03 JEITOS SIMPLES DE VIVER A PUREZA

Viver a pureza nos tempos atuais é um grande desafio

A atual sociedade vive uma mudança de valores e ideais que nos coloca em um mundo desestabilizado. O nosso próximo é visto mais como um objeto sexual do que como filho de Deus. O que você diz ao ver uma mulher ou um homem atraente? “Nossa, que filha de Deus!” “Nossa, que filho de Deus!” É mais comum ouvirmos: “Nossa, que gata! Nossa, que gato!”.
É fundamental entender que a luxúria começa com o olhar e depois vai para o pensamento e, por fim, cai no coração. “Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5,28). Portanto, o pecado não começa somente no ato em si, como a fornicação, mas também no olhar malicioso.


Por isso, seguem três dicas para você viver a pureza nos dias de hoje:
1. Purificação no olhar: ao olhar uma mulher ou um homem que chame a sua atenção, não tampe os seus olhos, mas aprenda a vê-la (o) como filha (o) de Deus. O pecado não está em olhar, mas em permanecer olhando a ponto de desejá-la (o). Faça uma breve oração: “Senhor, eis uma obra admirável aos meus olhos! Eu O louvo por tamanha beleza e peço que ela (e) seja santa (o). Amém”.


2. Purificação no pensar: como consequência de olhar sem a decisão de viver a pureza, os pensamentos começam a fantasiar e os desejos conscientes e inconscientes vão tomando conta da pessoa. Por isso, após olhar, procure não ficar pensando naquela “bela imagem” com a qual você se deparou. Rompa os seus pensamentos quando ela ou ele voltar, pense em outras coisas. Caso permaneça pensando, converse com Deus e entregue a Ele a sua luta em ser um autêntico cristão.


3. Purificação no coração: o Catecismo da Igreja Católica vai nos ensinar que “a purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar” § 2532. Ou seja, você precisa romper com a pornografia, com o sexo antes do casamento, com as orgias e tudo que fere a sua pureza. É questão de decisão e luta contra as más tendências e paixões da carne. Reze com o salmista: «Ó Deus, cria em mim um coração puro» (Sl 50[51], 12).
Se você deseja viver a pureza nos dias de hoje, assuma essas três dicas como meta diária para a sua vida. É preciso treinar-se para alcançar essa virtude. “A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permitirá, desde já, ver todas as coisas segundo Ele” (cf. CIC 2531).
Eu quero viver a pureza. E você?


Fonte:
Canção Nova

Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas