assim o quis a bondade de Deus”1. No entanto, a Mãe de Deus não se limita em ser a Porta da Misericórdia, através da qual a misericórdia de Deus entrou no mundo. Mas, ela foi constituída, pela Misericórdia de Deus, como advogada para a nossa defesa, por que o Senhor quer salvar todos.

Vivamos esta Quaresma do Ano da Misericórdia com a Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia. Nossa Senhora, Mãe e Rainha da Misericórdia

Em vista dessa sua missão no desígnio salvífico de Deus para a humanidade, “desgraçado [privado da graça], acrescentou a Virgem, e eternamente desgraçado, será aquele que, podendo recorrer a mim, que sou misericordiosa e benigna, não procura o meu auxílio e se condena! Tememos, acaso, diz São Boaventura, que Maria nos negue o socorro que lhe pedimos?…

Não; Maria não sabe nem soube jamais olhar sem compaixão, nem deixar sem socorro aos desgraçados que recorrem a ela. Não sabe, nem pode, porque foi destinada por Deus para ser a Rainha e Mãe de misericórdia, e como tal incumbe-lhe velar pelos necessitados. Sois Rainha de misericórdia, disse São Bernardo, e quem são os súditos da misericórdia senão os miseráveis?”2. Dessa forma, se queremos alcançar a infalivelmente a misericórdia divina, digamos com São Bernardo: “Sois rainha de misericórdia, […] e quem são os súditos da misericórdia senão os miseráveis? […] Ó Mãe de Deus, já que sois a rainha da misericórdia, é de mim que deveis ter o maior cuidado, porque sou o mais miserável dos pecadores”3.

A Mãe de Misericórdia não recusa os pecadores que a invocam

Com maternal solicitude, sem dúvida, livrará da morte a nós, seus filhos enfermos, pois a bondade e clemência de Maria a convertem em Mãe de todos os que sofrem. “São Basílio a chama casa de saúde, porque, assim como nos hospitais de enfermos pobres os mais necessitados é que têm mais direito de ser recebidos, assim Maria, como disse aquele Santo, há de acolher e abrigar com piedade solícita e amorosa os maiores pecadores que a ela recorrerem”4. Por isso, não duvidemos da misericórdia de Maria Santíssima. Santa Brígida ouviu o divino Salvador dizer à Virgem Maria: “Até do próprio demônio terias compaixão se te pedisse com humildade. Nunca o soberbo Lúcifer se humilhará; mas, se esse desgraçado se humilhasse diante dessa soberana Senhora e lhe pedisse auxílio, a intercessão da Virgem o livraria do inferno”5. Com essas palavras, Nosso Senhor deu-nos a entender o mesmo que sua querida Mãe disse à Santa: “Por muito que o homem haja pecado, se recorre a mim verdadeiramente arrependido, apresso-me a recebê-lo, não considero o número de suas culpas, mas a intenção que o anima. Nem me desdenho de ungir e curar as suas feridas porque me chamam e realmente sou a Mãe de Misericórdia”6. Por isso, quando pecamos, por maiores que sejam as nossas culpas, se recorremos a Virgem Maria sinceramente, ela não olha para os pecados que nos perturbam, mas sim para a intenção que nos move. Se a ela vamos com a boa vontade de nos corrigir, esta Mãe de misericórdia nos acolhe prontamente e nos cura de todos os males que nos afligem.

