‘AINDA MAIS MISERICÓRDIA É MARIA NO CÉU

A Rainha do Céu é ainda mais misericordiosa no Paraíso; Ela conhece perfeitamente nossas necessidades e clama sem cessar por nossa salvação.

Dirige-lhe São Pedro Damião a pergunta:

Por ventura vos esquecestes de nós, miseráveis, agora que estais exaltada à dignidade de Rainha do céu? Longe de nós tal pensamento!

É incompatível com a grande piedade do vosso coração o olvido de uma tão grande miséria como a nossa. – As honras mudam os costumes, afirma um conhecido adágio. Mas ele não é aplicável a Maria.

Vale dos homens no mundo, que se ensoberbecem e esquecem os antigos amigos pobres, logo que se veem elevados a alguma dignidade.

Assim não procede Maria Santíssima. Justamente, por melhor ajudar os miseráveis é que se rejubila com sua grandeza.

Em vista disso, aplica-lhe Conrado as palavras de Booz a Rute: Filha, bendita sejas do Senhor, que excedeste a tua primeira bondade com esta de agora (Rt. 3, 10).

Por outra queria dizer o autor: Se grande foi a piedade de Maria para com os miseráveis, quando vivia no mundo, muito maior é ela agora no céu.

E a prova está em que agora a Virgem melhor conhece nossas misérias. Sua misericórdia aumentou esse conhecimento, como o demonstram as inumeráveis graças que nos alcança.

Como em esplendor o sol supera à lua, assim a compaixão de Maria, no céu, excede à que tinha durante sua vida na terra.

E quem há que neste mundo não goze da luz do sol? E onde haverá um homem em sobre cuja cabeça não caiam os esplendores da misericórdia de Maria? Assim termina Conrado suas considerações.

É por esta razão que lemos ser Maria “fulgurante como o sol” (Ct. 6, 9). Pois, seguindo Raimundo Jordão, não há quem não sinta o calor desse astro: Ninguém pode esconder-se de seu calor (Sl. 18, 7).

Foi o que Santa Inês revelou a Santa Brígida:

Nossa Rainha, ao lado de seu Filho no céu, não pode se esquecer de sua natural bondade.

Até os pecadores mais ímpios são obsequiados com provas de sua misericórdia. Tal como a terra e outros planetas são iluminados pelo sol, também por intercessão de Maria todos os homens participam da divina misericórdia, desde que a peçam.

Escreve São Bernardo que Maria se faz tudo para todos e lhes abre o seu compassivo coração, para que todos eles recebam: o escravo, o resgate; o enfermo, a saúde; o pecador, o perdão; Deus, a glória.

É o sol e assim ninguém fica sem sentir seu calor. – E quem não amaria essa amabilíssima Rainha? Pergunta São Boaventura.

Ela é mais bela que o sol, mais doce que o mel; é um tesouro de bondade, para todos é amável, com todos afável. Salve, pois, prossegue o inflamado Santo, ó minha Santíssima Senhora e Mãe! Salve, ó meu coração e minha alma! Perdoai-me se vos declaro meu amor. Se de amar-vos não sou digno, muito digna, entretanto, sois vós de meu amor.

Quando se dizem devotamente à Santíssima Virgem estas palavras: “Eia, pois, advogada nossa, a nós volvei esses olhos misericordiosos”, não pode Maria deixar de volver os olhos para quem a invoca. Assim foi revelado a Santa Brígida.

Ó soberana Senhora, exclama São Bernardo, como é grande vossa misericórdia; dela a terra inteira está cheia!

Declara, por isso, São Boaventura que essa Mãe amorosíssima tem o mais vivo desejo de fazer bem a todos; que se julga ofendida não só por quantos a injuriam, como por aqueles que não solicitam seus favores.

Vós mesma nos ensinais, ó Senhora, exclama São Hildeberto, a esperar por graças superiores a nossos merecimentos, já que sem cessar continuais dispensando-nos tais favores.

Fonte: retirado do livro “Glórias de Maria” de Santo Afonso de Ligório.

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas