PAPA CONVIDA PADRES E BISPOS A REJEITAREM AUTORITARISMO

Na sua catequese semanal, nesta quarta-feira, 12, o Papa Francisco continuou a tratar o tema “Igreja” direcionando sua palavra aos bispos, sacerdotes e diáconos pedindo que vivam de modo autêntico e  fecundo o seu ministério. O Papa pediu ainda que os membros do clero rejeitem o autoritarismo e que procurem estar próximo das comunidades, indo em busca de quem está longe da Igreja Católica.

“Um pastor que tenha a consciência de que o seu próprio ministério brota unicamente da misericórdia e do coração de Deus nunca poderá assumir uma atitude autoritária, como se todos estivessem a seus pés e a comunidade fosse sua propriedade, o seu reino pessoal”, declarou, durante a audiência na Praça de São Pedro.

Francisco apresentou uma reflexão a partir das cartas pastorais de São Paulo (século I) sobre os que estão à frente das comunidades católicas, aos quais se pedem qualidades como “acolhimento, sobriedade, paciência, mansidão, fiabilidade, bondade de coração”. Estas qualidades devem ser “a gramática básica de cada bispo”, para que possa dar um testemunho credível, refletiu.

“Isto significa que deve estar sempre viva a consciência de que não se é bispo, sacerdote ou diácono por ser mais inteligente, mais corajoso ou melhor do que os outros, mas apenas pela força de um dom, um dom de amor”, assinalou o Papa.

Neste sentido, a intervenção sublinhou a importância de não se colocar no centrou ou confiar apenas nas próprias forças. “Mau seria se um bispo, um sacerdote ou um diácono pensassem que sabiam tudo, que tinham sempre a resposta certa para todas as coisas, sem necessidade de ninguém”, advertiu.

Francisco pediu uma atitude “nova”, marcada pela “partilha, corresponsabilidade e comunhão”, afirmando que os membros do clero devem saber que “têm sempre algo a aprender, mesmo com os que podem estar ainda longe da fé e da Igreja”.

A saudação final da audiência geral recordou os cerca de 200 doentes que seguiram o encontro a partir da sala Paulo VI, com quem o Papa se encontrou antes de seguir para a Praça de São Pedro.

Fonte: Agência Ecclesia.

Comentários

Postagens mais visitadas