São Boaventura nos estimula e recorrer com confiança a esta Mãe misericordiosa, dizendo: “Não desespereis, pobres e perdidos pecadores, levantai os olhos a Maria e respirai, confiados na piedade desta boa Mãe”7. Então, procuremos confiantemente a graça perdida e o façamos por intermédio de Maria. Esse grande graça que nós perdemos, a Virgem Maria encontra, ou seja, a ela devemos recorrer para a recuperar. “Quando o arcanjo São Gabriel anunciou à Virgem a divina maternidade, disse: ‘Não temas, Maria, porque achaste graça’8. Se Maria, porém, sempre cheia de graça, jamais esteve privada dela, como diz o Anjo que a encontrou? A isto respondeu o Cardeal Hugo que a Virgem não achou a graça para si, pois que sempre a gozou, mas para nós que a tínhamos perdido”9. Daí deduzimos que devemos apresentar-nos a Maria Santíssima e dizer-lhe: “Augusta Senhora, o bem deve ser restituído a quem o perdeu. Essa graça que encontrastes não é vossa, porque sempre a possuístes; mas é nossa e por nossa culpa a perdemos. É, portanto, a nós que a deveis restituir”10. Por isso, recorramos apressadamente a Virgem Maria, todos nós pecadores que, por nossa culpa, perdemos a graça e lhe peçamos sem medo, mas humildemente: devolve a nós o nosso bem que achastes.

Oração a Virgem misericordiosa para recuperar a graça perdida

“Eis que aqui a vossos pés, ó Mãe de Deus, um miserável pecador que deixou perder voluntariamente, não uma, mas muitas vezes, a divina graça que vosso Filho lhe conquistou com sua morte. Ó Mãe de misericórdia, com a alma cheia de feridas, recorro a vós. Não me desprezeis ao ver o estado em que me acho; antes olhai-me com maior compaixão e apressai-vos a socorrer-me. Vede a confiança que me inspirais e não me abandoneis. Não procuro bens terrestres, mas a graça de Deus e o amor a vosso divino Filho.

Orai por mim, minha Mãe. Não cesseis de rogar, a fim de que por vossa intercessão e em virtude dos merecimentos de Jesus Cristo alcance a salvação. É vosso ofício interceder pelos pecadores, exercei-o para comigo […] Recordai-me a Deus e defendei-me. Não há causa, por mais desesperada que seja, que se perca quando é defendida por vós. Sois a esperança dos pecadores e a minha esperança… Nunca deixarei, Virgem Santa, de servir-vos, de amar-vos e de recorrer a vós… Não deixeis de socorrer-me, sobretudo quando me virdes em perigo de perder novamente a graça do Senhor. Ó Maria, excelsa Mãe de Deus, tende compaixão de mim!”11

A Mãe de Misericórdia se antecipa às nossas necessidades

Maria Santíssima é uma advogada tão caridosa, que não somente nos auxilia quando recorremos a ela, mas nos procura, por si mesma, quando perdemos a graça, para nos defender e nos salvar. Nossa Senhora convida-nos a todos, a fim de animar-nos a esperança de todos os bens, se nos colocamos sob a sua proteção. A Mãe de Deus chama a todos nós, justos e pecadores: “Em mim há toda a esperança de vida e virtude. Vinde todos a mim”12. O demônio anda ao redor de nós, procurando a quem devorar13. Mas, esta divina Mãe procura sempre a quem possa salvar. “Maria é Mãe de misericórdia, porque sua caridade e clemência a obriga a compadecer-se de nós e cuidar constantemente de salvar-nos, como mãe carinhosa, que não pode ver os filhos em risco de perder-se sem logo os socorrer”14.

Depois de Jesus Cristo, quem tem mais cuidado da nossa salvação do que a Santíssima Virgem? “São Boaventura acrescenta que Maria se mostra tão solícita em socorrer aos pecadores, que não parece ter outro desejo além deste”15. Nossa Senhora ajuda certamente aos que a ela se recomendam e a ninguém desampara. A Mãe da Igreja é tão benigna, que não recusa a ninguém. Entretanto, isto não basta para satisfazer o coração terníssimo de Maria. Ela antecipa as nossas súplicas e serve os nossos interesses, ainda antes de lhe pedirmos. A Mãe de Jesus é tão misericordiosa que, onde vê misérias, acode logo e não pode ver ninguém necessitado sem socorrer. Dessa forma ela procedeu na sua vida mortal, como aconteceu nas bodas de Caná, na Galileia, quando faltou vinho. Sem que ninguém recorresse a ela, vendo a aflição em que se achavam os jovens esposos, suplicou ao seu divino Filho que lhes poupasse aquele desgosto, dizendo: “Eles não têm vinho”16. Dessa forma, alcançou do Senhor o milagre da transformação da água em vinho. Se a compaixão da Virgem Maria para com os aflitos era tão grande enquanto vivia aqui na Terra, “o seu desejo de nos socorrer — diz São Boaventura — é de certo maior agora, que reside no céu, donde vê melhor as nossas misérias e melhor se pode compadecer de nós”17. Ademais, se Maria, sem ser invocada, se mostrou tão solícita em nos socorrer, quanto mais atenderá quando lhe dirigimos as nossas preces. Por isso, não deixemos de recorrer a esta Mãe divina, em todas as nossas necessidades, pois ela está sempre disposta a socorrer a quem a invoca.

