A MEDALHA MILAGROSA

Em 1830, Nossa Senhora apareceu três vezes na Casa-mã e das Irmã s da Caridade de São Vicente de Paulo, situada na rue de Bac em Paris, à humilde noviça (agora Santa) Catarina Labouré. É assim que a Santa descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceiçã o:

“Os Seus pés repousavam sobre um globo branco… Vi-lhe três anéis de diferente tamanho em cada um dos dedos - o maior perto da base do dedo, o médio a meio e o mais pequeno na ponta - decorados com jóias, umas maiores que as outras… As jóias grandes emitiam raios maiores que as pequenas, e que caíam sobre o globo branco a Seus pés. Não posso expressar… o que vi, a beleza e o resplendor dos raios deslumbrantes… Um halo ovalado formou-se em redor da Santíssima Virgem, dentro do qual estava escrito com letras de ouro: ‘Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós’… Nesse instante todo o quadro pareceu rodar sobre si, aparecendo o verso da Medalha: um M maiúsculo atravessado na parte de cima por uma barra, na qual repousava uma Cruz; debaixo do M estavam os corações de Jesus e de Maria, um coroado de espinhos e o outro trespassado por uma lança. Doze estrelas emolduravam tudo isto. Logo uma voz me disse: ‘Faz uma medalha segundo este modelo. Todos aqueles que a usarem receberão muitas graças; devem usá-la ao pescoço. Serão abundantes as graças para quem a usar com confiança.’ ”

A frente da Medalha representa Maria Santíssima de pé sobre o globo do mundo, com o pé a esmagar a cabeça da serpente e as mã os estendidas, num gesto de compaixão maternal, para todos os que pedirem a Sua protecção. A oração reafirma o Seu título de “Imaculada Conceiçã o”, dogma que foi infalivelmente definido vinte e quatro anos mais tarde pelo Beato Papa Pio IX, no dia 8 de Dezembro de 1854, na sua encíclica Ineffabilis Deus. Os raios de luz das mã os da Senhora simbolizam as graças que Ela anseia outorgar a quem usa a Sua Medalha e a quem Lhe reza.

Em dois anos, com a aprovação do Arcebispo de Paris, as primeiras medalhas foram feitas e distribuídas em França. Imediatamente começaram a chover bênçã os sobre aqueles que a usavam e rapidamente ficou a ser conhecida como “Medalha Milagrosa”. Em poucos anos, foram distribuídas aos milhões. Nenhum sacramental da Igreja fez tanto impacto desde o Santo Rosário, com o qual foram derrotados os Albigenses e os Turcos. Faz milagres - literalmente - e parece especializar-se no impossível: a conversão de pecadores endurecidos, o cuidado dos doentes sem esperança. Com excepção da Santa Cruz, nenhum outro símbolo cristão se multiplicou tão amplamente, ou foi o instrumento de resultados tão maravilhosos.

Graças concedidas àqueles que as pedem

Nossa Senhora disse a Santa Catarina: “Vem ao pé do Altar… Ali se derramarão graças sobre todos, grandes e pequenos, que as pedem. As graças derramar-se-ão, especialmente, sobre aqueles que as pedem”.

Algumas das graças que Santa Catarina sugeriu que as pessoas deveriam pedir a Deus, incluem: a graça de uma disposição alegre, a graça de reconhecer e aceitar as provações de cada dia como bênçã os de Deus, estar satisfeito com o seu estado de vida, entender e apreciar o Santo Sacrifício da Missa e, especialmente, amar a Deus como Nossa Senhora O amou quando Ela tinha a minha idade.

Santa Catarina Labouré íntima da Mã e de Deus

Santa Catarina Labouré - que disse que viu a Virgem Maria “em carne e osso” e que teve o privilégio de se ajoelhar a Seus pés e descansar no Seu regaço, favor que não foi concedido a nenhum outro vidente - nasceu durante o repicar dos sinos do Angelus, no dia 2 de Maio de 1806. A mã e morreu-lhe quando tinha só nove anos de idade. Viram-na então a abraçar a estátua da Mã e de Deus, dizendo: “Agora Vós sereis a minha Mã e!” - e alimentava um desejo ardente de ver Nossa Senhora. Era esse o pedido constante nas suas orações, e ela confiava serenamente que se realizaria.

São Vicente de Paulo visitou-a num sonho aos dezoito anos, e foi aceite na sua comunidade em 22 Janeiro de 1830, com a idade de vinte e três anos. Santa Catarina considerou as aparições de um modo adequado: não como um favor pessoal (embora em certo sentido o tenham sido), mas como uma bênção geral para a humanidade. Considerou-se apenas como “um instrumento” e pediu ao seu confessor que lhe prometesse que guardaria sigilo da sua identidade, segredo que foi guardado durante 40 anos, mesmo das próprias religiosas da sua comunidade.

Santa Catarina também tinha o dom da profecia, e uma das suas profecias, ainda não realizada, refere-se ao grande triunfo de Nossa Senhora: “Oh que maravilha será ouvir ‘Maria é a Rainha do universo…’ Será um tempo de paz, gozo e bênçã os que durará por um tempo bastante longo”.

A oração, simples e poderosa, enviado do Céu da Medalha Milagrosa, deve repetir-se três vezes: “Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

RITO de Bênção e Imposição da Santa Medalha da Imaculada Virgem Maria, geralmente chamada “Medalha Milagrosa”

(S.R.C. o dia 19 de Abril de 1895)

  • V. A nossa ajuda está no Nome do Senhor,
  • R. Que fez o Céu e a terra.
  • V. O Senhor esteja convosco.
  • R. E com o vosso espírito.

OREMOS - Deus Todo-Poderoso e misericordioso, que através das aparições da Imaculada Virgem Maria na terra, Vos dignastes obrar continuamente milagres para a salvação das almas, abençoai a esta Medalha simbolica, para que aqueles que meditarem Nela piedosamente e devotamente A usarem possam sentir a Sua protecção e obter a Sua misericórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

O sacerdote, então, asperge a Medalha com água benta, e diz ao colocá-la:

Recebei esta Medalha sagrada, usai-a fielmente e tratai-a com a devida veneração, para que a Santíssima e Imaculada Rainha do Céu vos proteja e defenda, e, sempre renovando os milagres da Sua bondade, obtenha misericordiosamente o que com humildade pedis a Deus, para que possais descansar jubilosamente no Seu abraço maternal por toda a vida e na hora da morte. Amen.

O sacerdote continua:
Senhor, tende misericóridia de nós. Cristo tende misericórdia de nós. Senhor tende misericórdia de nós.

    Pai Nosso que estais no Céu ...

  • V. E não nos deixeis cair em tentação,
  • R. Mas livrai-nos do mal.
  • V. Oh Rainha, concebida sem pecado,
  • R. Rogai por nós.
  • V. Senhor, escutai a minha oração,
  • R. E o meu clamor chegue até Vós.
  • V. O Senhor esteja convosco,
  • R. E com o vosso espírito.

OREMOS - Oh Senhor Jesus Cristo, que Vos dignastes glorificar, por inumeráveis milagres, a Santíssima Virgem Maria, Imaculada desde o primeiro momento da Sua conceição, concedei a todos os que devotamente imploramos a Sua protecção na terra que possam eternamente da Vossa Presença no Céu. Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, pelos séculos e dos séculos.
Amem

Fonte: A Associação de Fátima

Comentários

Postagens mais visitadas