SÃO JOAQUIM, Pai da Virgem Maria - 16 de Agosto
16 de agosto
São Joaquim
Pai da Virgem Maria, esposo de Santa Ana
por Giulia d'Amore
Joaquim – do latim Ioachim, e este do hebraicoJojakim (Yônâkhîr): “Preparação de Javé” – foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, e é venerado como Santo pela Igreja.
De acordo, São Joaquim é identificado com Heli, através da variação do nome: Joaquim - Eliaquim - Eli - Heli.
São Joaquim não é mencionado nos textos canônicos. Sua história é narrada por três evangelhos apócrifos – o Protoevangelho de Tiago, o evangelho do pseudo-Mateus (ou “Liber de ortu beatae Mariae Virginis”) e o “Evangelium de nativitate Mariae”, nos quais se inspiraram Santo Agostinho, o Papa Inocêncio Ie a “Legenda Aurea” de Jacopo da Varagine(ou de Varazze)(*), e também na “Caverna dos Tesouros” (os quinhentos anos, desde o segundo ano de Ciro até o nascimento de Cristo: as genealogias dos israelitas mais tardios), atribuído a Efrém da Síria.
Joaquim e seu irmão gêmeo Jacó eram filhos de Matã e Sebhrath. Sebhrath era filha de Finéias, e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh. Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
De acordo, São Joaquim é identificado com Heli, através da variação do nome: Joaquim - Eliaquim - Eli - Heli.
São Joaquim não é mencionado nos textos canônicos. Sua história é narrada por três evangelhos apócrifos – o Protoevangelho de Tiago, o evangelho do pseudo-Mateus (ou “Liber de ortu beatae Mariae Virginis”) e o “Evangelium de nativitate Mariae”, nos quais se inspiraram Santo Agostinho, o Papa Inocêncio Ie a “Legenda Aurea” de Jacopo da Varagine(ou de Varazze)(*), e também na “Caverna dos Tesouros” (os quinhentos anos, desde o segundo ano de Ciro até o nascimento de Cristo: as genealogias dos israelitas mais tardios), atribuído a Efrém da Síria.
Joaquim e seu irmão gêmeo Jacó eram filhos de Matã e Sebhrath. Sebhrath era filha de Finéias, e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh. Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
São Joaquim, homem virtuoso e muito rico da tribo do Reino de Judá e da estirpe de Davi, casou-se comSanta Ana (Hannâ ou Dînâ) já em idade avançada, e a união não produziu prole, o que causava constrangimentos a Joaquim. Certa vez foi impedido de sacrificar no Templo por tal Ruben por não ter dado filhos a Israel, coisa que no mundo hebraico era vista como sinal de castigo divino por causa de algum pecado. Joaquim, então, se retirou para o deserto, entre pastores, para jejuar e rezar. Enquanto ele estava no deserto, um Anjo do Senhor apareceu a Ana para anunciar-lhe que logo conceberia um filho:“Ana, o Senhor ouviu tua oração: conceberás e darás a luz. Sobre o fruto de teu ventre falará o mundo inteiro”. O mesmo Anjo apareceu contemporaneamente em sonho a Joaquim. Pela manhã, os dois se encontraram na Porta Aurea de Jerusalém e trocaram um casto beijo. Os autores medievais viam nesse casto beijo o momento da Imaculada concepção de Maria.
Segunda a Tradição, Joaquim, Ana e Maria menina moravam em Jerusalém, próximo à Porta dos Leões, na parte nordeste da cidade velha, onde há os restos da piscina de Betesda. Hoje, naquele local há uma igreja construída pelos Cruzados no século XII, dedicada a Sant'Ana e custodiada pelos Padres Brancos(Sociedade dos Missionários da África, fundada em 1868, por Dom Charles Lavigerie, Arcebispo deArgel).
Segundo a Tradição cristã, naquela casa simples de Jerusalém, em um sábado, 8 de setembro do ano 16 a.C., nasceu Miriam, que em hebraico significa “Senhora”, “Soberana”, traduzido para o latim como “Maria”.