A Virgem Maria tem mais desejo de conceder-nos os seus favores do que nós de recebê-los dela. Por isso, quando recorremos a Mãe do Senhor, sempre a encontramos cheia de misericórdia e de graças para nos conceder. É tão vivo esse desejo de nos fazer bem e de nos salvar, que a Mãe de Deus se dá por ofendida, não tanto por quem a injuria, mas por aqueles que não lhe pedem amparo e proteção. A Santíssima Virgem salva a todos que se recomendam a ela com o firme propósito de mudar de vida, tanto que São Bernardo a chama de Salvação dos que a invocam. Assim, recorramos a esta Mãe de misericórdia, e digamos a ela com São Boaventura: “Ó Mãe de Deus, Maria Santíssima; porque em vós pus minha esperança, espero que não serei condenado”18.

Oração a Mãe de Misericórdia de um infeliz pecador

“Aqui tendes a vossos pés, ó Maria, um infeliz escravo do inferno que vos pede misericórdia. E ainda que não mereça nenhum bem, vós sois a Mãe de Misericórdia, e a misericórdia se pode exercer com aquele que não a merece. Todo mundo vos chama esperança e refúgio dos pecadores, portanto sois meu refúgio e minha esperança. Sou uma ovelha tresmalhada; mas para salvar a esta ovelha perdida o Verbo Eterno veio do céu à terra e se fez vosso Filho e é ele que nos manda recorrer a vós e que me socorrais com vossas súplicas. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus

Ó excelsa Mãe de Deus, porque rogais por todos, orai também por mim. Dizei a vosso Filho que sou vosso servo e que me protegeis. Dizei-lhe que em vós pus minhas esperanças. Dizei-lhe que me perdoe, porque me arrependo de todas as ofensas que lhe fiz, e que me conceda a graça de amá-lo de todo o coração. Dizei-lhe, enfim, que me quereis salvar, pois ele faz tudo o que lhe pedis… Ó Maria, minha esperança e meu consolo, em vós confio! Tende piedade de mim”19. Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe de Misericórdia, rogai por nós!

Natalino Ueda, servo inútil de Jesus por Maria.

 

Links relacionados:

CANÇÃO NOVA FORMAÇÃO. A Quaresma vivida como tempo forte da Misericórdia.

TODO DE MARIA. A Quaresma contemplada com a Virgem Maria.

TODO DE MARIA. A mensagem de Lourdes para a Quaresma.

TODO DE MARIA. Quaresma: tempo de penitência e conversão.

 

Referências:

1 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Preparação para a morte, p. 346.

2 Idem, ibidem.

3 Idem, ibidem.

4 Idem, 347.

5 Idem, ibidem.

6 Idem, ibidem.

7 Idem, 348.

8 Lc 1, 30.

9 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Op. cit., p. 348.

10 Idem, ibidem.

11 Idem, 348-349.

12 Eclo 24, 26.

13 1 Pd 5, 8.

14 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Op. cit., p. 350.

15 Idem, ibidem.

16 Jo 2, 3.

17 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Op. cit., p. 351.

18 Idem, p. 352.

19 Idem, p. 352-353.

Fonte: Todo de Maria

Comentários

Postagens mais visitadas