São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima ainda tinha doze anos e era aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da Era Cristã, atingindo sua plenitude no século VI. São João Damasceno, ao comentar a Natividade de Maria, fala dos pais de Maria como sendo um "um casal venturoso!".
No Ocidente, o culto de São Joaquim foi autorizado pelo Papa Júlio II por volta do século V, mas Pio Vsuprimiu a festa até que Gregório XV, em 1621, a repristinasse, sendo confirmada definitivamente por Leão XIII, cujo nome de batismo era Joaquim, em 1879, ao estender a festa a toda a Igreja. .
Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois definitivamente transferida para o dia 16 de agosto, para associá-lo ao triunfo da Filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Segunda a Tradição, Joaquim, Ana e Maria menina moravam em Jerusalém, próximo à Porta dos Leões, na parte nordeste da cidade velha, onde há os restos da piscina de Betesda. Hoje, naquele local há uma igreja construída pelos Cruzados no século XII, dedicada a Sant'Ana e custodiada pelos Padres Brancos(Sociedade dos Missionários da África, fundada em 1868, por Dom Charles Lavigerie, Arcebispo deArgel).
Segundo a Tradição cristã, naquela casa simples de Jerusalém, em um sábado, 8 de setembro do ano 16 a.C., nasceu Miriam, que em hebraico significa “Senhora”, “Soberana”, traduzido para o latim como “Maria”.
São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima ainda tinha doze anos e era aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da Era Cristã, atingindo sua plenitude no século VI. São João Damasceno, ao comentar a Natividade de Maria, fala dos pais de Maria como sendo um "um casal venturoso!".
No Ocidente, o culto de São Joaquim foi autorizado pelo Papa Júlio II por volta do século V, mas Pio Vsuprimiu a festa até que Gregório XV, em 1621, a repristinasse, sendo confirmada definitivamente por Leão XIII, cujo nome de batismo era Joaquim, em 1879, ao estender a festa a toda a Igreja. .
Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois definitivamente transferida para o dia 16 de agosto, para associá-lo ao triunfo da Filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
São Joaquim, rogai por nós!
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Notas:
* Jacopo de Varazze foi arcebispo de Gênova (1292-1298) e autor da obra conhecida como "Legenda Áurea" que narra a vida de santos; é um dos mais famosos trabalhos hagiográficos da Idade Média. Jacopo nasceu em Varazze na Ligúria (noroeste da Itália) e tornou-se dominicano em 1244, vindo a ser prior de Como, Bolonha e Asti. Foi o superior para a região da Lombardia de sua Ordem entre 1267 e 1286. Em 1295, conseguiu pacificar os Guelfos e os Gibelinos, em guerra há tempos. Também pacificou Gênova e Veneza, em contenda pelo domínio dos mares e dos temperos indianos. Antes de morrer, determinou que o dinheiro para o funeral fosse dado aos pobres. O culto a Jacopo parece ter começado pouco depois de sua morte, em 1298, e foi ratificado pelo Papa Pío VII, em 1816, que permitiu ao clero de Genova, Savona e toda a Ordem de Santo Domingo, celebrar sua festa como a de um santo.
Notas:
* Jacopo de Varazze foi arcebispo de Gênova (1292-1298) e autor da obra conhecida como "Legenda Áurea" que narra a vida de santos; é um dos mais famosos trabalhos hagiográficos da Idade Média. Jacopo nasceu em Varazze na Ligúria (noroeste da Itália) e tornou-se dominicano em 1244, vindo a ser prior de Como, Bolonha e Asti. Foi o superior para a região da Lombardia de sua Ordem entre 1267 e 1286. Em 1295, conseguiu pacificar os Guelfos e os Gibelinos, em guerra há tempos. Também pacificou Gênova e Veneza, em contenda pelo domínio dos mares e dos temperos indianos. Antes de morrer, determinou que o dinheiro para o funeral fosse dado aos pobres. O culto a Jacopo parece ter começado pouco depois de sua morte, em 1298, e foi ratificado pelo Papa Pío VII, em 1816, que permitiu ao clero de Genova, Savona e toda a Ordem de Santo Domingo, celebrar sua festa como a de um santo.